5 cuidados com o jardim no verão para deixar a sua casa mais bonita

cuidados com o jardim no verão

No Brasil, a chegada da estação mais quente do ano coincide com dois momentos muito aguardados: a virada do ano e as festividades da época. Em comum, esses acontecimentos motivam decorações típicas, faxinas completas e reformas na casa. Por essa razão, e também por conta do clima, é preciso conhecer os cuidados com o jardim no verão, já que esta é uma parte essencial para o embelezamento do lar e não pode ser deixada de lado na renovação típica do período.

Isso porque o volume de chuvas em muitas partes do país somado às temperaturas mais elevadas exigem atenção com as plantas. A maior incidência de sol e a luminosidade por mais horas no dia são outros fatores que inspiram um tratamento especial. Com as atitudes corretas, você pode ganhar o que de melhor o verão tem a oferecer para o seu jardim e ainda passar o outono e inverno com um espeço ainda mais bonito.

Os cuidados com o jardim no verão

Para garantir que seu jardim cresça, que as cores não se percam e que a vitalidade das plantas não seja prejudicada pelo clima mais quente e o sol mais forte, confira alguns cuidados com o jardim no verão que são essenciais para que a sua casa fique bonita por um longo período.

1 – Adube, plante e replante, mas com atenção

O verão é uma boa estação para a expansão dos rizomas (raízes), especialmente de mudas já formadas que precisam de mais espaço. Por isso, não tenha receio de adubar e replantar. Apenas cuide com dois fatores muito importantes: a adubagem e o monitoramento da umidade do solo.

No que diz respeito à adubagem, ela precisa ser realizada com qualidade, seja com matéria orgânica, seja com fertilizantes industrializados, sempre seguindo as necessidades de cada espécie. E justamente pelo fato de ser propício para a expansão das raízes e desenvolvimento das plantas, elas precisam de bastante nutrientes para crescer, algo que um solo de boa qualidade precisa prover.

Além disso, a umidade precisa ser sempre alta nas primeiras semanas. O alerta, aqui, é para realizar todo esse trabalho em períodos de sol menos forte, como o início da manhã ou à tardinha. O motivo, explicamos a seguir.

2 – Regue bastante, mas nos horários certos e na quantidade adequada

Por conta do sol forte e do calor, as plantas exigem mais água. Assim, a rega precisa ser frequente e generosa. Contudo, a palavra-chave quando falamos em cuidados com o jardim no verão é equilíbrio: sem ele, o seu plantio pode perder vitalidade e ainda sofrer com pragas e fungos.

Então, não deixe o solo seco, mas também não o encharque. Em muitas regiões, o verão é também a estação das chuvas e elas já podem cumprir essa função de rega frequente. E, claro, se precisar fazer o trabalho que a chuva não fez, o melhor horário é no início da manhã e o fim da tarde. Molhar o jardim com o sol forte pode queimar as raízes, mesmo motivo pelo qual o replantio e a adubagem, que falamos anteriormente, precisam respeitar esses horários.

3 – Deixe a poda para depois

Um dos principais cuidados com o jardim no verão é não fazer poda no jardim. Isso porque é nesta época que ocorre a formação e o crescimento dos brotos. Se você passa a tesoura, interrompe esse processo, que é fundamental para deixar o jardim mais vistoso. Considerando essa realidade, a recomendação é que você deixe esse trabalho apenas para quando o outono voltar.

É claro que os galhos mortos devem ser retirados, pois eles prejudicam a distribuição dos nutrientes para as partes saudáveis das plantas. A grama também tem de ser aparada, até porque ela cresce mais na estação. Mas fora isso, dê férias para a tesoura.

4 – Livre-se das pragas e fungos

Por conta do calor, todo tipo de praga se agita. Por isso, entre os cuidados com o jardim no verão, a vigilância para inibir o ataque de lagartas, pulgões, cochonilhas e nematoides é essencial. Essas visitas desagradáveis, normalmente, são consequência da iluminação inadequada, desequilíbrio hídrico, falta de circulação de ar ou mesmo adubagem inadequada.

Mas é possível tratar cada um desses problemas com medidas eficazes e relativamente simples. Aqui no nosso blog, temos artigos que tratam de soluções para cada praga. Porém, em resumo, vale ressaltar que algumas soluções caseiras podem dar conta de resolver a infestação, como a pulverização com água de manjericão, camomila, coentro ou alho.

5 – Equilibre a incidência de sol sobre o jardim

Ao definir as espécies a serem plantadas no jardim já é importante selecionar aquelas que são mais resistentes à incidência constante da luz solar. Mas é verdade que mesmo as que naturalmente têm menos sensibilidade ao calor do dia e à iluminação direta podem sofrer queimaduras ou se comportarem de maneira inesperada devido às características mais extremas da estação.

Por isso, um dos cuidados com o jardim no verão mais necessários é observar como ele está se comportando. Caso você perceba reações adversas, procure criar alguma sombra artificial e, no caso de vasos, desloque-os para locais mais protegidos. Quando a época for mais propícia, considere plantar alguma árvore ou planta que forneça sombra para que esse problema não se repita em outros anos.

Para um jardim bonito, nutrição é tudo

Como mencionamos, os cuidados com o jardim no verão envolvem a adubagem adequada, controle de pragas e outras técnicas de manejo simples, mas muito importantes para que esse espaço na sua casa continue vistoso e florido na florido na estação mais quente e permaneça forte ao longo do ano. Para tanto, conte com os produtos da Bel Agro para ajudá-lo a manter a saúde do seu jardim!

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor. Caso tenha restado alguma dúvida ou se você quiser compartilhar a sua experiência, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Aidê Alves de Sousa

    24 dez 2020
    muito bom ficar por dentro das novidades do campo
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido