Amontoa, poda, desbrota: saiba quais são os principais tratos culturais

tratos culturais

Tratos culturais são todos os processos feitos para que as plantas se desenvolvam melhor. Alguns dos mais conhecidos são a adubação, a rega e o controle de pragas, mas existem vários outros que fazem a diferença para colher frutos mais produtivos e com qualidade. Pensando nisso, nós reunimos neste artigo os principais tratos culturais para você saber como e quando praticá-los na sua casa. Confira!

1 – Adubação das plantas

A aplicação de fertilizantes é um dos tratos culturais mais comuns em hortas e jardins. O objetivo da adubação é enriquecer o solo para que as plantas possam absorver os nutrientes que precisam para se desenvolver com saúde e qualidade. Existem várias formas de adubar e o melhor momento para fazer isso depende de cada espécie, do estágio da planta e das necessidades dela.

2 – Controle das pragas

Este é outro trato cultural muito importante, pois é decisivo para uma boa produção. Para combater as pragas, pode-se usar estratégias naturais, o que chamamos de controle biológico, ou defensivos agrícolas, produtos que agem diretamente contra os invasores. A melhor estratégia varia conforme cada caso e é possível usar o Manejo Integrado de Pragas para obter resultados ainda melhores.

3 – Irrigação do cultivo

A irrigação é mais um processo indispensável para colher bons frutos. Afinal, junto à luz solar e aos nutrientes do solo, a água é fundamental para que as plantas se desenvolvam bem. A frequência da rega depende de cada espécie e das necessidades dela, e a melhor forma de irrigar deve ser avaliada conforme a estrutura do local.

4 – Poda dos galhos e folhas

A poda ou desbaste serve para tirar da planta as partes que não estão saudáveis e podem prejudicar o seu crescimento. Galhos doentes e folhas secas devem ser retirados para que os nutrientes sejam aproveitados apenas pelas partes saudáveis. Além disso, a poda também é utilizada para que o cultivo cresça de forma ordenada e para mudar a estética de espécies em que isso é importante.

5 – Desbrota dos brotos

A desbrota tem um objetivo semelhante ao da poda: trata-se da retirada dos brotos que não são saudáveis para que aqueles que estão com boa saúde possam se desenvolver melhor, tendo uma boa nutrição. Esse trato cultural deve ser feito sempre que brotos doentes forem observados, a fim de que eles não comprometam a produção.

6 – Amontoa do solo

Esse trato cultural consiste em amontoar a terra mais perto dos caules das plantas para formar uma grande camada perto da base. Isso ajuda a promover um desenvolvimento melhor das raízes e dos tubérculos, em espécies como a batata, já que eles ficam menos expostos à luz solar que, em grande quantidade, pode ser prejudicial.

7 – Penteamento das ramas

Em culturas que produzem ramas, como o pepino, a técnica do penteamento é outro trato cultural interessante. Nesse caso, as ramas são afastadas das faixas do terreno, sendo conduzidas, em geral, para a parte de cima da planta. Essa prática facilita processos como as capinas e pulverizações, além de evitar que os frutos apodreçam ou acabem sendo danificados mecanicamente.

8 – Rotação de culturas

Outra técnica eficiente é a rotação de culturas, que já foi assunto aqui do blog. Ela é caracterizada pela alternância de espécies diferentes em uma mesma área de forma planejada, ordenada e regular. Esse método pode trazer diversos benefícios, como maior produtividade e qualidade dos frutos, melhorias no solo e diversidade na produção.

9 – Escoramento dos pés

O escoramento é fundamental em culturas como a banana, em que o peso do cacho ou as condições climáticas podem fazer com que o pé tombe, prejudicando a colheita. Ele pode ser feito utilizando varas de bambu para escorar e fitas de polipropileno específicas para essa finalidade. Com isso, as perdas causadas pelo vento ou pelo peso do fruto são muito menores.

10 – Polinização manual

A polinização é uma tarefa das abelhas, mas para que algumas espécies produzam ainda melhor, ela também pode ser feita manualmente pelos produtores. Nesta técnica, retira-se o pólen de uma flor e transfere-o para outra com os dedos ou com dedeiras específicas para a prática. O método é utilizado principalmente nos maracujazeiros.

A importância dos tratos culturais

Como vimos, todos esses tratos culturais têm o objetivo de fazer com que a planta se desenvolva de maneira mais saudável e eficiente. É claro que há espécies que não necessitam de todos eles, mas conhecê-los é importante para saber que há alternativas para transformar a sua horta ou jardim em um espaço ainda mais produtivo.

Ficou com alguma dúvida sobre os tratos culturais ou tem alguma experiência para compartilhar? Deixe seu comentário aqui embaixo e enriqueça a nossa conversa!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Davi

    24 ago 2020
    Mt bom estao de parabéns
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido