Conheça técnicas eficazes para acabar com caracóis e lesmas no jardim

caracóis e lesmas no jardim

Caracóis e lesmas no jardim não são uma presença meramente indesejada, algo que não deveria estar lá por atrapalhar a estética do espaço. Se você leu em algum lugar que esses moluscos fazem bem para as plantas, precisamos avisar que isso não é mentira. Mas, claro, é uma afirmação cheia de poréns. Neste artigo, vamos esclarecer tudo para você saber lidar com esses animais.

O fato é que caracóis e lesmas são, sim, pragas. Por isso, a população desses animais precisa ser controlada da melhor maneira possível, ainda que eliminá-los 100% não seja algo tão fácil. É que, por serem hermafroditas (ou seja, têm aparelhos reprodutores masculinos e femininos), podem se reproduzir com muita facilidade. Apenas um indivíduo consegue colocar cerca de 400 ovos por ano!

Assim, o trabalho deve ser focado em reduzir ao máximo a presença desses intrusos no seu jardim. Seguindo os passos que vamos apresentar a seguir, com certeza você terá sucesso nesse desafio. E os animais que sobrarem aqui e ali, por não estarem em uma quantidade muito expressiva, não vão causar um dano muito grande, não. E também explicaremos por quê! Siga lendo!

Diferença entre caracóis, caramujos e lesmas 

Do ponto de vista das características físicas, caramujos e caracóis têm conchas bem desenvolvidas nas costas. As lesmas, por sua vez, quando têm conchas, são muito pequenas. Entre caramujos e caracóis, a diferença é que os primeiros possuem hábitos marinhos, enquanto os outros preferem o ambiente terrestre ou aquático de água doce. Já as lesmas são, na maior parte das vezes, terrestres.

Uma atenção especial deve ser dispensada ao caramujo-gigante-africano (que, na verdade, é um caracol). Endêmico no Brasil, ele quase não possui predadores naturais, o que faz com que se prolifere com ainda mais facilidade que outras espécies. Além disso, é vetor de vermes agressivos que causam diversas doenças graves nos seres humanos.

Para diferenciar esta espécie das demais, basta observar a concha: ela é escura com manchas claras, alongada e cônica, com borda cortante. De todo modo, seja qual for a espécie, um cuidado básico é jamais deixar que sua pele entre em contato direto com esses animais. Vamos falar disso mais adiante!

Como tratar a presença de caracóis e lesmas no jardim

Reconhecer caracóis e lesmas é importante para você entender exatamente qual cuidado é necessário para cada espécie. Como já comentamos, não é regra que eles só fazem mal para o jardim, mas é fato que eles podem transmitir doenças. Então, sabendo reconhecê-los, é hora de impedir que eles se tornem uma praga. Veja como!

1 – Mantenha o jardim sempre limpo

Caracóis e lesmas no jardim gostam de se abrigar e pôr seus ovos debaixo de telhas, tijolos, pedras, madeiras e vasos. Portanto, é bom eliminar tudo o que possa servir de criadouro. Elimine galhos, folhas e o que for possível tirar. No caso dos pratos dos vasos, se houver, uma dica é colocá-los emborcados, de modo que prendam os moluscos e você possa capturá-los depois.

E por falar em captura, catar os caracóis e lesmas no jardim faz parte da limpeza e é a melhor maneira de reduzir a população desses moluscos sem prejudicar o solo ou pôr em risco animais que frequentam esse espaço (como os de estimação) e os próprios seres humanos. Importante ressaltar, porém, que essa catação precisa ocorrer com suporte de um saco plástico ou luvas de borracha para que não haja contato direto com a pele.

 2 – Espalhe bicarbonato de sódio ou canela

Espalhar qualquer um desses itens ao redor do jardim, das plantas ou dos vasos é interessante porque repele a entrada dos moluscos. Cuide apenas com o uso do sal: embora caracóis e lesmas não gostem dessa substância, ela prejudica a qualidade do solo.

3 – Monte armadilhas pelo jardim

Cortar pedaços de chuchu e colocá-los estrategicamente ao redor do jardim é eficiente para atrair os animais. Outra isca certeira é encharcar panos com cerveja e espalhá-los no início da noite pelo espaço. Em ambos os casos, os moluscos serão atraídos por essas armadilhas e você vai poder facilmente capturar todos concentrados ali.

4 – Jogue cascas de ovo, cinzas e café na terra

Espalhar cascas de ovo ao redor das plantas impede que caracóis e lesmas no jardim cheguem até elas. Isso porque as cascas cortam a pele sensível dos moluscos, que têm contato direto com o solo para se locomover. Pode-se usar, também, cinzas ― aquelas do churrasco de fim de semana mesmo. Em contato com a pele dos bichos, essa armadilha os desidrata, sem prejudicar o substrato.

Outro item eficaz é a borra de café, cujo aroma é um repelente natural a esses animais. De brinde, você ganha elementos muito úteis ao desenvolvimento das plantas conforme eles se decompõem.

5 – Cuide do solo

O correto dimensionamento do volume de água para hidratação do solo e das plantas é muito importante. Caracóis e lesmas no jardim podem sinalizar excesso de umidade no local. Portanto, é bom regular com cuidado para que o estresse hídrico não prejudique as plantas, nem mesmo seja motivo de infestação de pragas no local.

Por que controlar os moluscos do jardim

Caracóis e lesmas no jardim causam prejuízos estéticos relevantes. No caso de uma infestação, há risco de enfraquecimento das plantas e até destruição delas. No caso de espécies vetoras de doenças, elas podem representar riscos à saúde. E há também o fator incômodo, já que nem sempre é agradável ter que lidar com uma quantidade exagerada desses bichos em meio às flores.

Mas apesar do incômodo, também não é interessante empenhar um esforço muito grande em exterminar completamente os moluscos do jardim. Acontece que eles são úteis para a manutenção do equilíbrio nutricional do solo. Na falta de caracóis e lesmas, os predadores naturais irão atacar as minhocas da terra. E com menos minhocas, o solo fica empobrecido.

E já que estamos falando em nutrição do solo, não esqueça de que esse cuidado é essencial para um jardim bonito! De pouco vale se preocupar com as pragas sem a compreensão que elas são, na verdade, consequência da falta ou excesso de determinados nutrientes. Assim, sempre é bom ter em dia esse aspecto!

Esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecedor. Caso você tenha ficado com alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco ou deixar a sua mensagem no espaço abaixo. Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais! Aqui abaixo há os ícones de cada rede para você fazer o seu post.

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido