Como cuidar da grama: tudo o que você precisa saber para manter o seu jardim bonito

como cuidar da grama

Existe uma expressão que diz que o gramado do vizinho é sempre mais verde, não é? Pois, contrariando esse ditado famoso, nós dizemos que uma grama verdinha e saudável depende mesmo é dos cuidados que temos com ela, independentemente de quem seja o seu dono! E para que você saiba como cuidar da grama aí do seu jardim para que ela fique sempre verde, nós elencamos algumas dicas valiosas neste artigo.

Quatro fatores importantes sobre como cuidar da grama

Grama amarelada, com plantas daninhas ou desnivelada: quem tem um gramado em casa sabe que cuidar dele não é tarefa fácil e que problemas como esses acabam sendo muito comuns. Mas a boa notícia é que ao saber como cuidar da grama do seu jardim você vai evitar e solucionar tudo isso com muito mais facilidade!

E para que isso aconteça, é importante que você saiba sobre quatro fatores essenciais para a saúde do seu gramado: o corte, a irrigação, a fertilização e o combate a pragas. Quando esses processos são feitos corretamente, é muito mais fácil manter a sua grama sempre verdinha para embelezar o seu jardim, praticar algum esporte, fazer um piquenique e muito mais! Veja só:

1 – Como aparar o gramado

Aparar corretamente o gramado é indispensável para que ele fique sempre bonito e saudável. O primeiro passo é assegurar que as lâminas de corte do seu aparador estejam sempre bem afiadas para que o corte seja eficaz e a grama não fique com o aspecto feio que ocorre quando as lâminas estão cegas.

Se você acabou de plantar a grama, o primeiro corte deve ser feito apenas quando ela já estiver enraizada, já que isso estimula o crescimento horizontal da planta, fazendo com que ela cubra todo o terreno de forma mais rápida e eficiente.

Caso você já tenha gramado no seu jardim, corte-o sempre que a altura da planta estiver entre 5 e 7 centímetros. O ideal é sempre varrer o gramado após aparar e retirar a camada de grama cortada, pois ela pode comprometer o arejamento do solo e causar doenças. Essa camada pode ser utilizada como cobertura morta na sua horta ou no seu jardim.

Procure variar o sentido do corte para evitar a compactação do solo. Por exemplo, se você aparou no sentido norte-sul na primeira vez, procure aparar o gramado no sentido leste-oeste na próxima vez. Nos meses mais quentes, uma boa dica é deixar o gramado um pouco mais alto, pois isso facilita a retenção da umidade, mas lembre-se de não exagerar para manter a beleza do seu jardim!

2 – Como irrigar o gramado

Outro cuidado importante é a irrigação do gramado, que deve ser feita na medida certa para que as plantas estejam sempre bem hidratadas. Para irrigar a grama, você pode usar regadores, caso a área seja pequena, ou utilizar aspersores que podem ser fixados no solo ou mesmo se deslocar pelo terreno durante a irrigação, caso o espaço seja grande.

O ideal é irrigar o gramado no início da manhã, quando a água não evapora com tanta rapidez como durante o dia e há tempo suficiente para que as folhas sequem antes do anoitecer. Isso é importante porque, quando a água fica sobre o gramado durante a noite, cria-se um grande risco de infestação por fungos causada pela umidade.

Em relação à frequência da irrigação, o recomendado é que o gramado seja irrigado duas vezes por semana quando não houver chuva. Já se houver chuva em quantidade adequada, não há necessidade de irrigar, pois o excesso de umidade pode causar doenças. O indicado é que o volume de água em cada irrigação seja entre 10 e 15 milímetros — para ter mais segurança sobre essa medida você pode utilizar um pluviômetro.

3 – Como adubar a grama

Como em qualquer cultura, a fertilização do gramado é fundamental! O ideal é que ela seja feita, pelo menos, três vezes por ano, de preferência durante as estações mais quentes. Os fertilizantes mais indicados para a grama são os que contêm uma quantidade equilibrada de NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), como o Belgen Gramados 17-17-13, produzido pela Bel Agro.

Porém, é sempre importante analisar as características do terreno e consultar um profissional especializado em como cuidar da grama para saber se a área não necessita de uma quantidade maior de outros nutrientes ou se o solo precisa de outras correções.

É fundamental que o fertilizante seja espalhado de forma homogênea, a fim de evitar manchas que possam prejudicar a estética do jardim. Também é essencial fazer uma boa irrigação após a adubação para impedir que o gramado fique queimado e facilitar a absorção dos nutrientes.

4 – Como combater as pragas no gramado

A ocorrência de doenças e pragas está muito ligada aos cuidados com o gramado. Seguindo as dicas deste artigo, é bem provável que você não se incomode com esse tipo de problema, mas é sempre bom ter atenção aos sinais de doenças, como as folhas amareladas e o surgimento de ervas daninhas. Caso você note esses sintomas, procure um profissional especializado em como cuidar da grama para que ele identifique a causa do problema e possa indicar o melhor produto para combatê-lo!

E então, gostou das nossas recomendações? Como vimos, não há segredo para manter o seu gramado sempre verdinho ― quem sabe até mais do que o do vizinho! É só fazer a manutenção correta e ter atenção aos sinais de problema. E vale lembrar que a Bel Agro tem fertilizantes, herbicidas, inseticidas e fungicidas próprios para a jardinagem amadora para ajudar você nessa tarefa. Acesse o nosso site e conheça toda a nossa linha de produtos!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido