Adubo orgânico: conheça os principais tipos e como utilizá-los

adubo orgânico

O adubo orgânico é um insumo muito utilizado na agricultura, principalmente por quem prefere usar apenas produtos naturais em sua horta, como ocorre na produção de alimentos orgânicos. Mas você sabia que existem vários tipos desse fertilizante? Neste artigo, nós vamos falar sobre os principais e ainda abordar alguns cuidados importantes ao utilizá-los. Confira!

Os principais tipos de adubo orgânico

Para fazer adubo orgânico, você precisa de uma fonte de matéria orgânica, ou seja, de produtos cuja decomposição vai formar uma mistura rica em nutrientes, ideal para fertilizar o solo. Existem várias opções de matérias orgânicas que podem ser utilizadas para o preparo desse tipo de adubo. Veja as principais:

Esterco de animais herbívoros: também chamado de estrume, o esterco de gado, ovelhas, cavalos e outros animais herbívoros é uma das matérias mais usadas para o preparo do adubo orgânico. Para fazê-lo, é preciso curtir os dejetos dos animais, juntando o material no chão e revirando-o a cada três dias, tendo cuidado para que o monte não fique muito úmido. Em cerca de um mês, o material estará pronto para ser usado na horta.

Compostagem: essa técnica é ideal para quem mora em apartamentos ou em terrenos pequenos, já que usa os restos de alimentos e materiais como grama e folhas secas para a produção de adubo. Nesse caso, é preciso utilizar as composteiras, caixas escuras que favorecem a decomposição dos materiais. A primeira caixa deve ser forrada com folhas e receber resíduos diariamente, que, por sua vez, precisam ser cobertos com folhas também. Na segunda, deve haver húmus e minhocas que ajudam no processo. Por fim, a última caixa é a que recebe o fertilizante líquido.

Minhocas: o húmus de minhoca é outra excelente opção de adubo, já que esses animais são capazes de formar um solo rico em nutrientes. Para produzir o fertilizante, é necessário fazer um viveiro com três partes, em que a primeira mistura as minhocas à terra e aos restos de alimentos e plantas, a segunda represa os compostos depositados pelas minhocas e a terceira armazena o chorume, que é o adubo líquido que escorre das outras duas caixas.

Grama: depois de cortar o gramado, você pode utilizar a grama cortada como cobertura morta para a sua horta ou jardim. É um tipo de adubo orgânico que não só é fonte de nutrientes importantes, como o nitrogênio, como também mantém a umidade do solo, diminuindo a necessidade de rega, e protege as plantas das baixas temperaturas, fungos, insetos e plantas daninhas. Para utilizar, basta distribuir a grama recém-cortada pelo canteiro.

Esses são os quatro principais tipos de adubo orgânico utilizados em hortas e jardins. Porém, existem outras opções, como os fertilizantes feitos com casca de ovo, borra de café, peixes, crustáceos, cinzas de madeira, entre outras matérias orgânicas. Ao escolher o melhor, verifique a disponibilidade dos produtos na sua região e a manutenção que cada um exige no dia a dia.

Os cuidados na utilização do adubo orgânico

Por serem produzidos com matérias orgânicas diferentes, os adubos também exigem alguns cuidados distintos, que podem demandar mais ou menos atenção. O adubo orgânico feito com folhas e grama, por exemplo, não requer muita manutenção: basta cortar o gramado, juntar os resíduos e jogá-los de forma homogênea na horta ou no jardim.

Já a compostagem e o húmus de minhoca requerem atenção diária, mesmo que pequena. Afinal, é preciso abastecer a composteira e o minhocário com resíduos todos os dias para que a compostagem funcione corretamente. Além disso, é preciso sempre observar se há mau cheiro, larvas, insetos ou outros problemas nos locais.

O mesmo vale para o adubo feito com esterco de animais, que também pode juntar insetos e larvas, principalmente se estiver muito úmido. Nesse caso, é preciso manter uma baixa umidade apenas para que a decomposição seja eficiente. Também é fundamental curtir bem o esterco, já que quando está em seu estado natural esse material pode acabar queimando as plantas.

Utilize o adubo orgânico e ganhe qualidade na sua horta

Como vimos, não faltam opções de adubo orgânico para você usar na horta. E o melhor é que você pode produzi-las em casa, o que é bom para a sua horta e ainda serve para utilizar materiais que normalmente seriam descartados para algo útil e proveitoso.

Porém, caso você não tenha tempo ou espaço para produzir adubo orgânico, saiba que você ainda pode utilizá-lo comprando-o pronto. Aqui na Bel Agro, por exemplo, nós oferecemos uma ampla linha de fertilizantes para a sua produção. Acesse o nosso site e confira!

E se você tem alguma dúvida sobre como fazer ou utilizar o adubo orgânico, deixe seu comentário aqui embaixo para conversamos! Nossa equipe está à disposição para ajudar.

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Mary

    27 abr 2021
    Olá. Tenho um minhocário e faço a compostagem dos resíduos orgânicos. Uso esse composto para adubar minhas plantas em vasos - ornamentais e ervas aromáticas. Qual a quantidade de adubo usar por volume de vaso e de quanto em quanto tempo? Agradeço.
    Responder
  • Bernardo Shinohara

    5 out 2020
    Qual é a quantidade de adubo orgânico (em m3) e de fertilizante químico necessários para um jardim de 60 a 70 m2?
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Bernardo! De adubo orgânico é necessário 1kg/m². Já de adubo químico é preciso de 30 a 50 g/m². Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos à disposição!
      Responder
  • Gerusa

    4 out 2020
    Olá! Tenho um pé de limão rosa de quatro anos..ate hj não deu limao... plantado da semente do fruto em um vaso de 100 litros (não e enxerto) que tipo de adubo ou terilizante posso colocar..tenho também pé de ameixa( nespera) plantada tbm da semente do fruto
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Oi, Gerusa! Utilize a formulação NPK 04.14.08. Além disso, faça uso do cálcio e do boro, pois eles vão ajudar bastante nessa questão. Só é preciso ficar atento às recomendações da bula dos produtos para fazer as dosagens corretas.
      Responder
  • Robson Roberto da Silva

    7 set 2020
    Bom dia! Gostaria de saber se eu jogar restos de frutas, legumes e hortaliças direto na plantação, sem fazer a compostagem se me causará algum dano.
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Oi, Robson! Dano nutricional, não. Porém, demoraria mais tempo para que as plantas demonstrassem os benefícios desta forma de adubação.
      Responder
  • Robson Roberto da Silva

    7 set 2020
    Bom dia!! Tenho uma pequena horta em meu quintal: Gostaria de saber se posso jogar restos de frutas e legumes direto no solo da plantação.
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Robson! O ideal é fazer uma compostagem para que as plantas aproveitem melhor os nutrientes. Temos outro artigo aqui no blog sobre compostagem que pode ajudar você: https://blog.belagro.com.br/como-fazer-compostagem/
      Responder
  • Suzana

    26 ago 2020
    Oi estou juntando cascas de frutas e legumes e colocando num tambor com terra preta, funciona como adubo?
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Suzana! Esta é uma ótima pergunta! Para ajudá-la, indicamos um outro artigo que temos aqui no blog, específico sobre compostagem: https://blog.belagro.com.br/como-fazer-compostagem/ ;)
      Responder
  • Jorge Esteves

    23 ago 2020
    Tenho pequena plantação de verduras no meu quintal (pequeno) mas da pro gasto. Gostei de mais da dicas acima. Parabéns pela clareza das informações. Obrigado
    Responder
  • Renata Soares

    22 ago 2020
    De quando em quando tempo devo utilizar cada adubo? Eu pesquiso masó acho como fazer, nunca como usar corretamente, á não ser o bio fertilizante, mais ainda assim é contraditório, em alguns lugares falam 15 em 15 dias, eoutros uma vez por semana, com esterco também é assim, em uns lugares dizem pra repor de 6 em 6 meses, e outras 1 vez por ano, ai confunde meu juízo ??‍♀️??‍♀️?
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Renata! Depende muito da cultura. Pode nos passar? Assim, conseguimos orientá-la melhor. Ficamos no aguardo.
      Responder
  • Joseane Alves da Silva

    17 ago 2020
    Como usar corretamente húmus e esterco de animais nas plantas? E também posso usar só com húmus ou esterco pra plantar? Boa tarde
    Responder
    • Bel Agro

      13 out 2020
      Oi, Joseana! O húmus e o esterco, quando comprados em casas especializadas, já vêm prontos para o uso, então, é só optar por um ou outro. Mas um alerta: é preciso ter cuidado com esterco de origem desconhecida, pois ele pode não estar curtido o suficiente e queimar suas plantas.
      Responder
  • Izilda

    6 ago 2020
    Posso ter uma composteira sem precisar usar minhocas?
    Responder
    • Bel Agro

      13 out 2020
      Olá, Izilda! Excelente pergunta! Pode sim. No site da Embrapa tem um material muito bacana para ajudá-la a fazer compostagem sem utilizar minhocas: http://colla.bo/rJC9I
      Responder
  • France Batista

    6 jun 2020
    Olá! Boa noite! Tenho plantas como: Hibisco, Jasmim, pé de café e Dipladênia. Sobre a Dipladênia o horto que me vendeu falou que eu poderia adubar orgânico com inorgânico. Mas em relação às outras (acima) posso proceder da mesma forma? Desse já agradeço!
    Responder
    • Bel Agro

      11 ago 2020
      Oi, France. Sem problemas, pode adubar da mesma forma. Só é necessário ter cuidado na dosagem da adubação inorgânica. Permanecemos à disposição ;)
      Responder
  • Esmeralda

    19 fev 2020
    Parabéns pelo artigo,adorei!
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido