Saiba o que são nematoides e como exterminá-los da sua lavoura

Entre as muitas pragas presentes nas lavouras, os nematoides estão entre as mais comuns. Tratam-se de vermes microscópicos capazes de prejudicar as raízes e interferir no crescimento e na produtividade da plantação. Por afetarem o vigor das plantas e causarem a clorose das folhas, muitos produtores os confundem com deficiências nutricionais ou estresse hídrico, por isso é preciso investigar.

É comum que, pela experiência e conhecimento do manejo da terra, conclusões assim ocorram a partir de impressões superficiais, o que acaba levando a uma resolução pontual do problema. Entretanto, o perigo de não tratar dos nematoides da maneira correta é a contaminação de toda a lavoura!

A verdade é que esses vermes têm dificuldades de se locomover em grandes espaços de terra. Mas o descuido com o manejo do solo e, especialmente, com as máquinas utilizadas na produção podem espalhar essa praga. Logo, identificá-la e tratar o problema o quanto antes é o meio mais eficaz de evitar prejuízos maiores, já que a erradicação total do verme é muito difícil.

Os principais tipos de nematoides

São diversos gêneros de nematoides que existem nos cultivos agrícolas. Contudo, no Brasil, três tipos predominam: os nematoides de galha (Meloidogyne incognita e M. javanica), o nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) e o nematoide de cisto (Heterodera glycines). Vamos explicar as características de cada um deles a seguir. Confira!

Nematoide de galha

Em geral são mais difíceis de detectar porque as alterações ocorrem principalmente na raiz. Com a ação desse nematoide, ocorrem nódulos e tumores nas raízes, prejudicando a absorção de água e nutrientes e afetando o crescimento das plantas. Esse tipo infecta uma grande variedade de famílias botânicas e se destaca pela ampla distribuição e sobrevivência.

Nematoide das lesões radiculares

Esse nematoide causa lesões nas raízes capazes de deixá-las desprotegidas às ações de bactérias e fungos que provocam necroses e podridões. Outros sintomas são nanismo, enfezamento e murchamento das folhas. As massas de raiz também podem ser reduzidas. 

Nematoide de cisto

Trata-se de um nematoide exclusivo da soja que pode provocar perdas de até 100% do plantio. Por conta dele, as raízes podem ficar raquíticas, diminuindo nódulos de fixação do nitrogênio e deixando as plantas mais vulneráveis à infecção de outros patógenos do solo.

Como erradicar os nematoides na plantação

Erradicar é uma tarefa bastante difícil, mas há boas chances de dificultar a circulação desses vermes e reduzir os estragos causados por ele. Para tanto, é importante saber que os nematoides chegam à sua lavoura, basicamente, de três formas: por meio de mudas produzidas em substratos ou solos contaminados, por água de irrigação e por meio de máquinas ou equipamentos sujos com solo infectado.

Com essa informação, algumas iniciativas já podem ser tomadas, como a limpeza contínua dos reservatórios de água, dos canais de irrigação e das máquinas e implementos agrícolas, principalmente os utilizados em áreas contaminadas. 

O uso de mudas produzidas em substratos esterilizados é fundamental e até o controle de acesso de pessoas e animais em áreas infestadas é um cuidado adequado, para que eles não levem os nematoides para terras sadias.

Contudo, o ponto central dessa discussão é: como saber que o que está causando essas deficiências na lavoura são nematoides? E qual é o tipo de verme que está parasitando a plantação? Responder a essas perguntas depende de uma única atitude: testar o solo. 

Essa análise precisa ser feita na fase do pré-plantio para que as sementes não sejam espalhadas em terra já contaminada. É preciso coletar pequenas amostras de solo (em torno de 200g) também compostas de algumas raízes. O ideal é ter de 15 a 20 amostras por hectare, extraídas em uma profundidade de 20 a 30 centímetros ao redor das plantas em zigue-zague (ou seja, não retirar amostras de plantas enfileiradas).

Esse material precisa ser analisado o quanto antes para evitar resultados equivocados. Por isso, o indicado é que esse trabalho seja feito em até duas semanas. Até lá, é preciso ter o cuidado de não deixar as amostras expostas ao sol, nem colocá-las no congelador. O correto é armazená-las na geladeira, em temperatura de aproximadamente 10⁰C. 

Como tratar o solo após descobrir os parasitas

Já falamos sobre algumas ações capazes de evitar contaminações e a propagação dos nematoides pela lavoura. Porém, depois de descobrir que eles, de fato, estão presentes no solo, algumas ações são indispensáveis para diminuir o prejuízo e proteger a plantação.

A primeira dica é remover as raízes infectadas após a colheita, amontoá-las para que sequem e, em seguida, queimá-las em local adequado. Dessa maneira, diminui-se o nível populacional de nematoides, protegendo o próximo plantio.

Este próximo plantio, aliás, precisa ser muito bem planejado. Antes de iniciá-lo, é prudente expor as camadas mais profundas do solo à radiação solar nas horas mais quentes do dia, pois os nematoides são sensíveis a temperaturas extremas. Depois, pode-se começar a preparação da lavoura seguinte.

Como a terra estava infestada desses vermes, o interessante é escolher plantas capazes de dificultar a proliferação ou mesmo de impedir o desenvolvimento dessa praga. Então, fazer a rotação de culturas é primordial. 

Entre as opções, as plantações de amendoim, braquiárias, crotalária e mamona são excelentes para provocar uma escassez de alimentos de nematoides do tipo de galha. Já para o cisto da soja, culturas como arroz, algodão, sorgo, milho e girassol podem ser eficazes.

Com esse mesmo objetivo, o plantio de plantas antagonistas também pode ser considerado. Elas são capazes de impedir o desenvolvimento de alguns nematoides por meio da liberação de substâncias tóxicas a eles. Entre elas, destacam-se as crotalárias, o cravo-de-defunto e as mucunas.

Por fim, o controle químico e físico do solo deve ser sempre mantido em dia para permitir as melhores condições de atividade microbiana, bem como a permanência de inimigos naturais dos nematoides no solo. E para fazer esse cuidado e manter o ambiente de plantio saudável, você pode contar com a Bel Agro

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor. Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco ou deixar o seu comentário no espaço abaixo!

 

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido