Saiba o que é cochonilha e como eliminá-la do seu jardim

A cochonilha é uma das pragas mais prejudiciais às plantas que você tem na sua casa, seja no jardim, seja em vasos internos. Trata-se de um inseto que não mede mais que 3,5 milímetros, suga a seiva e os nutrientes e, além de parasita, secreta uma cera adocicada que facilita o ataque de fungos, diminui a capacidade fotossintética da planta e atrai formigas doceiras.

A coloração dela varia bastante e pode ser marrom, verde ou preta, o que costuma dificultar a identificação dessa praga. Às vezes, o bicho aparece com um tom avermelhado ou branco, o que acaba facilitando, porque você pode avistá-lo como algo parecido com bolinhas de algodão na folha. Quando for assim, vale olhar mais de perto e analisar como está o estado de saúde da planta.

Em geral, a ação da cochonilha dá, inicialmente, um tom lustroso às folhas, como se elas estivessem enceradas, por causa daquele líquido que ela libera e que falamos antes. Depois, a planta começa a perder vigor, a começar pelas folhas, que ficam quebradiças e sem vida, com feridas enegrecidas e partes secas.

Como tratar uma planta infestada de cochonilha

A boa notícia é que tratar de qualquer plantação alvo de cochonilhas não é difícil, nem caro. Com algumas receitas caseiras é possível eliminar essa praga facilmente. Na sequência, basta cuidar da base nutricional da sua planta ou do seu jardim e usar algumas técnicas simples para proteger a sua plantação dessa e de outras pragas.

Um método bem interessante para matar as cochonilhas é usar uma calda de fumo, pois este ingrediente é um poderoso antifúngico e bactericida, capaz de cicatrizar as feridas causadas por esse inseto e eliminar outras infecções secundárias. No entanto, é preciso fazer um preparo para aplicar esse remédio, caso contrário, o efeito esperado pode não acontecer.

A receita é prática: basta acrescentar 100 gramas de fumo de corda cortados em pedacinhos em meio litro de álcool e meio litro de água. Essa mistura deve curtir por aproximadamente 15 minutos. Depois, corte 100 gramas de sabão em pedra neutro e dissolva em 10 litros de água. Misture um pouco dessa água de sabão na calda de fumo de corda e pronto! É só borrifar no jardim ou na planta infestada.

Com esse método, o líquido preparado vai matar as cochonilhas por asfixia, já que ele cria uma película protetora sobre elas que impede a respiração do inseto. O melhor é que essa mistura não prejudica a planta, nem é tóxica para quem aplica. 

A água com sabão, aliás, pode ser usada sozinha em caso de infestações menos graves de cochonilha. Nos dois casos, a pulverização deve acontecer no início da manhã ou no finalzinho da tarde, quando o sol não está muito forte. Caso contrário, pode ser prejudicial para o seu cultivo.

Outra receita boa é uma calda com a erva-de-santa-maria. Com 200 gramas dessa erva amolecidas em 1 litro d’água fria durante seis horas, você tem um substrato poderoso contra a cochonilha. Após esse tempo, aperte bem as folhas para extrair o suco e dilua o extrato em 5 litros de água limpa, pulverizando em seguida nas partes atacadas.

Se a praga estiver acontecendo em uma região muito pequena da planta ― como na pontinha de uma folha ―, você pode tentar uma ideia ainda mais simples, que é limpar a área com um cotonete embebido em vinagre ou álcool etílico. Caso a quantidade de cochonilhas for intermediária, é recomendado fazer a limpeza com uma esponja ou escova seca e depois borrifar água com sabão.

Porém, vale um alerta: como a cochonilha é muito pequena e pode se esconder em lugares inacessíveis das plantas, é fundamental não se limitar à limpeza das regiões afetadas. Aplicar pelo menos o borrifo de água com sabão vale a pena e não custa muito. Em todo caso, tanto este tratamento quanto o da calda de fumo ou o da calda de Santa Maria precisam ser feitos uma vez por semana até a infestação acabar, sempre sob sol ameno.

Como cuidar da planta e do jardim depois da limpeza

Depois de semanas borrifando algumas dessas soluções que indicamos e após perceber uma boa melhora na condição do seu jardim ou das suas plantas ornamentais, é hora de pensar em algum escudo protetor contra uma nova infestação, não é mesmo?

Comece, então, podando as partes danificadas e remova tudo do jardim. Se for possível, queime esses resíduos em local adequado. Se isso não for viável, ponha em um saco plástico e mande para o lixo para evitar uma infestação em sua casa ou em qualquer outro lugar. 

Para fazer um curativo nas áreas podadas e evitar que a planta sofra com ataque de outros fungos ou vírus, aplique canela nas partes cortadas, pois ela ajuda a cicatrizar e ainda espanta as formigas. Ao redor do canteiro, faça um cerco de alho, plantando os dentes de uma cabeça de alho em volta das plantas.

Em seguida, cuide com as condições nutricionais da sua planta e do seu jardim. A deficiência de algum elemento torna o seu canteiro suscetível ao ataque de pragas. Portanto, verifique constantemente o solo (ele não pode estar adubado nem de mais, nem de menos) e a quantidade de água que as plantas recebem (evite excessos ou déficit hídrico). Também observe as condições de exposição à luz. 

Lembre-se que luz e água são necessidades que diferem de uma planta para outra. Assim, é indicado estar a par das necessidades de tudo o que você cultiva para dar a cada planta os elementos corretos em quantidade adequada. Além disso, tenha o cuidado de monitorar ao menos semanalmente seu jardim e as plantas que você cultiva para descobrir qualquer problema precocemente.

Por fim, cuide para que percevejos, joaninhas, moscas e até formigas estejam por perto do seu jardim. A aplicação de inseticidas pode afastar esses predadores naturais da cochonilha, além de danificar as suas plantas. No caso das formigas, apenas as graúdas e as cortadeiras oferecem perigo. As demais podem ser benéficas à sua plantação.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para que você consiga cuidar ainda melhor do seu jardim. Caso tenha ficado alguma dúvida, é só deixar o seu comentário aqui embaixo e continuar acompanhando o nosso blog. Nós sempre postamos dicas valiosas para ajudar no trato com as suas plantas!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Crlia

    18 mar 2022
    Muito bom e esclarecedor, queria saber sobre solo arenoso, mora no litoral do RS, faço compostagem, mas prevalece areia, como enriquecer para novo plantou? Obrigada
    Responder
  • Tania

    17 jan 2022
    Muito bom os esclarecimentos.
    Responder
  • Lory

    5 jan 2022
    Excelentes dicas. Obrigada! https://iloveflores.com/
    Responder
  • Rose

    25 dez 2021
    Olá, boa tarde. Tenho um Ficus que ficou totalmente seco, será que consigo reverter o processo para que volte a ficar saudável?
    Responder
  • Celina ferrari

    27 nov 2021
    Gostei de seus comentários ! Bom
    Responder
  • Camila

    25 nov 2021
    Bom dia! Comprei um Jasmin manga para plantar num vaso, mas ele veio com 4 hastes, queria saber se posso separa-las ou se vou prejudicar as raizes, porque como ele cresce muito fico com medo de 4 ser muito para um vaso só. Será que consegue me ajudar?
    Responder
  • Vera

    6 nov 2021
    A cochinilha branca , voa quando a gente mexe na planta? Ou é outra praga? É como um algodão!
    Responder
  • sonia aparecida Pinheiro Rocha

    22 out 2021
    bom dia tenho uma rosa do deserto que está com infestação branca estou usando a mistura de fumo álcool e água e não está acabando o que devo fazer as folhas já caíram estou com medo de morrer a rosa do deserto
    Responder
  • Camila

    7 out 2021
    Oie! Primeiro post que eu vejo no blog e gostei muito! E tambem achei muito bacana voces responderem os comentarios S2. Ja ouviram falar de agua+leite (10% leite) para eliminar pragas, sabem da eficacia? :). Obrigada!!!
    Responder
  • Andréa Garcia Ortega de Oliveira

    30 set 2021
    Olá, tenho um cacto bem grande e esta cheio de ferrugem (manchas marrom)nos troncos o que eu poderia fazer pra resolver?
    Responder
  • Heloisa

    29 set 2021
    Meu pé de limão taiti esta com as folhas cheia de umas bolinhas preta que firma uma crosta e uma crosta branca parecendo que passou uma espuma e começa a melar, já batemos inseticida mais não está resolvendo e não sabemos o que fazer, e nem o que é, vocês podem me dizer algo, eu agradeço.
    Responder
  • Claudia Lage

    22 set 2021
    Olá ! A mistura de detergente , água para matar cochinilha na jabuticabeira infestada deve ser feita de com que frequência ? A uso diário até a ingestão cessar , prejudica a planta ? Agradeço muito !!!
    Responder
  • Geralda

    13 set 2021
    Tenho um pé de pimentão ontem estava lindo mas hoje quando fui ver está com a metade das folhas caída , procurei e nada encontrei mexi até na terra o que pode ser
    Responder
  • Maria Teresinha Beringer

    13 set 2021
    Olá amigo. Tenho uma árvore que plantei na calçada de minha casa, ela floresce mas as flores não chegam abrir, elas morrem e cai ainda em botão. Está infestada de colchonilha, tem também muita formiga. Tem mais ou menos 1:50 mts . Posso fazer a calda bordalesa ou existe outra coisa melhor p se utilizar.
    Responder
  • Douglas Lisboa Nogueira

    28 ago 2021
    Boa tarde, a conchonilha sobrevive e no mobiliário e pisos de madeira ou azulejo?
    Responder
  • Marinete Santos

    20 ago 2021
    Bom dia!! Tenho samambaia , percebi que algumas folhas tem cochonilha, posso utilizar a água com detergente neutro ou água com álcool? E como faço para elas terem vigor?
    Responder
  • Jacqueline Dutra

    15 ago 2021
    eu.quero acabar com formigas na.minha.plantas
    Responder
  • José edson

    11 ago 2021
    Muito bom gostei das informações
    Responder
  • Osana ribeiro

    9 ago 2021
    Minha graviola está dando frutos pequenos q apodrecem e caem. Q pode ser?
    Responder
  • Viviane

    14 jul 2021
    Parabéns pela postagem. Muito bacana. Obrigada.
    Responder
  • Nicole

    6 jul 2021
    Oi! Fiquei em dúvida sobre o cerco de alho, é pra deixar um alho brotar, crescer e se desenvolver ao redor do canteiro? Ou só enterrar e não deixar brotar?
    Responder
  • Edmar de barros pantoja

    28 jun 2021
    As aranhas q ficam nas plantas, são beneficas de alguma forma?
    Responder
  • Malena Garcia

    22 jun 2021
    Boa noite, moro em uma chácara que ficou 3 anos fechada, a antiga dona só jogava Roundap, todas as árvores frutíferas criaram tipo um musgo verde esbranquiçado e o pé de mexerica carregou exageradamente, porém as mexericas não cresceram e são pior que limão. Algumas pessoas disseram que seria pelo excesso de veneno. O que fazer para tirar este musgo e quando devo poda-las???
    Responder
  • Nilda Maria da silva

    8 jun 2021
    Tenho um pé de mexerica que a 4 anos deu mais pequenas e toda enferrujada e dai não deu mais é o pé está todo enlodado o que fazer ?
    Responder
  • Leonor Pilon Quintas

    2 jun 2021
    A cochonilha tem forma de bolinhas tb?
    Responder
  • Ana Paula Monteiro de Assis Amorim

    31 maio 2021
    O sabão é derretido no fogo ou é só colocar o sabão direto na água e deixar derreter naturalmente?
    Responder
    • Bel Agro

      5 ago 2021
      Ana, pode colocar o sabão direto na água, não precisa ferver. Se preferir, pode usar detergente líquido neutro.
      Responder
  • Vera Helena Monteiro Priante

    28 maio 2021
    Pq as cochonilhas aparecem? Alguma deficiência da terra? De onde elas vem?
    Responder
    • Bel Agro

      5 ago 2021
      Vera, não é uma deficiência da terra. Normalmente, as formigas e o vento são as principais formas de dispersão das cochonilhas, que se alimentam da seiva das plantas.
      Responder
  • Vera Helena Monteiro Priante

    28 maio 2021
    Qdo vc fala água com sabão, pode ser detergente neutro? Obrigada
    Responder
    • Bel Agro

      5 ago 2021
      Pode usar o detergente neutro também, Vera, sem problemas!
      Responder
  • Rafael Cassab

    24 maio 2021
    Olá bom dia! Muito bem explicado. Apenas gostaria de saber quantas vezes devo borrifar essas misturas sobre as plantas?
    Responder
    • Bel Agro

      5 ago 2021
      Rafael, as aplicações devem ser repetidas sempre que insetos ou doenças reaparecerem. O ideal é sempre monitorar, pois assim você consegue tratar antes que se alastrem.
      Responder
  • Gilvania Monteiro

    18 maio 2021
    Bom dia! Adorei! Vou fazer uso de suas dicas. Bastante esclarecedor!. Obrigada!!!!
    Responder
  • Sergio Queiroz

    7 maio 2021
    Boa noite. Tenho na varanda do apartamento um pé de manjericão infestado de pulgão branco. Esse preparo serve para essa infestação dos pulgões ?
    Responder
    • Bel Agro

      4 ago 2021
      Serve, sim, Sergio!
      Responder
  • Patrícia Nelice

    3 maio 2021
    Meu lírio da paz está com folhas queimadas nas pontas. Estou desesperada pois é uma planta com um valor sentimental gigante pra mim. Por favor me ajuda ??
    Responder
    • Bel Agro

      4 ago 2021
      Patrícia, é bem provável que seja fungo. Você pode controlá-lo com calda bordalesa (é só clicar aqui para conferir a receita).
      Responder
  • Sérgio Luiz Serra

    1 maio 2021
    Olá boa tarde por quantos dias devo fazer á aplicação contra a cochonilha. É todo dia uma vez na semana.
    Responder
    • Bel Agro

      4 ago 2021
      Sérgio, normalmente as aplicações devem ocorrer uma vez por semana, mas pode variar de fabricante para fabricante. Sugerimos sempre verificar a bula do produto utilizado e seguir a recomendação indicada nela.
      Responder
  • MARIA APARECIDA DE MORAIS

    8 abr 2021
    Há 01 mês plantei um pé de limão Tahiti , já nasceu alguns brotos. Só que tem folhas enrolando. O que pode ser?
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      É possível que sejam pulgões ou larvas minadoras, Maria. Para identificar, é necessário ficar atenta a outros sintomas - Pulgão: folhas enrugadas, enroladas e com brotos deformados. Além disso, surge uma substância escura, a fumagina. Larvas minadoras: aparecimento de folhas deformadas, enroladas ou torcidas, além de trilhas nas folhas. Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida, seguimos à disposição!
      Responder
  • Fabiana

    30 mar 2021
    Bom dia! Também gostaria de obter informações sobre folhas que ficam com uma camada de "ferrugem". É uma espécie de fungo?
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      Isso mesmo, Fabiana! A ferrugem é um tipo de fungo. Você está com esse problema? Em que planta ele está aparecendo? Estamos à disposição para ajudá-la!
      Responder
  • Liege Dolijal

    9 mar 2021
    Como cuidar das suculentas ,quantidade de rega quantidade de água???
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Liege, as suculentas não exigem uma rega constante, então faça isso apenas quando a terra estiver seca. Já em relação à nutrição, essa planta gosta muito de cálcio, nutriente pode ser facilmente encontrado na farinha de ossos e nas cascas de ovos.
      Responder
  • Habib Saib Abi-Habib

    27 fev 2021
    Muito boa a orientação gostei muito.
    Responder
  • Mariangela Vieira Savoi

    31 jan 2021
    Como tratar colchonilha e fumagina que estão infestando meu pequeno pomar? Preciso de ajuda!! Vou oerder tudo.
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Utilize o óleo mineral, Mariangela. Ele deve ajudá-la nessa questão ;)
      Responder
  • Cileide Marques Aliseda

    7 jan 2021
    Boa tarde O artigo foi muito esclarecedor e bastante didático.Tenho, dentro de casa,em vasos 3 pés de café em lugar ensoralado,mas que estão sempre com cochonilha. Já tentei alguns produtos e agora vou usar a calda de sabão. Gostaria muito de usar algum medicamento homeopático,mas não sei o que comprar.Vocês podem me ajudar.Muito obrigada.
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Oi, Cileide! Aplique óleo mineral, isso deve ajudar ;)
      Responder
  • Floriza Taborda Vicente

    25 dez 2020
    Boa noite Tenho tido problemas de folhas queimadas. Parece ferrugem.
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Oi, Floriza! Enviamos um e-mail a você solicitando algumas fotos. Assim, poderemos avaliar melhor esse problema. Aguardamos seu retorno.
      Responder
  • Esmeralda

    22 set 2020
    Puxa, eu não sabia o que era essa Cochonilha. A minha área é mais em gramas e felizmente ela não pega (ainda) este tipo de praga. Mas ficarei atenta a isso. Obrigada por publicar este artigo! RealGramas
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido