Conheça plantas resistentes ao sol para o jardim ficar mais bonito

plantas resistentes ao sol para o jardim

Ao montar um espaço verde em casa, a prioridade das pessoas é deixar ele bonito e colorido, não é mesmo? Porém, é importante que ele permaneça assim pelo máximo de tempo possível, não apenas após plantar. Em um espaço externo, por exemplo, deve haver uma preocupação na escolha de plantas resistentes ao sol para o jardim.

Isso porque as características do solo e da iluminação do local precisam ser observadas para não prejudicar o seu objetivo. Sendo o jardim uma área com pouco bloqueio à chuva ou ao sol, optar por espécies que tenham maior resistência é uma escolha inteligente e que facilita até mesmo a manutenção.

Especialmente no verão, em que o dia é mais longo e a incidência de sol é mais forte, selecionar as plantas erradas pode gerar trabalho, gastos e frustrações. Por isso, vamos apresentar algumas dicas e espécies capazes de evitar esse problema e deixar o seu jardim sempre bonito!

10 plantas resistentes ao sol para o jardim

Antes de mencionar quais são as plantas resistentes ao sol para o jardim, vale lembrar que é possível, sim, plantar espécies não tão resistentes. Mas isso exige algumas medidas adicionais, como a inclusão de árvores ou outras fontes de sombra. Como esse esforço leva tempo até garantir uma proteção adequada, garantir-se é o melhor caminho.

Claro que é sempre possível aproveitar a sombra da casa, dos muros ou de outras plantas. Contudo, como a posição do sol muda ao longo do ano, em determinados períodos pode ser que essas proteções não sejam suficientes. Então, antes que haja uma grande fonte de sombra, a escolha segura é selecionar plantas resistentes ao sol para o jardim. Vamos conhecer algumas delas?

1 – Agave

Com folhas longas, duras e pontiagudas, parecendo uma lança, esta é uma espécie bonita e muito resistente ao sol pleno que pode chegar a 2 metros de altura! O único cuidado é não plantá-la em áreas de grande circulação, pois pode machucar. A manutenção, no entanto, é prática.

2 – Buxinho

Sabe aquela planta que você pode podar em formatos diversos? Então, nada melhor para deixar o jardim do seu jeito, não é mesmo? Essa é uma das principais características do buxinho, espécie de crescimento lento e que atinge, no máximo, 5 metros de altura. Mas, claro, é possível deixá-la no tamanho que você preferir.

3 – Espada-de-São-Jorge

Com folhas espessas e bem resistentes, esta planta muito querida e conhecida atinge até 90 centímetros e pode ser cultivada até em vasos. No jardim, elas ficam muito bonitas quando plantadas em grupos, mas é preciso ter cuidado com a manutenção porque ela facilmente escapa dos limites dos canteiros.

4 – Murta

Até agora falamos apenas de espécies com pouca capacidade de gerar flores para garantir aquele colorido a quem quer plantas resistentes ao sol para o jardim. Para resolver este problema, trouxemos aqui a sugestão da murta! Na primavera, ela dá flores brancas e muito perfumadas. É uma ótima sugestão, também, para executar podas ornamentais ou produzir uma cerca viva.

5 – Bulbine

Esta é uma espécie de suculenta com folhas cilíndricas que chegam a até 30 centímetros de altura. Também é uma opção para quem está sentindo falta de cores em um jardim preparado para a incidência de constante iluminação: durante quase o ano inteiro, ela produz flores amarelinhas ou alaranjadas resistentes ao sol pleno.

6 – Rosa do deserto

Quer mais opções de flores e cores? A rosa do deserto é outra alternativa capaz de viver tranquilamente em lugares bem ensolarados. Os únicos cuidados que necessitam de mais atenção para essa espécie dizem respeito à polinização (que precisa ser manual) e a terra, que não pode estar encharcada.

7 – Hibisco

Pouco exigente, o hibisco é outra flor que pode trazer um aspecto mais colorido entre as plantas resistentes ao sol para o jardim. Bastante utilizada como ornamento, cerca-viva ou mesmo em vasos, ela é bastante resistente ao sol pleno, mas requer um solo bastante úmido, pelo menos até se estabelecer.

8 – Lavanda

Esta é uma flor com aroma bastante agradável e característico, muito positiva para dar, além de cor, um delicioso perfume ao seu jardim. Entretanto, não são todas as regiões em que ela se comporta bem. A lavanda não gosta de clima úmido e nem de temperaturas extremas (muito frio ou muito calor). Por isso, considere esta espécie principalmente se você mora em uma região de clima mais agradável.

9 – Petúnia

A grande vantagem desta flor é o fato de ela florescer durante o ano inteiro e apresentar diferentes colorações, o que é muito positivo para embelezar o jardim. A parte negativa é que, ainda que solar, uma indicação primordial é plantá-la em meia sombra para evitar queimaduras.

10 – Hera

Excelente para ser utilizada como trepadeira, planta pendente ou forração, a hera é muito encontrada em muros chapiscados, por exemplo. É uma excelente opção para garantir volume e vitalidade ao jardim, já que resiste bem ao sol pleno, mas também à meia-sombra. Indicada principalmente para locais de clima ameno ou frio.

Resistência não elimina a necessidade de cuidados frequentes

Mesmo considerando essas plantas resistentes ao sol para o jardim, e sabendo que elas têm uma manutenção mais descomplicada, os cuidados com a nutrição, a rega e a poda continuam sendo essenciais. Lembre-se, por exemplo, que plantar e regar são atividades mais indicadas para os períodos menos quentes do dia, como início da manhã e fins de tarde.

Outra necessidade é escolher plantas com necessidades parecidas. Plantar uma espécie que exija um solo mais úmido ao lado de outra que requer mais drenagem pode dificultar muito a manutenção. Assim, selecionar boas alternativas para o jardim significa não apenas considerar a exposição prolongada ao sol, mas também condições de clima e solo.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e lhe ajude a criar um jardim vistoso e colorido. Em caso de dúvidas ou se você quiser compartilhar alguma experiência, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Maria Conceição Lourenço

    11 nov 2021
    Tem bastante sombra, terra vermelha.
    Responder
  • Márcia

    26 jul 2021
    Preciso de idéias de plantas que podem ficar perto da piscina formando uma área, um jardim
    Responder
  • CARLOS MAGNO ANTUNES PEREIRA

    15 maio 2021
    Gostaria de que incluíssem flores que suportam bem a insolação no outono, inverno e primavera
    Responder
    • Bel Agro

      5 ago 2021
      Oi, Carlos! Azaleia, amor perfeito, begônia, boca de leão, camélia, gardênia, margaridas, cravinas e prímulas são ótimas opções de flores que suportam bem a insolação nessas estações.
      Responder
  • maria

    14 abr 2021
    qual das plantas listadas acima, vcs comendâo a região nordeste?
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      Depende de onde você vai plantar, Maria, pois é necessário considerar a luminosidade e a disponibilidade de água. Pode detalhar um pouco mais sobre a área de plantio para sugerirmos as melhores opções?
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido