Herbicidas, inseticidas e fungicidas: saiba o que são e para que servem

herbicidas, inseticidas e fungicidas

Se você tem uma horta em casa ou já plantou algum fruto ou verdura, talvez tenha se deparado com ervas daninhas que tomam o lugar da plantação, pequenos insetos que atacam as plantas ou, ainda, manchas nas folhas. Cada um desses problemas tem causas diferentes e, por isso, também são solucionados ou combatidos com produtos distintos: os herbicidas, inseticidas e fungicidas.

Esses três produtos são considerados defensivos agrícolas e, como o próprio nome diz, servem para controlar ou acabar com diversos tipos de pragas que atacam a produção. Os herbicidas, inseticidas e fungicidas são os defensivos mais utilizados, porém, também existem os acaricidas, que combatem os ácaros, e os nematicidas, usados contra os nematóides.

Mas você sabe, afinal, para que serve cada um desses defensivos e como identificar a necessidade de utilizá-los na sua plantação? É o que vamos esclarecer neste artigo. Acompanhe!

O que é herbicida

Os herbicidas são os defensivos agrícolas utilizados no combate às plantas daninhas. É muito comum que ervas indesejadas cresçam em meio à plantação e acabem prejudicando o crescimento e o rendimento das culturas, além de também trazerem transtornos na colheita e na venda dos produtos, que podem perder a qualidade ao competir com outras plantas no mesmo território.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa), as perdas estimadas causadas pelas plantas daninhas podem chegar a mais de 90% caso nenhum controle seja realizado. Quando o espaço é pequeno, como uma horta, é possível tentar controlar a infestação tirando-as manualmente. Porém, em casos mais graves, apenas os herbicidas podem ser eficazes contra o problema.

Existem diversos tipos de herbicidas disponíveis no mercado com funcionalidades diferentes. Há alguns, por exemplo, que combatem todas as plantas, independentemente das suas características. Já outros são chamados de seletivos, pois controlam apenas ervas com determinadas particularidades, como folhas estreitas ou largas, o que é importante para proteger as plantas que precisam resistir à aplicação do defensivo.

Além da diferença relacionada ao tipo de planta que controlam, os herbicidas também se distinguem no que diz respeito ao tipo de uso e mecanismo de ação. Alguns são aplicados ainda antes do plantio, enquanto outros devem ter contato com as folhas da planta para poderem agir. O tempo que levam para mostrar resultados e o residual, período em que permanecem no solo, também são diferentes de acordo com cada tipo de herbicida.

Identificar a existência de ervas daninhas é um processo geralmente simples, pois elas costumam ser diferentes da cultura cultivada pelo produtor. O processo mais complexo é diagnosticar de que espécie de planta se trata para, então, descobrir qual herbicida é a melhor solução. Nesta etapa, o ideal é contar com um profissional especializado.

O que é inseticida

Como o próprio nome sugere, os inseticidas são os defensivos agrícolas responsáveis pelo controle dos insetos. Nem sempre este tipo de praga causa danos significativos à plantação ― em alguns casos, os insetos benéficos podem ser até mesmo utilizados para fazer o controle biológico de outras pragas na lavoura. Porém, é necessário acompanhar atentamente para ter a dimensão do impacto dos insetos na produção.

Isso porque eles podem ser nocivos às plantas e representar perdas graves. Em algumas situações, os insetos sugam a seiva ou se alimentam de partes fundamentais delas, o que acaba prejudicando o seu desenvolvimento. Em outros casos, eles também podem introduzir doenças nas culturas.

Como ocorre com os herbicidas, os inseticidas também têm diversas funcionalidades. Alguns deles, por exemplo, são aplicados para conter determinada fase da vida do inseto, como ovos, larvas e adultos, enquanto outros agem sobre todas elas. Os modos de ação também se diferem: há inseticidas sistêmicos, que são aplicados nas plantas, penetram nas folhas e depois acabam sendo consumidos pelos insetos, atingindo seu sistema nervoso; e também há aqueles em que a eliminação se dá apenas pelo contato do defensivo com a praga.

A presença de insetos na plantação costuma ser fácil de identificar, pois alguns deles são visíveis e outros deixam rastros, como furos nas folhas. De qualquer forma, é sempre indicado consultar um profissional da área para diagnosticar de que inseto se trata e qual é a melhor solução para o problema.

O que é fungicida

Os fungicidas são os defensivos agrícolas que combatem a presença dos fungos na lavoura. Existem vários tipos de fungos e, geralmente, sua presença é diagnosticada quando as folhas, caules ou frutos apresentam manchas amareladas, brancas, marrons ou pretas.

Os fungos são prejudiciais às plantações porque afetam o desenvolvimento da produção e a qualidade do produto final. Porém, como ocorre com os insetos, alguns tipos de fungos também podem ser benéficos à lavoura, protegendo a plantação contra doenças. Por isso, é sempre importante avaliar cada situação com o suporte de um especialista.

Os fungicidas também têm mecanismos de ação diferentes entre si. Alguns são chamados de protetores ou não sistêmicos, pois combatem apenas os fungos e não são capazes de penetrar nas plantas, o que seria danoso a elas. Já os sistêmicos são absorvidos pelas plantas, mas apenas o suficiente para controlar os fungos e não prejudicá-las.

Para identificar o tipo de fungo e encontrar a melhor solução para o problema é necessário contar com o apoio de um profissional da área.

Herbicidas, inseticidas e fungicidas: proteção para a lavoura

Como vimos, herbicidas, inseticidas e fungicidas são defensivos agrícolas que protegem a produção agrícola contra pragas que afetam diversas culturas. Sua ação é importante para garantir a produtividade e a qualidade dos produtos e promover bons resultados na hora da colheita.

Vale lembrar que os defensivos agrícolas são comercializados apenas com prescrição de um profissional habilitado, por meio do Receituário Agronômico, e que esses produtos, registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são para uso exclusivo no meio rural.

Quando se trata do meio urbano, os produtos que podem ser utilizados com o mesmo objetivo são os domissanitários, registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que tem uso livre ou restrito a empresas especializadas.

O ideal é consultar um profissional da área sempre que algum tipo de praga aparecer na sua plantação. Assim, você tem mais segurança na identificação do problema e mais assertividade ao adquirir uma solução para cada necessidade.

Por falar nisso, a Bel Agro tem uma linha completa de herbicidas, inseticidas e fungicidas para aumentar a produtividade da sua plantação. É só falar com a nossa equipe para conhecê-la!

E se restou alguma dúvida sobre o assunto ou se você deseja compartilhar a sua experiência com a gente, deixe um comentário no espaço abaixo. Vamos, juntos, ampliar o debate sobre o tema!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Luis felipe

    15 jun 2021
    Ola tenho uma pequena prantaçao de mamoeiro e ta aparençodo uma manchas pretas nas folhas nus frutos oque será
    Responder
  • Deccastro

    2 mar 2021
    Tenho um quintal pequeno, mas gosto de frutíferas e horta. Tenho três pés de pinhas (fruta de conde) que dão bastantes frutos, mas todos ressecam e ficam pretos. Que pode ser? Tenho um cajueiro que quando começa a dar frutos, aparece uma mosca preta e destrói todos eles. Tenho um limoeiro que me dá muitos frutos, alguns bonitos e outros com umas bolinhas na casca, limão galego. Um pé de graviola que parou de dar frutos. Um de acerola, algumas bananeiras (banana nanica) e um de noni sem problemas. Que devo fazer? Obrigado pela resposta!
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Certo. Vamos lá! Fruta do conde: tudo leva a crer que os pés estão com antracnose. Temos um texto bem bacana que explica tudo sobre esse fungo e como combatê-lo. É só clicar aqui para conferir! Cajueiro: nesses pés, é muito comum ter ataque de moscas brancas. No entanto, segundo o seu relato, elas são pretas. Para orientá-lo melhor, teríamos que fazer uma análise mais profunda para entender o que está acontecendo. Limoeiro: é bem provável que seja verrugose. Para fazer o controle desse fungo, basta utilizar um fungicida. Pé de graviola: muito provavelmente o pé parou de dar frutos por falta de polinização, natural ou manual. Esperamos ter ajudado e, qualquer nova dúvida, permanecemos à disposição!
      Responder
  • Fábio Silva dos Santos

    14 nov 2020
    qual remedio para acabar com lesma ,,,,na lavoura di feijao?
    Responder
    • Bel Agro

      13 jan 2021
      Oi, Fábio! Você encontra em agropecuárias lesmicidas de ótima qualidade, seguros e eficientes.
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido