Veja como os fertilizantes minerais atuam em jardins, hortas e pomares

fertilizantes minerais

Tem um ditado que diz: “a grama do vizinho é sempre mais verde”. É claro que o significado disso não faz referência literal ao jardim da casa ao lado, mas a gente acaba crendo que os outros sempre têm soluções melhores do que as nossas, não é verdade? O mesmo vale para a sua horta ou para pomares. Porém, você sabe o que pode deixar as suas plantações mais belas do que a de qualquer vizinho? Acertou quem pensou em fertilizantes minerais!

Fertilizantes minerais nada mais são do que um conjunto de substâncias extraídas de depósitos naturais de diferentes rochas. Eles guardam características importantes para melhorar a qualidade do solo e são rapidamente absorvidos pelas plantas. Assim, os nutrientes acabam auxiliando diretamente no crescimento e desenvolvimento dos cultivos.

Como todos sabem, água, luz e solo são três elementos básicos para qualquer cultura. O que as diferencia são as diversas necessidades de cada uma: umas precisam de mais água, outras de menos. Algumas exigem luz direta do sol, outras precisam de uma claridade mais indireta. As características do solo também variam de planta para planta. Mas o que não muda é a necessidade de nutrientes.

A importância dos fertilizantes minerais 

É verdade que existe uma variedade de adubos para garantir um melhor desempenho do seu plantio. Contudo, cada um deles guarda uma característica distinta, que nem sempre é a ideal para garantir a nutrição da planta na medida e velocidade necessárias para reforçar os primeiros estágios de desenvolvimento dela, fase essencial para um bom resultado final.

O adubo orgânico, por exemplo, é extremamente indicado para preparação da terra, como maneira de garantir uma base nutritiva e segura à plantação. Outra opção é o verde, composto por plantas cultivadas e depois cortadas no próprio local: com a decomposição das folhas, são liberados nutrientes úteis para o solo.

Infelizmente, ambos os processos demandam tempo e espaço, algo que nem sempre é possível. Para quem vai montar um jardim, por exemplo, como gramas e flores, realizar um pré-plantio para assegurar o adubo verde é inviável. Já o orgânico demanda algum tempo até que as substâncias sejam decompostas.

Além de tudo, nos dois casos, leva um tempo até que a planta assimile os nutrientes presentes no solo. Os fertilizantes minerais, ao contrário, têm uma absorção mais rápida, permitindo que desde as primeiras fases de desenvolvimento dos cultivos haja um bom volume de suplementos que garantam a saúde, o crescimento e a beleza das plantas.

Claro, é preciso ficar atento às recomendações de uso desses fertilizantes minerais. Justamente pela concentração de elementos e pela rápida absorção, uma aplicação indevida pode ter o efeito contrário e acabar prejudicando a sua horta, jardim ou pomar. Contudo, não é nada difícil de se respeitar: basta seguir as orientações dos fabricantes que não acontecerá qualquer problema!

Onde utilizar esses adubos especiais

Para gramados e jardins saudáveis, um fertilizante mineral com uma quantidade maior de nitrogênio pode ser positivo para garantir um desenvolvimento saudável às plantas. Quer dizer, ao contrário do ditado que mencionamos lá no início do artigo, é a sua grama que estará sempre mais verde!

Mas se a sua intenção é ter um cuidado especial com hortaliças, frutos e flores, é imprescindível adquirir um adubo específico, capaz de assegurar plantas mais bonitas, fortes e produtivas. Para tanto, confira as características de cada fertilizante para ter certeza de que ele é o ideal para seu objetivo.

Verduras e folhagens, por sua vez, têm outras necessidades, e demandam um produto diferente dos outros dois que mencionamos aqui. É apenas com a alternativa adequada que será possível ter nutrição, fortalecimento, crescimento e resistência dos seus cultivos dentro dos padrões esperados.

A Bel Jardim tem produtos específicos para cada caso. São fertilizantes minerais com fórmula balanceada para garantir nutrição das plantas das raízes até as folhas e frutos. Tudo para jardins, hortas e pomares mais saudáveis e bonitos. Quer conhecer melhor? Confira nossa página especial sobre esses produtos e conheça as características de cada um deles!

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Mas se você continuou com dúvidas ou precisa de alguma ajuda para escolher o melhor fertilizante mineral para sua plantação, fique à vontade para entrar em contato conosco. Se preferir, deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido