Veja 5 dicas para aumentar a produtividade na plantação de batata

produtividade na plantação de batata

Para garantir a produtividade na plantação de batata, o primeiro passo é seguir as boas práticas de cultivo desse tubérculo. Contudo, mesmo com todos os cuidados, é possível que a produção não tenha o volume esperado ou que o tamanho das batatas não seja atrativo o suficiente para facilitar a venda.

Por isso, é legal conhecer medidas que podem auxiliar na conquista de resultados mais interessantes com a cultura. E é justamente isso que pretendemos com este artigo: apresentar cinco dicas valiosas para melhorar a produtividade na plantação de batata aí na sua propriedade.

5 dicas para melhorar a produtividade na plantação de batata

 Quer colher batatas maiores e mais bonitas? Quer que a plantação renda mais para aumentar a renda? Ou a sua preocupação está simplesmente em proteger a lavoura de pragas e outros invasores indesejados?

Seja qual for o seu motivo, as soluções que apresentamos abaixo são capazes de ajudar. Algumas são reforços de práticas já indicadas para o plantio comum. Outras são detalhes menos óbvios e rotineiros, mas que podem fazer a diferença. Confira!

1 – Tenha cuidado com a batata-semente

De acordo com a Associação Brasileira de Batata (ABBA), o uso de batata de consumo como semente é muito arriscado para a produtividade. Por isso, é essencial que o produtor utilize apenas boas batatas-semente, ideais para o cultivo do tubérculo. Elas asseguram qualidade, produtividade e maior resistência a pragas.

Uma batata-semente de baixa qualidade ou o uso de batata de consumo para o plantio pode causar viroses, murchadeira, sarna comum e prateada e o surgimento de nematoides.

Além disso, uma dica interessante é desinfetar a batata-semente antes do plantio, polvilhando ou mergulhando-a em uma solução nutritiva desinfetante. Com isso, a batata-semente vai para baixo da terra sem problemas possíveis de serem transferidos à planta e às raízes.

2 – Reforce a nutrição

Por conta de seu sistema radicular delicado, a batata precisa de reforços para que um bom volume de nutrientes chegue à planta, contribuindo para o melhor desenvolvimento do tubérculo. A orientação básica para o plantio é cultivar em um substrato bem adubado, após uma boa análise do solo. Porém, sempre vale um apoio adicional.

Esse auxílio pode ser feito com nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, boro e zinco. São nutrientes capazes de melhorar a qualidade da planta e deixá-la mais tolerante à ocasional falta de água em quantidade suficiente para o seu crescimento (como em períodos de estiagem). Eles também reduzem o risco de doenças e, por consequência, melhoram a produtividade na plantação de batata.

3 – Cuide com o solo e a disponibilidade de água

Quanto mais aerado for o solo, melhor para o crescimento das raízes e melhor vai ser a produtividade na plantação de batata. Como você sabe, o tubérculo cresce debaixo da terra. Logo, um solo descompactado, sem torrões, pedras, galhos ou outras barreiras favorece o livre crescimento das raízes, impactando diretamente e positivamente no resultado da lavoura.

Outro motivo de atenção é a irrigação. A batata tem alta demanda de água, então um período mais seco pode comprometer a produção. Mesmo assim, é vital utilizar áreas do terreno que tenham bom escoamento, evitando o encharcamento do solo, pois o excesso de água também não é bom. Ou seja, a necessidade precisa ser suprida, mas levando em conta as características do solo e o clima da região.

4 – Aplique a técnica amontoa

A amontoa é uma técnica indicada para quem quer plantar batata com eficiência. Ela consiste em formar uma porção de terra mais elevada (também chamada de “camalhão”) na linha de plantio. É como o nome diz mesmo: um amontoado de terra mais perto do caule da planta.

Este cuidado tem diversos benefícios: ajuda no desenvolvimento das raízes, contribui para a drenagem do solo, protege a planta do sol e auxilia no controle de plantas invasoras. Aliás, falando nelas, é fundamental que esse tipo de companhia seja evitada. Como já dissemos, a batata tem um sistema radicular frágil, o que diminui a capacidade que ela tem de absorver água e nutrientes do solo.

Quando há alguma competição próxima, como uma planta invasora, os nutrientes passam a ser compartilhados, interferindo no desenvolvimento do tubérculo. Assim, é preciso estar atento e não permitir essa companhia. Aliás, durante a floração, uma dica é retirar as flores da copa da planta para que ela não precise dividir os nutrientes. 

5 – Faça a rotação de culturas

Nós já mostramos aqui no blog a importância da rotação de culturas para melhorar a qualidade do solo. No caso da batata, essa prática é ainda mais importante por conta da sensibilidade do tubérculo a ações externas, sem falar na capacidade que essa prática tem de fornecer nutrientes valiosos para o desenvolvimento do cultivar.

O único porém é se o solo recebeu plantações de fumo, pimentão, tomate e outras solanáceas (família da batata) nos últimos dois anos. Caso isso tenha acontecido, é recomendável selecionar uma outra área para o plantio. Desse modo, evitam-se doenças e outros fitopatógenos que podem atacar a nova lavoura.

Agora é só pôr as mãos na terra!

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você aumentar sua produtividade na plantação de batatas. Se você conhece alguma outra técnica interessante, compartilhe nos comentários. Aproveite este espaço para deixar suas dúvidas também. Se preferir, você pode entrar em contato com a gente. E, claro, não deixe de compartilhar este artigo para ajudar outras pessoas!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido