Entenda o que é fertirrigação e os benefícios deste método

o que é fertirrigação

Os produtores rurais sempre estão em busca de novas tecnologias e processos que possam oferecer mais eficiência, qualidade e produtividade à lavoura. E nesse sentido, a fertirrigação tem trazido bons resultados para o campo. Mas você sabe como funciona e o que é fertirrigação? Para responder as suas dúvidas, nós elaboramos este artigo. Acompanhe!

O que é fertirrigação

A maioria dos agricultores já utilizou a irrigação, que nada mais é do que a rega das plantas a partir de uma técnica controlada, que oferece água em quantidade dosada e no momento e local corretos para garantir mais produtividade e qualidade à lavoura. A fertirrigação utiliza o mesmo sistema, mas a grande diferença é que, além da água, também transporta os fertilizantes.

Desse modo, a fertirrigação é um método de adubar a lavoura por meio da irrigação. Para isso, é possível utilizar fertilizantes líquidos ou sólidos diluídos em água ― neste caso, é necessário garantir que o produto seja facilmente solúvel ― por meio de diversas técnicas, como o gotejamento e a microaspersão.

O gotejamento é um dos sistemas mais eficientes, pois os gotejadores acabam sendo posicionados exatamente na área de concentração dos sistemas radiculares das plantas, contribuindo para o melhor aproveitamento dos fertilizantes.

Já a microaspersão funciona bem quando existe um microaspersor por planta. O problema é que é comum o uso de um equipamento para mais de uma planta, o que pode fazer com que a solução fique concentrada perto do microaspersor e não chegue às raízes de cada uma delas. Nesse caso, é preciso assegurar a eficiência do sistema em distribuir a solução uniformemente para todas as plantas.

Quais são as vantagens da fertirrigação

Agora que você já saber o que é fertirrigação, é hora de conhecer os benefícios dessa técnica, tanto pelo ponto de vista técnico como em relação à economia. A principal vantagem é que esse método acelera o ciclo dos nutrientes, o que promove resultados mais rápidos e eficientes se comparados à aplicação convencional, feita via solo.

Isso ocorre porque, na aplicação via solo, o fertilizante sólido é espalhado perto da planta e, nesse caso, precisa esperar pela chuva ou pela irrigação para poder penetrar no solo. Por conta dessa dependência, a penetração pode ser muito variável, conforme o volume e a intensidade da chuva ou da rega.

Assim, é possível que os nutrientes presentes no adubo acabem não chegando ao sistema radicular das plantas, o que prejudica a eficiência da fertilização. Outro problema é que, em algumas situações, os fertilizantes sólidos são espalhados em regiões em que não há concentração de raízes e, dessa forma, mais uma vez a eficiência do produto é afetada.

Já na fertirrigação, como o fertilizante está diluído na água, a solução penetra no solo de maneira uniforme, abrangendo todo o sistema radicular da planta, o que faz com que a absorção dos nutrientes ocorra de forma mais rápida e eficiente. Essa técnica também contribui para a conservação do solo, já que reduz o número de pessoas e máquinas sobre ele e evita a lixiviação.

Combinada a esses benefícios técnicos, outra vantagem desse sistema é a redução de custos em comparação com a aplicação convencional. O investimento para a implementação do sistema é significativo, mas acaba sendo compensado pela economia com a mão de obra e com os próprios fertilizantes.

Na fertirrigação, o uso desses produtos é menor, ao mesmo tempo em que a aplicação é mais frequente e eficiente, otimizando os resultados. E como se trata de uma técnica utilizada há, pelo menos, três décadas no Brasil, é possível encontrar com facilidade os materiais utilizados para a implantação desse sistema, assim como os fertilizantes solúveis adequados à fertirrigação.

Como implantar a fertirrigação

Para implementar o sistema de fertirrigação na sua propriedade, é essencial contar com o apoio de um profissional especializado, pois há muitas variáveis implicadas nesse método. É preciso verificar quais são os melhores equipamentos, quais são as necessidades do solo e de cada cultura e quais são os fertilizantes mais indicados para cada caso.

Por isso, consulte um profissional que possa ajudar você nesta tarefa e não deixe de conhecer os fertirrigantes da Bel Agro! Nós temos uma linha completa de produtos para cada necessidade da sua lavoura. Acesse o nosso site e confira!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o que é fertirrigação ou quer contar a sua experiência, deixe seu comentário! Neste espaço, você também pode sugerir temas que quer ver aqui no blog, aproveite!

 

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido