Pragas da batata: saiba quais são as mais comuns e como resolver

pragas da batata

As pragas da batata mais comuns são os pulgões, a vaquinha ― uma espécie de besouro que causa estragos ainda como larva  ―, as moscas branca e minadora, a traça, a cigarrinha, a lagarta-rosca, os nematoides e o burrinho (ou vaquinha-da-batata). Estes insetos provocam danos nas folhas e no próprio tubérculo, afetando seu valor comercial.

Quando falamos em danos nas folhas e na raiz, naturalmente não nos referimos apenas a aparência da batata. Tem a ver principalmente com a saúde do produto e da planta de modo geral, pois essas pragas causam muitas doenças que inviabilizam a produção. Então, para conhecer mais sobre cada um desses visitantes indesejados e como combatê-los, siga lendo este artigo!

Como combater as principais pragas da batata

Práticas básicas e muito conhecidas, como a rotação de culturas e a análise do solo, são os primeiros passos para garantir maior resistência aos ataques das pragas da batata e às doenças causadas por elas. Você sabe: qualquer cultura precisa ser produzida nas condições ideais para que o desenvolvimento ocorra da melhor maneira, com todos os nutrientes necessários à disposição.

Isso envolve a escolha da época ideal para o plantio, a preparação correta do solo, um bom planejamento das formas de irrigação, o controle do pH e o uso de batatas-semente certificadas. Uma dica de ouro é fazer o rotacionamento com cultivares do milho resistentes no verão e plantar a batata no inverno.

Outra medida importante é o uso de defensivos agrícolas e fertilizantes. Como em toda plantação, os defensivos controlam a infestação das pragas nocivas à lavoura e os fertilizantes garantem reforço nutricional para aumentar a imunidade das plantas. Mesmo que você use adubos orgânicos, também muito úteis para a produção de batatas saudáveis, uma complementação é sempre bem-vinda.

Outras ações que contribuem para um cultivo saudável:

  • Não plante batatas mais que duas safras seguidas;
  • Não plante batatas no mesmo local em que foram cultivadas outras plantas do mesmo grupo há pouco tempo, como tomate, pimentão, berinjela ou jiló;
  • Ao identificar plantas doentes, arranque-as e queime fora da área de cultivo para evitar contaminações;
  • Faça a limpeza da área de plantio, eliminando plantas daninhas que atraem pragas da batata e competem por nutrientes;
  • Faça uma boa drenagem do solo para que ele não umedeça demais durante o desenvolvimento do tubérculo, contribuindo para adoecer a planta.

As principais pragas da batata

Mesmo seguindo todas as recomendações para proteger a lavoura, o surgimento das pragas da batata pode ocorrer. Seja porque algumas delas são mais resistentes a medidas preventivas, seja porque as condições favoreceram o aparecimento dessas visitas desagradáveis. A seguir, apresentamos em detalhes as ocorrências mais comuns e como tratá-las.

1 – Pulgões

Sugadores da seiva das plantas, os pulgões são responsáveis pela transmissão de alguns tipos de vírus. Normalmente, a identificação é realizada por meio de iscas ou por inspeção manual. Caso haja infestação, uma dica é cobrir o solo com coentro verde, que repele os bichos e atrai joaninhas, predadoras naturais do inseto. O uso de inseticidas também pode ser considerado.

2 – Vaquinhas

Uma espécie de besouro colorido. Porém, o maior perigo da vaquinha é quando ela ainda é uma larva, conhecida por larva-alfinete, que se alimenta das batatas. A melhor forma de evitá-la é cuidar das etapas anteriores à plantação: a rotação de culturas e o preparo do solo com antecedência, inclusive com a dessecação pré-plantio para eliminar possíveis pragas já existentes naquele local.

3 – Nematóides

Mais de um tipo de nematóides ataca a lavoura de batatas. Os mais comuns são o nometóide-das-galhas, que provoca calombos na superfície do tubérculo, e o nematóide-da-pinta, que causa lesões escuras na batata. Neste caso, a solução também é principalmente preventiva: rotação de culturas e análise do solo são dicas-chave.

4 – Moscas brancas

A mosca branca é conhecida por sugar a seiva da planta. Além de afetar o desenvolvimento da plantação de batatas, ela é vetora do vírus que causa o mosaico-deformante. Identificar a presença deste inseto requer inspeção manual e, caso a infestação for verificada, o uso de inseticidas deve ser considerado. Lembrando que os cuidados pré-plantio são muito importantes para redução de riscos.

A importância do Manejo Integrado de Pragas

Por diversas vezes aqui no blog já chamamos a atenção sobre a importância do Manejo Integrado de Pragas para garantir a proteção da lavoura sem que isso represente um custo excessivo para o produtor rural. Outro problema de utilizar apenas uma estratégia é que ela pode não alcançar os resultados esperados ou talvez ser muito trabalhosa.

Um exemplo são as opções mais caseiras de controle. Há uma série de soluções que envolvem o monitoramento da lavoura, a aplicação de iscas e de soluções caseiras para espantar os insetos. Mas em uma lavoura maior, comercial, esse tipo de solução fica inviável por ser pouco prática.

Assim, os cuidados que mencionamos até agora, associados com o controle biológico, uma correta reposição nutricional e o acompanhamento constante da lavoura permitem diminuir os riscos que as pragas da batata representam.

Conte com a Bel Agro para um batatal produtivo

A Bel Agro tem tudo o que você precisa para fazer um cultivo seguro e colher batatas saudáveis e bem desenvolvidas. Produzimos defensivos agrícolas e fertilizantes para o melhor cuidado com a sua lavoura. Conheça nosso portfólio e aproveite as soluções que oferecemos!

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a plantar batata com segurança. Caso tenha alguma técnica já testada e quiser compartilhar, aproveite o espaço dos comentários aqui embaixo. E, claro, se tiver dúvidas, não deixe de comentar também. Se preferir, fique à vontade para entrar em contato conosco. Aproveite também e compartilhe este artigo com seus contatos!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido