Entenda o que é Manejo Integrado de Pragas e como essa técnica funciona

o que é Manejo Integrado de Pragas

Quem vive da agricultura sabe que o sucesso de uma safra depende de vários fatores. E entre eles, o controle de pragas costuma ser um dos mais desafiadores, já que esses invasores podem gerar danos à qualidade e à produtividade das mais diversas culturas. Nesse sentido, entender o que é Manejo Integrado de Pragas é importante para enfrentar esses hóspedes indesejados.

O que é Manejo Integrado de Pragas

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um conceito que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960 e que se popularizou no Brasil a partir dos anos 1980. Ele diz respeito à otimização do controle de pragas agrícolas por meio da integração de diversas técnicas, como o uso de defensivos químicos, de agentes biológicos, de variedades resistentes a pragas, entre outras práticas.

Entre as premissas desse conceito estão a redução dos riscos ambientais causados pelas ferramentas de controle e o equilíbrio do ecossistema. Tudo isso a partir do controle populacional das pragas, que mantém o índice de invasores abaixo do nível considerado perigoso e com potencial para gerar danos econômicos ao cultivo.

O MIP tem se destacado por trazer benefícios ambientais e econômicos. Uma pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estima que, se a prática fosse adotada em todas as lavouras brasileiras de soja, poderia gerar uma economia de R$ 4 bilhões com a compra e a aplicação de produtos, o que também geraria menos riscos ambientais.

Como funciona o Manejo Integrado de Pragas

A palavra-chave quando falamos sobre o que é Manejo Integrado de Pragas é monitoramento. Esse processo deve ser feito constantemente para que você possa identificar as pragas que têm atingido a sua lavoura e avaliar qual é o dano que elas têm causado. Nesse sentido, o primeiro passo é conhecer quais são os invasores mais comuns e importantes na espécie que você está cultivando.

O ideal é contar com o apoio de profissionais especializados, que conhecem todas as características morfológicas, relativas à aparência e à estrutura externa das pragas, e taxonômicas, relacionadas à classificação desses e de outros seres. Com isso, é possível ter mais assertividade ao estabelecer a estratégia de controle mais eficaz para cada tipo de praga.

O monitoramento deve ser feito de acordo com o tamanho da área: quanto maior a extensão, mais pontos devem ser analisados. É importante que toda a estrutura da planta seja avaliada, desde a raiz até os frutos. Para maior eficiência do monitoramento, o produtor pode utilizar armadilhas adesivas, armadilhas com feromônios sintéticos e os panos de batida brancos.

Ao fazer o acompanhamento, é fundamental que o agricultor realize a contagem de todas as pragas encontradas e que registre os números para que seja possível identificar o crescimento, a redução ou a manutenção do índice de invasores. Isso é indispensável para o passo seguinte, que é decidir se é necessário usar alguma ferramenta de controle ou não.

Para isso, é preciso conhecer quais são os níveis de equilíbrio, de controle e de dano econômico na lavoura, indicadores que levam em consideração o tamanho da área e a densidade populacional das pragas. O nível de equilíbrio (NE) é o ideal, pois significa que o número de invasores está controlado e, nesse caso, não é necessário usar nenhuma estratégia de controle, apenas continuar monitorando.

Já o nível de controle (NC) indica que é o momento de adotar alguma medida para controlar as pragas, pois o número de invasores na lavoura começa a preocupar. Nessa etapa, costuma-se utilizar estratégias de controle biológico para evitar o uso de produtos químicos. É importante definir uma ferramenta eficiente para controlar a infestação antes que ela cause prejuízo financeiro ao produtor.

Aliás, é justamente isso que ocorre no nível de dano econômico (DNE), o mais perigoso. Nessa fase, a densidade populacional das pragas causa um prejuízo financeiro igual ou superior ao custo das ações de controle. Com o cultivo nesse nível, é comum que os produtores utilizem os defensivos químicos. Nesse caso, deve-se fazer a rotação com grupos diferentes de produtos para evitar a resistência.

É importante ressaltar que ao analisar as pragas que estão atingindo a cultura, é essencial preservar aquelas que são benéficas para a lavoura, isto é, que podem auxiliar no controle biológico de outras pragas. Ao mantê-las no ambiente, você ajuda a prevenir infestações e, por consequência, reduz os gastos com outras medidas de controle.

Monitoramento constante é essencial

Agora que você já sabe o que é Manejo Integrado de Pragas, que tal utilizar esse conceito na sua propriedade? Como vimos, ele pode trazer benefícios como o equilíbrio do ecossistema, a redução de custos com a aplicação de produtos e menos riscos ambientais! Porém, lembre-se que, para que esse sistema seja eficiente, o monitoramento constante das pragas é fundamental.

Esperamos que este artigo possa ajudar você a colher bons resultados na sua lavoura! Se você tiver alguma dúvida a respeito desse tema ou quiser compartilhar a sua opinião ou experiência sobre o Manejo Integrado de Pragas, deixe seu comentário aqui embaixo para conversarmos!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Geremias

    11 mar 2021
    Obrigado pelos pdf muito importantes
    Responder
  • Carlos Raimundo de Alencar

    16 jul 2020
    Bom dia! Parabéns pelo matéria. Importante para o nosso conhecimento e, reduzir os danos ambientais.
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido