Saiba como plantar milho verde e quais os cuidados a serem seguidos

Em época de festa junina, a gente lembra o quanto o milho é um grão rico em possibilidades e sabores. Temos a espiga de milho cozida, que fica deliciosa ao comer quentinha com manteiga, a pamonha (doce e salgada), o bolo de milho e tantas outras receitas deliciosas que nos fazem perguntar: como plantar milho verde e aproveitar todas essas delícias?

Pois saiba que, com uma boa dose de cuidado e informações precisas, é possível cultivar esse cereal sem muitas dificuldades. Para quem tem espaço e quiser cultivar em alguma escala, ele é uma importante matéria-prima da culinária brasileira, o que pode render um bom faturamento sem investimentos pesados. Ficou interessado? Então confira nossas dicas!

Como plantar milho verde

A primeira coisa que você precisa saber sobre como plantar milho verde é que esta é uma cultura que exige bastante do solo. Por isso, preparar o local de plantio é um passo fundamental para uma boa colheita. A indicação, portanto, é que o solo seja bem drenado e fértil, rico em húmus, com bastante adubo composto, pois o milho não tolera muito bem estrume fresco. 

Este solo precisa estar em um local com bastante incidência de luz solar, já que a planta depende dessa exposição para evoluir bem. Com essas etapas definidas, você pode começar a planejar o plantio, que pode ser feito diretamente na terra, em sementeiras ou em copinhos feitos com papel jornal. Quando os módulos estiverem preenchidos com as raízes ou quando as mudas nos copinhos tiverem entre 8 e 10 centímetros de altura, é hora de fazer a transferência.

Um ponto importante sobre como plantar milho verde é respeitar a época adequada de plantio do grão. O ideal é que isso aconteça entre outubro e dezembro. Mas se o cultivo for feito entre janeiro e abril, os resultados também podem ser bons, apesar da possibilidade de o tempo até a colheita aumentar.

Isso acontece por questões de luminosidade e temperatura, já que a proximidade do inverno diminui a incidência de sol sobre a plantação. Além disso, o milho também não gosta de temperaturas muito baixas. Portanto, é bom evitar o período de inverno.

Ainda em relação à terra, é necessário que ela sempre esteja úmida. Portanto, se as chuvas não estiverem colaborando, é bom estruturar uma rotina de irrigação. Mas atenção! Isso não significa que o solo tem que estar encharcado, porque isso também não é bom para a planta.

Sabendo de todos esses preparativos, é hora de organizar a plantação. E aqui é preciso ressaltar uma característica importante para quem quer saber como plantar milho verde: é que o grão é polinizado pelo vento. Assim, algumas recomendações precisam ser observadas:

  • Caso você queira fazer uma horta, recomenda-se que sejam plantados no mínimo quatro pés. O ideal, no entanto, é ter pelo menos nove, para que o processo de polinização ocorra corretamente;
  • Não plante dois tipos diferentes de milho muito próximos na mesma época. Lembre-se que é o vento que poliniza a planta. Se dois tipos estiverem crescendo muito próximos, a espiga pode misturar cores diferentes, de grãos diferentes;
  • Garanta um espaçamento de pelo menos um metro entre as linhas de plantio e 20 centímetros entre as plantas. Se você não tiver muito espaço, esse espaçamento pode ser de 80 centímetros entre as linhas e 20 centímetros entre as plantas;
  • Quer saber como plantar milho verde em vasos? Também é possível! Basta que ele tenha no mínimo 50 centímetros de diâmetro e que as sementes sejam plantadas formando um triângulo (lembre-se sempre da polinização!).

Por fim, um cuidado adicional é controlar as plantas daninhas. As raízes de milho são muito superficiais e se estiverem competindo com outras, as chances de danos são grandes. Verifique constantemente, também, o vigor da cor das folhas: caso elas estejam sem vitalidade, é bom renovar a adubação, já que o milho, como dissemos, é bastante exigente em nutrientes.

Quando colher o milho verde

Agora que você já aprendeu como plantar milho verde, a pergunta que resta é: quando colher? Bom, isso varia conforme o tipo de milho e o período do ano em que o plantio foi realizado. Especificamente sobre o milho verde, isso deve acontecer quando as espigas já estiverem bem desenvolvidas, mas antes de começarem a desidratar.

Um sinal de que é o momento certo de colher são os estigmas (aquele cabelo que nasce da espiga): assim que ele adquirir um tom marrom, o grão já está pronto para ser tirado do pé. Isso pode acontecer entre 90 e 100 dias após a germinação, dependendo das condições climáticas durante o crescimento da planta.

E então, gostou das nossas dicas sobre como plantar milho verde? Esperamos que elas tenham sido úteis e que você comece a sua produção o quanto antes. Se tiver alguma dúvida ou uma experiência para contar, compartilhe nos comentários ou entre em contato conosco!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Ramon

    7 fev 2022
    Onde encontro semente de milho pra plantar
    Responder
  • Nivaldo Sanchez

    30 dez 2021
    Bom dia, onde posso comprar sementes de milho ok
    Responder
  • Caue

    28 out 2021
    Muito obrigado, trabalho com pamonha e não sabia plantar agora não preciso mais comprar =]=]
    Responder
  • Cristiane

    13 set 2021
    Quantas espigas nasce em 7 graus ???
    Responder
  • Raimundo Nonato Nogueira de Queiroz

    5 set 2021
    Bom dia Por acaso entrei neste blog, gostei da disposição em responder Valeu
    Responder
  • Marcia

    16 ago 2021
    Olá Vou plantar milho cem 4000 mil metros. Minha primeira vez Estou arrumando a terra Vou Es una lá Plantar milho verde semeando na terra, profundidade 7 cm 3 grãos em cada cova separada uma da outra por 50 cm. Correto
    Responder
  • Elismar

    8 abr 2021
    Gostaria de saber quantas sementes eu coloco por buraco?
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      Depende do método de plantio, Elismar. O recomendado é em forma de linha, usando de 6 a 7 sementes por metro de sulco e espaçamento entre as linhas de 90 centímetros. Caso opte pelo plantio em covas, utilize de 2 a 3 sementes por buraco e mantenha um espaçamento entre eles de 40 centímetros e 90 centímetros entre linhas - dessa forma, terá duas plantas por cova após a germinação.
      Responder
  • AgroRJ

    30 mar 2021
    Fala Bel agro, muito obrigado pela informação. Não percebi se quando colhemos a espiga, o pé volta a dar espigas ou tem de ser plantado um novo? Obrigado
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      O milho não rebrota, AgroRJ. É necessário semeá-lo novamente!
      Responder
  • NIXON FERNANDES CERQUEIRA DA SILVA GARCIA COS

    20 mar 2021
    Parabéns, ótimas informações: claras e úteis, apresentadas de forma simples e direta, assim como as respostas dadas.
    Responder
  • Lyra

    17 mar 2021
    Eu já tenho uma espiga de milho brotada gostaria de saber se planto a espiga inteira ou vou plantando os brotinhos que nasceram?0
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Lyra, o ideal é sempre separar os grãos de milho e semeá-los antes que criem brotos.
      Responder
  • Luiz Marcos de Aguiar

    3 jan 2021
    Bom muito ....de fácil entendimento...planto milho no meu pequeno quintal .....ajudou muito ...Obrigafo
    Responder
  • Saulo Mauricio (china)

    26 dez 2020
    Amigo bel agro, estamos pensando em fazer um plantio de milho em torno de 200 equitares em várias propriedades, que varia de 5 a 20 equitar por propriedade, o pensamento é que esta produção atenda uma fábrica de ração próximo a uma granja que tem um milhão de aves para se alimentar e todo esse milho que alimenta essas aves vem de Goiás e do Paraná, a logística está almentando muito o preço de custo por isso que pensamos em produzir uma qualidade de milho que se adeque a nossa região e tenha uma boa produtividade precisamos de orientação para o preparo da terra e uma máquina para plantar em larga escala e depois de quarenta dias queremos comprar uma máquina para a colheita da produção, nos estamos localizados na região metropolitana de Recife, na cidade de Abreu e Lima e Igarassu, pernambuco onde existe bastante água e o clima é bom para o plantio do milho na época de abril a julho e já fizemos com alguns produtores testes com um equitar de milho 1051 da robust e a produção foi muito boa, mais usamos irrigação e colhemos ele Verde que muda o processo que estamos pensando em fazer que é ele seco para ração animal, gostaríamos que o senhor nos orienta-se sobre este novo plantio temos experiência em plantação de milho só nesta época sitada e o forte daqui é o plantio de macaxeira,inhame, coco e frutas, se possível podemos montar uma parceria com sua experiência nesta atividade que queremos iniciar. Um grande abraço.
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Saulo, nossa sugestão é que você entre em contato com alguma revenda de milho da sua cidade, pois híbridos podem variar muito de região para região. Existem diversos aspectos que devem ser analisados, como altitude, época de plantio e ciclo.
      Responder
  • zilmar hainzenreder

    22 dez 2020
    Bom saber disso, para se evitar essa contaminação não desejada. obrigado pelo esclarecimento.
    Responder
  • Zilton dos Santos

    12 nov 2020
    Olá , tudo bem? Gostaria de saber, se é possível plantar num vaso uma espiga (sem milho) e como fazer isso? Ou só germina com sementes de milho?
    Responder
    • Bel Agro

      13 jan 2021
      Não é possível, Zilton. A germinação só acontece com as sementes.
      Responder
  • Flávio

    14 out 2020
    Qual a semente recomendada aqui pra Caçapava do sul de milho Verde
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Flávio! Existem vários híbridos no mercado. Recomendamos que você entre em contato com alguma agropecuária de sua região, que saberá informar com mais propriedade a melhor semente de milho para a sua cidade.
      Responder
  • Renê Cerentini

    24 set 2020
    Qual a profundidade dos grãos ? Obrigado pela matéria!
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Renê! A semeadura em solos leves ou arenosos é de 5 a 7 centímetros de profundidade. Já em solos pesados e argilosos, de 3 a 5 centímetros.
      Responder
  • Angela

    18 set 2020
    Muito didática e simples. Fácil de entender. Vou fazer minha hortinha com base nessa matéria. Obrigada
    Responder
  • joao grosso

    6 ago 2020
    Bom dia Boas dicas, tenho uma chácara, vou plantar. João
    Responder
  • Neide

    23 jul 2020
    Gostaria de saber se posso plantar milho orgânico, próximo à uma área com plantio de milho comum. Tenho uma área extensa, porém uma parte é cedida a um vizinho. Será que interfere na minha? Obrigada
    Responder
    • Bel Agro

      13 out 2020
      Olá, Neide! Segundo a legislação brasileira para orgânicos, as cultivares transgênicas são expressamente proibidas na produção de milho orgânico. Os riscos de contaminação do milho orgânico pelo transgênico são inúmeros, desde a sua produção até o seu transporte e processamento. O milho é uma planta alógama, ou seja, 95% da polinização é cruzada com o pólen de outra planta de milho, e esse pólen pode ser transportado pelo vento por distâncias entre 500 e 800 metros. Dessa forma, os cultivos de milho orgânico ou crioulo podem ser contaminados pelo pólen de milho transgênico transportado pelo vento de regiões vizinhas. Por isso, é muito importante que haja um isolamento da área de produção de milho orgânico para evitar a sua contaminação.
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido