A alface é uma das hortaliças mais consumidas no mundo. Por isso, produzi-la para consumo próprio ou para comercialização é uma boa pedida, pois sempre haverá demanda. Sendo muito sensível e exigente do solo, contudo, ela demanda alguns cuidados. A seguir, apresentamos um passo a passo bem didático de como plantar alface. Acompanhe!
5 etapas para plantar alface e colher bons resultados
Plantar alface exige dedicação, atenção e cuidados. Apesar disso, não é uma tarefa complexa. Com as informações corretas, é possível produzir hortaliças bonitas, saudáveis e vistosas. Quer saber como? Nós explicamos abaixo!
1 – Prepare o solo e o espaço adequadamente
Em todo cultivo com fins comerciais, uma regra básica é fazer a análise do solo. O objetivo principal é descobrir a acidez dele, o que interfere no desenvolvimento e na qualidade do produto. Dependendo do quanto for, é preciso corrigir o pH ― no caso da alface, o ideal é que esteja entre 6 e 6,8, ou seja, pouco ácido.
Entretanto, a análise também serve para entender a quantidade de nutrientes, matéria orgânica e textura do solo, o que auxilia nas decisões sobre a suplementação necessária e no preparo mínimo para produzir a hortaliça com qualidade.
2 – Plante utilizando mudas ou sementes
Para plantar alface, você pode utilizar mudas ou sementes. Além disso, o cultivo pode ser feito em bandejas armazenadas dentro de um local controlado ou diretamente no solo. Em ambos os casos, há vantagens e desvantagens. Mas vamos explicar ponto a ponto!
Plantio direto
Para semear com sementes, desenhe linhas com profundidade máxima de 1 centímetro, com pelo menos 25 centímetros de espaçamento entre os sulcos. Plante as sementes, respeitando um distanciamento de 3 a 5 centímetros entre elas e, em seguida, cubra-as com uma camada leve de terra. Depois, irrigue, mas sem encharcar.
O plantio com mudas segue essas mesmas recomendações de preparo e distanciamento. O cuidado adicional tem a ver com a forma de enterrar as mudas: é preciso cuidar para não cobrir de terra a base das folhas, apenas a raiz. A rega após o plantio também é igual à do plantio por meio de sementes.
O benefício de plantar diretamente no solo é a possibilidade de garantir uma hortaliça maior e mais vistosa, mas isso não acontece sem dificuldades, especialmente se o processo iniciar ainda com as sementes. Como sabemos, as primeiras fases de desenvolvimento são as mais sensíveis para qualquer cultura. No caso da alface, além dos desafios tradicionais de toda lavoura, ainda há a sensibilidade da planta à iluminação, calor e umidade.
Plantio indireto
Por isso que o plantio em bandejas de isopor ou polietileno pode ser eficaz. Elas podem ter de 288 a 400 células, com um substrato próprio para plantar alface, rico em fontes orgânicas e minerais. A semeadura deve acontecer dentro da célula e a semente precisa ser coberta com terra e irrigada como ocorre no plantio direto.
Em seguida, é só dispor as bandejas em um local de temperatura e luminosidade controladas, preferencialmente uma estufa, cuidando também da rega. É importante que as bandejas fiquem a uma altura de 1 metro, pelo menos, para facilitar o manejo.
Depois de 20 ou 25 dias do plantio, é hora de fazer o transplantio, preferencialmente no momento do dia com a temperatura mais amena. Dessa parte em diante, é só seguir com os mesmos cuidados do plantio direto e jamais descuidar da irrigação, sempre tendo em mente que o solo encharcado pode adoecer a planta! Ah, e não esqueça de proteger suas alfaces da incidência direta de sol.
3 – Cuide com a irrigação e fertilização
A irrigação é fundamental para plantar alface com qualidade. Outra técnica que pode ser aproveitada é a fertirrigação, que une duas das práticas essenciais para uma boa produção da hortaliça. Porém, muito cuidado com o excesso de umidade, conforme já comentamos, pois ela pode apodrecer a raiz. O melhor é não deixar faltar água, mas também não encharcar o solo.
Além disso, lembre-se que a alface é exigente em nutrientes, especialmente de nitrogênio e cálcio. Você pode garantir essas substâncias para a sua horta ou lavoura tanto por meio de fertilizantes minerais quanto por adubos orgânicos, sem esquecer que estes últimos demoram mais a serem absorvidos.
4 – Atente-se às pragas mais comuns
As pragas mais comuns da alface são os pulgões, a mosca branca, a tripes, o ácaro rajado, as lagartas, as traças-dascrucíferas e as cochonilhas. Para evitá-las, o manejo preventivo com rotação de culturas é o primeiro cuidado. O correto espaçamento e a limpeza do canteiro para evitar ervas daninhas também surte um bom efeito. A correta nutrição da lavoura, claro, é outro aspecto importante.
Por fim, se necessário, você pode recorrer a caldas e inseticidas, orgânicos ou não, mas sempre úteis para proteger a sua produção.
5 – Faça a colheita
A colheita da hortaliça ocorre entre 8 e 18 semanas após a semeadura, dependendo da época do ano em que o plantio for feito e da espécie cultivada. As condições de produção também interferem nesse trabalho. Por isso, apesar de ser possível plantar alface o ano inteiro, é interessante preferir as épocas mais frescas, tanto para lançar a semente na terra quanto para colher.
Ao colher alface nos momentos mais frescos da manhã, as folhas também estarão mais bonitas e convidativas para boas vendas ou para um consumo cheio de sabor e vitaminas!
Tenha o melhor suporte para uma boa colheita
Para preparar o solo, nutrir a lavoura ou protegê-la de doenças e pragas, conte com a Bel Agro! Nós temos os melhores produtos, desenvolvidos com muito cuidado para assegurar o resultado que você espera ao plantar alface ou qualquer outra cultura. Conheça nosso portfólio e conte com a gente!
Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma questão a compartilhar para que o plantio de alface seja ainda melhor, fique à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo. Aproveite e compartilhe este artigo com seus contatos também!
Deorge Garcia
26 mar 2022Deixe seu comentário