Saiba como produzir mudas de hortaliças fortes e saudáveis

mudas de hortaliças

Para que a sua horta produza bem e com qualidade, é essencial que as mudas utilizadas sejam fortes e saudáveis, condições ideais para o plantio. E para ajudá-lo a produzir mudas de hortaliças perfeitas, neste artigo, nós reunimos algumas dicas para que você comece a sua nova horta com o pé direito e colha ótimos resultados. Confira!

Como produzir mudas de hortaliças

As mudas de hortaliças podem ser produzidas em sementeiras, bandejas ou copos de papel, isopor e plástico. Saiba como produzi-las em cada um desses métodos:

Produção de mudas de hortaliças em sementeiras

As sementeiras são canteiros próprios para a produção de mudas. Elas devem ter de 80 a 100 cm de largura e de 20 a 25 cm de altura, variando conforme as necessidades da espécie. É fundamental que sejam instaladas em locais próximos ao destino final das plantas, protegidas do vento, expostas ao sol e com uma boa fonte de água.

Para preparar o solo na sementeira, é preciso limpar a área, revolver a terra e misturar o fertilizante adequado para a cultura. Se preciso, também se deve fazer a calagem do solo ─ o ideal é fazer uma análise do solo para verificar quais são as necessidades dele e ter mais assertividade na adubação. Depois, basta misturar a terra aos materiais, desfazendo os torrões.

Para semear, faça sulcos de 1,5 a 2 cm, distribua as sementes dentro deles e cubra-as com terra. Por fim, tampe toda a sementeira com um pano, TNT ou capim, a fim de evitar que a irrigação arranque ou enterre ainda mais as sementes e manter a umidade e a temperatura do solo. Só faça a retirada da cobertura quando as plantas começarem a nascer. Durante esse período, os cuidados são simples: é preciso regar o espaço e combater as plantas invasoras.

Produção de mudas de hortaliças em bandejas

As bandejas são recipientes com várias células para o depósito de sementes. Elas podem ser de isopor ou de plástico e devem ser colocadas em um local protegido do vento, de preferência, em cima de bancadas de arame liso, que impedem que as raízes saiam pelo furo da bandeja e penetrem no solo ou que acabem criando aderência com as bancadas de outros materiais.

A escolha da bandeja ideal depende da espécie produzida, já que há itens específicos para mudas de porte pequeno, médio e grande. Em cada célula, coloque o substrato indicado para a cultura, semeie uma ou duas sementes em uma profundidade de 0,5 a 1 cm e cubra-as com substrato. Depois, basta regar e combater as plantas daninhas até que as mudas cresçam.

Você pode reaproveitar a bandeja retirando os restos de raízes, lavando-a com água e detergente e fazendo uma imersão por 15 minutos em uma solução de água clorada a 5%.

Produção de mudas de hortaliças em copos

Os copos para produção de mudas podem ser de papel, isopor e plástico, desde que sem impressão, pois a tinta pode conter metais pesados prejudiciais às plantas. Nos copos de plástico e isopor, faça alguns furos pequenos no fundo para facilitar o escoamento da água. Independentemente do material, os copos devem ser colocados diretamente no solo onde as mudas serão plantadas.

Depois, encha os recipientes com o substrato indicado para a espécie, coloque até duas sementes em profundidade de 1 a 1,5 cm e cubra-as com mais substrato. Durante o crescimento das mudas, é preciso regar os copos constantemente e cuidar com a invasão de plantas daninhas e outras doenças. Ao transportar os copos, é preciso cuidar para não quebrá-los.

Como fazer o plantio das mudas de hortaliças

Uma muda forte e saudável é aquela que não apresenta sintomas de doenças, tem raízes inteiras e está com aspecto vigoroso. Geralmente, elas podem ser transplantadas de 20 a 30 dias após a semeadura, quando devem ter entre quatro e cinco folhas e de sete a dez centímetros.

Ao fazer o transplante das mudas para o solo, é preciso ter alguns cuidados. No caso das mudas em copo, por exemplo, é preciso retirar o copo em vez de tirar a planta de dentro dele. Sempre tenha atenção para não quebrar o torrão que envolve a raiz, que deve ser colocado na cova com a parte superior no mesmo nível do solo.

Com tudo isso feito, a sua produção de mudas de hortaliças tem tudo para virar uma horta saudável e produtiva! Se você tiver dúvidas ou outras dicas sobre o assunto, comente aqui embaixo! Aproveite também para compartilhar este artigo com outras pessoas que estejam começando a produzir suas mudas ─ elas vão adorar o conteúdo!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Tereza Maria

    7 abr 2022
    Amei as dicas sobre o plantio das sementes obrigado!
    Responder
  • Jeferson Izaias da Silva

    7 jan 2022
    Quero mais novidades sobre plantio
    Responder
  • Sophia

    13 out 2021
    Olá, gostei do blog! Fiquei em dúvida de como colocar a TNT por cima da sementeira, as sementes vão ficar sem luz solar? De fato quando eu as planto elas sempre tombam quando em rego ou esqueço de tirar da chuva, e acabam morrendo..
    Responder
  • jiovani

    4 ago 2021
    Qual o nome da cultura da imagem?
    Responder
  • Cristina Sampaio

    26 jun 2021
    Gostaria de saber como deixar as mudas com bastante raízes fortes quando elas está ainda na bandeja antes do plantio definitivo
    Responder
  • Neusa Iversen

    13 maio 2021
    Quantas sementes de alface tenho que colocar em cada cova, por favor
    Responder
    • Bel Agro

      5 ago 2021
      Neusa, é somente uma por célula. E vale lembrar que, antes de plantar a muda nova na cova definitiva, é necessário semear em uma bandeja plástica para fazer as mudas.
      Responder
  • Wanderley

    21 fev 2021
    Bom dia. Como nutrir as mudinhas ainda na bandeja pois acho que o substrato de cada célula não é o suficiente principalmente pras mudas de tomate?
    Responder
    • Bel Agro

      9 abr 2021
      Oi, Wanderley! Pode usar o Master 13.40.13, da Valagro.
      Responder
  • Arnaldo Leocadio Lemes Carneiro

    13 fev 2021
    Tentei várias vezes fazer mudas de alface mas vem muito fraca e não encorpa e acaba morrendo , já tentei fiz as irrigações não consegui. Gostaria de saber onde estou errando?
    Responder
    • Bel Agro

      9 abr 2021
      Arnaldo, isso deve estar acontecendo por falta de nutrientes. Utilize o Master 13.40.13, da Valagro. Vai dar um ótimo resultado!
      Responder
  • Edval

    8 fev 2021
    Parabéns achei muito instrutivo as dicas sobre a produção de mudas.
    Responder
  • Jaqueline Cristie da Silva

    19 dez 2020
    Semeio alface nas bandejas de isopor, elas germinam bem mas criam um pendão comprido e deitam. O que estou fazendo de errado?
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Jaqueline, é provável que suas alfaces estejam estiolando. Isso acontece quando não há incidência de luz suficiente para o desenvolvimento da planta. Sugerimos que você as coloque em um lugar pegue um mais sol ;)
      Responder
  • Antonio carlos Floriano

    16 nov 2020
    Gostei, vou fazer na minha Lage que é coberta, obrigado
    Responder
  • Osvaldete Barbosa

    7 out 2020
    Meu problema é com o tempo de sol, moro em apartamento, a luz solar tenho somente na parte da tarde porém, não tenho local para colocar os vasos para aproveitar esse Sol.
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Oi, Osvaldete! Poxa, que pena! A luz solar é um ponto muito importante para o desenvolvimento das plantas. Uma alternativa bacana para você é ir em uma loja especializada em jardins e verificar algumas opções que se encaixem no seu apartamento para aproveitar a luz da tarde. Qualquer nova dúvida, estamos à disposição! ;)
      Responder
  • Cleidebarreto

    22 set 2020
    Muito bom tudo isso vai mim ajudar bastante obg
    Responder
  • Mônica

    4 set 2020
    Também gostei,por serem dicas relevantes e sem rodeios. Excelente. ??????
    Responder
  • Juan Villavicencio

    27 jul 2020
    Parabéns. Dicas muito importantes e úteis para iniciar a plantação em uma horta com plantas saudáveis que logo irão nos beneficiar em nossa alimentação. Obrigado pela informação.
    Responder
  • Gilmar de Souza

    29 jun 2020
    Assim que as sementes for colocado na sementeira qual é bom local ideal pra deixar essa sementeira pra germinar as sementes?
    Responder
    • Bel Agro

      7 out 2020
      Oi, Gilmar! O ideal é colocar a sementeira em um lugar com sombra, mas que tenha luminosidade. Caso tenha mais alguma dúvida, estamos à disposição! :)
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido