Quatro indicadores para loja agropecuária que você deve acompanhar

indicadores para loja agropecuária

Você sabe qual é o faturamento do seu comércio, qual é o saldo disponível em caixa e qual é o valor gasto, em média, pelos seus clientes? Todos esses números são indicadores para loja agropecuária, ou seja, formas de medir os resultados da empresa e de acompanhar o desempenho dela. Com eles, você ganha uma base segura e confiável para tomar decisões que otimizem o seu negócio!

Indicadores para loja agropecuária: por que e quais usar

Quem administra uma empresa sabe bem o quanto planejar é importante. Afinal, o planejamento dá uma direção para os negócios e permite ter mais assertividade nas ações desenvolvidas. Mas aí no seu comércio, como você avalia se tudo o que foi planejado realmente saiu como o esperado? Bom, os indicadores para loja agropecuária costumam ser a resposta certa!

Imagine, por exemplo, que você deseja aumentar as vendas em 10% em determinado mês. Para isso, investe em divulgação, faz promoções e conversa com os funcionários para engajá-los nesse objetivo. Para saber se a sua estratégia deu certo e se você pode aumentar ainda mais o faturamento, é preciso descobrir se as vendas realmente cresceram nesse período. E é para isso que servem os indicadores.

Esses instrumentos permitem avaliar o desempenho do negócio em diversos aspectos, como vendas, marketing, financeiro, estoque e gestão de pessoas, oferecendo uma base para que o gestor tenha mais facilidade e segurança para tomar decisões. Existem vários indicadores para loja agropecuária e nós vamos indicar os principais a seguir. Confira:

1 – Faturamento da loja agropecuária

No caso das lojas agropecuárias, o faturamento corresponde à receita obtida por meio das vendas. Ou seja, se você vendeu R$ 10 mil em um mês, esse montante é o seu faturamento no período. Note que faturamento é diferente de lucro, que é o resultado da subtração do faturamento pelo total de custos e despesas no mesmo intervalo de tempo.

O faturamento é um dos mais importantes indicadores para loja agropecuária, pois permite ter mais segurança no planejamento financeiro. Isto é, se você sabe que o comércio tem faturamento médio de R$ 10 mil por mês, dificilmente irá planejar um investimento maior que esse sem uma reserva. Além disso, é possível comparar o faturamento entre períodos diferentes e avaliar as causas de uma redução ou aumento desse indicador.

2 – Ticket médio da loja agropecuária

O ticket médio é outro indicador muito utilizado no varejo. Ele trata do valor médio gasto pelos seus clientes na agropecuária e é calculado a partir da divisão do valor total de vendas pelo número de vendas realizadas. Assim, se o total de vendas foi de R$ 160 mil e a loja fez 5 mil atendimentos no mesmo período, o valor do ticket médio é R$ 32.

O ideal é que esse indicador seja acompanhado mensalmente e quanto maior o resultado, melhor. Se o valor do ticket médio for baixo, é preciso investir em ações que ajudem a aumentá-lo, como criar promoções e descontos em vendas adicionais, oferecer maior variedade de produtos e treinar toda a equipe. Um bom ticket médio significa que você pode ter mais sucesso em fidelizar os clientes.

3 – Disponibilidade de recursos em caixa

Imagine que você precisa fazer uma compra à vista urgente para repor algum produto, mas não sabe quais são os recursos disponíveis no caixa da loja. Problema, não é? É por isso que a disponibilidade de recursos em caixa é outro indicador importante para qualquer negócio. Com ele, você fica a par de quanto dinheiro há para custear despesas ou para investir.

Como se trata de um indicador essencial para o dia a dia, é fundamental que o fluxo de caixa esteja sempre atualizado. Para isso, é necessário apontar as entradas e as saídas de recursos com rigor, de preferência, diariamente. Se a sua loja agropecuária tem um volume alto de transações, o melhor é contar com um software de gestão empresarial (ERP), que faz esses registros de forma automática.

4 – Rentabilidade da loja agropecuária

Muitas vezes confundida com a lucratividade, a rentabilidade é outro indicador importante. Ela diz respeito ao desempenho do negócio em relação ao montante que foi investido nele e é calculada a partir da divisão do lucro líquido da loja pelo investimento total feito nela em um mesmo intervalo de tempo. Se você teve lucro de R$ 100 mil e investiu R$ 30 mil desde que abriu o comércio, por exemplo, significa que a rentabilidade é de 3,3%.

Esse indicador é valioso porque indica se a loja agropecuária está trazendo os retornos esperados. Se o resultado não é positivo, é possível tomar decisões para tentar aumentar a rentabilidade, como cortar os gastos ou aumentar o faturamento. Vale ressaltar que uma empresa pode oferecer lucro mesmo sem ser rentável ou vice-versa.

Utilize os indicadores para loja agropecuária e ganhe eficiência

Esses são apenas alguns dos indicadores para loja agropecuária que podem ser utilizados no dia a dia da gestão, mas existem muitos outros que você pode aplicar no seu negócio. Basta considerar se eles são realmente importantes para a administração, já que usar vários indicadores de uma só vez pode acabar tirando a sua atenção do que realmente importa.

Esperamos que o artigo tenha sido útil e estamos à disposição para tirar dúvidas e falar mais sobre os indicadores para loja agropecuária. Basta deixar seu comentário abaixo!

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Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Helena de Lemos Allama

    30 nov 2020
    Estou gostando muito do Blog de vocês, está me ajudando bastante.
    Responder

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