Entenda por que é essencial saber o perfil dos clientes da agropecuária

clientes da agropecuária

Rações para cães, medicamentos para o gado, defensivos agrícolas, equipamentos para pesca: esses são apenas alguns dos milhares de produtos comumente vendidos em uma loja agropecuária. Com uma diversidade tão grande de itens, é claro que o público desse tipo de comércio acaba sendo muito diferente entre si. E nesse sentido, entender quem são os clientes da agropecuária é essencial.

Na verdade, todo tipo de empresa precisa saber quem é a sua persona. Esse termo, que tem origem no marketing de conteúdo, é utilizado para descrever o cliente ideal de um negócio, ou seja, definir quem é a pessoa que estaria interessada pelos produtos que ele vende. A princípio, isso parece uma coisa intuitiva, mas é preciso uma análise complexa para elaborar as personas de uma empresa.

Por isso, neste artigo, nós vamos falar sobre como você pode descobrir quem são as personas do seu comércio e por que entender quem são esses potenciais clientes da agropecuária pode ajudar o seu negócio em diversos aspectos. Acompanhe e melhore seus resultados!

Como definir as personas da agropecuária

Quando se trata das lojas agropecuárias, dificilmente é possível definir apenas uma persona. Afinal, como vimos, esse é um tipo de comércio com público muito segmentado. Basta pensar que você pode vender desde rações para gatos e sementes para uma horta caseira até suplementos para gado e fertilizantes para grandes produtores agrícolas.

Ou seja, quem compra a semente para a horta caseira não é, normalmente, o mesmo comprador que busca o suplemento para gado. Trata-se, na maioria das vezes, de pessoas com perfis diversos, desde a renda até os hábitos e as necessidades. Por isso, é preciso entender as particularidades de cada um para oferecer um bom atendimento, assunto do qual falaremos melhor mais tarde.

O fato é que, para entender quem são os potenciais clientes da agropecuária, é preciso mais do que um palpite. É claro que, no dia a dia, você acaba conhecendo um pouco dos consumidores e forma uma ideia de quem são essas pessoas. No entanto, se basear apenas nisso pode fazer com que você coloque esse processo em risco. Por isso, é necessário fazer uma análise mais completa das personas.

O objetivo é ter à disposição diversos dados sobre elas, como gênero, idade, profissão, escolaridade, renda, hábitos, necessidades, gostos, desejos, entre outras características. Para isso, você pode usar diversas ferramentas. Uma delas são as redes sociais da agropecuária, já que elas disponibilizam dados demográficos sobre as pessoas que curtem as suas páginas.

O Facebook, por exemplo, tem uma ferramenta chamada Facebook Insights. Com ela, é possível ter acesso a dados como o gênero, a idade, a localização, o estado civil, o nível educacional, entre outras informações sobre as pessoas que curtem e interagem com a sua página. Esse é um bom começo para saber quem é o público que se interessa pelo que você oferece.

Outra forma de aprofundar essa pesquisa é entrar em contato com os seus clientes. Faça perguntas sobre a rotina da pessoa, suas necessidades, como busca informações, de que forma escolhe os produtos que precisa, quais seus objetivos, entre outras questões. Isso ajuda você a entender de que forma os produtos e serviços que você oferece podem ser aprimorados para melhor atendê-la.

Além disso, você também pode fazer parte de grupos sobre o seu segmento nas redes sociais para acompanhar as discussões realizadas pelos potenciais clientes da agropecuária e compreender ainda melhor as preocupações e os hábitos deles. Fazer uma análise dos seus concorrentes é outra atividade que pode ajudar nesse sentido.

Por que é importante conhecer o perfil dos clientes da agropecuária

Depois de agrupar todos os dados das pesquisas e entrevistas, você pode montar as personas da sua loja agropecuária. Vamos imaginar que uma delas seja Antônio, 42 anos, morador de uma localidade afastada do centro da cidade e que tem o ensino médio completo. Ele tem uma pequena lavoura em casa e comercializa seus produtos para mercados da região.

As principais necessidades de Antônio são buscar informações sobre os melhores produtos e técnicas para implementar em sua produção ― já que ele não é especialista no assunto e não tem acesso à internet em casa ― e conseguir conciliar seus pagamentos e recebimentos, pois costuma comprar à vista e receber a prazo, o que prejudica seu orçamento.

Analisando essa e as outras personas da sua agropecuária, você pode gerar ideias para otimizar o seu serviço e promover diferenciais para os seus clientes. No caso do Antônio, a busca por capacitação e a dificuldade em organizar o orçamento são necessidades que o seu comércio pode ajudar a atender de algumas formas.

O atendimento personalizado e as vendas externas são um exemplo. Com essas práticas, o comércio pode acompanhar melhor os problemas que clientes como Antônio enfrentam no cultivo da lavoura e oferecer soluções para ajudá-lo. Já na questão do orçamento, a sua loja pode disponibilizar algum tipo de facilidade, como o crediário, para que ele possa gerir melhor as finanças.

O fato é que, quando você sabe quem são os clientes da agropecuária, pode gerar dezenas de ideias para inovar e atender necessidades e desejos deles. E isso não vale apenas para o atendimento e as condições de pagamento, mas também para a compra de produtos, a organização do estoque, o treinamento da equipe, a realização de promoções, entre outros fatores.

Dessa forma, tanto os clientes quanto a sua loja ganham. Afinal, o seu faturamento só tende a aumentar quando você consegue oferecer ao consumidor exatamente aquilo que ele precisa e deseja! E então, que tal pensar melhor em quem são os clientes da sua agropecuária?

Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Aproveite também para conferir os outros artigos do nosso blog e conhecer mais dicas sobre gestão das lojas agropecuárias!

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