Entenda como definir o preço dos produtos na loja agropecuária

como definir o preço dos produtos na loja agropecuária

A precificação eficiente das mercadorias é um processo fundamental para manter a competitividade e a sustentabilidade de uma empresa. Afinal, se os valores estão altos, acabam afastando os clientes. Por outro lado, se estiverem muito baixos, podem comprometer o orçamento do negócio. Em meio a esse contexto, como definir o preço dos produtos na loja agropecuária?

Essa é uma pergunta comum de quem empreende nesse ramo. Isso porque, apesar de o cálculo para a formação do preço de venda ser simples, as análises que envolvem a precificação precisam ser bem feitas, a fim de garantir sua assertividade. Para entender como isso funciona, acompanhe as dicas do nosso artigo de hoje e saiba como colocá-las em prática no seu comércio!

Como definir o preço dos produtos na loja agropecuária

Para saber como definir o preço dos produtos na loja agropecuária, é necessário conhecer os fatores que formam o cálculo de precificação, que são a soma de custos e despesas e a margem de lucro. Em primeiro lugar, vamos falar sobre essa primeira parte, que se refere a todos os gastos que a loja tem para comercializar determinado produto e é fundamental para formar o preço de venda.

Para começar, é preciso entender a diferença entre custos e despesas: os custos são o tipo de gasto que se refere à fabricação ou compra do produto comercializado. Na sua agropecuária, por exemplo, o valor pago aos fornecedores na compra de fertilizantes e rações é um custo, pois se trata de um gasto relacionado diretamente às mercadorias.

Já as despesas são os gastos relacionados a tudo o que você precisa para vender esses produtos após fabricá-los ou comprá-los. Alguns exemplos são o salário dos funcionários, os impostos, as contas de energia elétrica, água e internet, o aluguel do espaço, a contabilidade, entre outros itens que podem impactar nos gastos, mas que não se referem diretamente às mercadorias.

Ao somar todas as despesas e os custos, levando em conta que podem ser fixos ou variáveis, tem-se o valor de cada produto, isto é, o resultado de quanto você está gastando para revendê-lo. Por isso, definir um preço de venda inferior a esse valor seria prejudicial ao negócio, já que você estaria tendo prejuízo na operação ao pagar mais do que recebe.

O próximo passo sobre como definir o preço dos produtos na loja agropecuária é estipular a margem de lucro para os produtos. Não há um padrão ideal para esse valor, por esse motivo, é melhor analisar o mercado e a concorrência para verificar o preço praticado e como está sendo a aceitação pelos consumidores. Desse modo, o cálculo de preço de venda na loja agropecuária fica assim:

Preço de venda = custos + despesas + margem de lucro

Porém, você pode ajustar esse valor final pensando na competitividade da sua loja. É comum que os lojistas definam margens diferentes para linhas de produtos distintas, por exemplo. Para categorias em que a concorrência é maior e o preço precisa ser mais competitivo, como defensivos agrícolas e fertilizantes, aplica-se uma margem mais baixa, que acaba sendo compensada com um lucro maior em outras linhas.

Como otimizar o preço dos produtos na loja agropecuária

Em alguns casos, o resultado final do cálculo do preço de venda não agrada o empreendedor por ser impraticável diante da concorrência. Uma das opções, como vimos, é equilibrar a margem de lucro, mas nem sempre isso é possível. Nessa situação, acende-se um sinal de alerta para a necessidade de otimizar o preço dos produtos na loja agropecuária.

Várias medidas podem ajudar nesse sentido, como negociar com os fornecedores para conseguir um preço mais razoável, que impacte menos na precificação. Avaliar todos os processos da agropecuária para identificar oportunidades de reduzir despesas também é uma boa pedida para economizar e fazer com que esse tipo de gasto pese menos no preço dos produtos.

Por último, mas não menos importante, fazer um controle minucioso de todos os custos e despesas é essencial para alcançar uma redução significativa nos gastos. Afinal, quando você tem tudo na ponta do lápis, numa planilha ou em um software de gestão, fica muito mais fácil organizar as informações e tomar decisões mais assertivas para o seu comércio.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como definir o preço dos produtos da loja agropecuária. Se ainda restou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo para que a nossa equipe possa respondê-la! Aproveite, também, para acessar o site da Bel Agro e conferir os produtos que disponibilizamos para que a sua loja atraia ainda mais clientes!

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