O que é NPK e como escolher o ideal para a sua produção

o que é NPK

Basta vermos uma planta murchando para pensarmos que o que ela precisa é de um bom adubo, não é verdade? De fato, o uso de fertilizantes, aliado ao combate às pragas, é essencial para que qualquer cultura se desenvolva de forma saudável. E entre esses fertilizantes, destacam-se os conhecidos como NPK, utilizados em uma grande variedade de plantas. Mas você sabe o que é NPK e o que significa essa sigla?

O que é NPK

NPK é a sigla para Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), os três principais nutrientes para a vida das plantas, também chamados de macronutrientes. É justamente pela sua importância para qualquer tipo de vegetal que esses três elementos são os mais comuns na maioria dos fertilizantes. Porém, como a planta tem necessidades diferentes em cada fase do seu desenvolvimento, esses três nutrientes podem ter quantidades iguais ou diferentes em um mesmo fertilizante.

Parece complicado, mas é fácil entender o que é NPK: se você verificar algum pacote de adubo na sua casa, por exemplo, vai perceber que a sigla NPK é seguida de alguns números, como NPK 05-20-10. Neste caso, o 05 representa o percentual de nitrogênio, o 20 percentual de fósforo e o 10 o percentual de potássio.

Mas, afinal, como saber qual é a melhor fórmula para cada fase da planta? Agora que você já sabe o que é NPK, vamos explicar para que servem cada um dos macronutrientes. Confira!

Nitrogênio: o que é para que serve

O nitrogênio é o principal nutriente para as plantas, pois é fundamental para que elas possam fazer a fotossíntese, um processo indispensável para a sua sobrevivência. Esse elemento é responsável por dar a coloração verde-escura das folhas e é importante também para o seu crescimento. Além disso, o nitrogênio atua no desenvolvimento do sistema radicular, que nada mais é do que as raízes, necessárias para a fixação da planta e para a absorção de nutrientes.

Quando uma planta está com deficiência de nitrogênio, ela costuma apresentar sinais como o crescimento lento, a coloração mais clara ou amarelada das folhas e a redução da produtividade de frutos, caso se trate de uma frutífera. Nesses casos, é importante consultar um profissional para verificar se esses problemas estão realmente sendo causados pela falta desse nutriente.

Por ser fundamental na formação da estrutura da planta, o nitrogênio é indicado em qualquer cultura, principalmente na primeira fase do seu desenvolvimento, logo após o plantio. Em folhagens, gramados e outros tipos de planta em que as folhas verdes são a principal característica, sua utilização também é ideal, tanto é que na ureia, um dos adubos mais utilizados para a grama, a fórmula contém apenas nitrogênio: NPK 45-00-00.

Fósforo: o que é e para que serve

O fósforo é um nutriente fundamental para o crescimento das plantas, pois é ele que faz o controle hormonal desse processo. Além disso, sua atuação também é importante para fixar o nitrogênio, estimular a produção de frutos e sementes e dar maior resistência ao caule ou talo. De formal geral, pode-se dizer que o fósforo é essencial em todo o ciclo de vida da planta, do crescimento à produção.

Quando há deficiência desse elemento, a planta tem seu crescimento prejudicado, assim como a quantidade e o tamanho dos frutos. A falta de fósforo também afeta a produção de sementes e é facilmente identificada a partir da cor das folhas mais velhas, que costumam ficar avermelhadas.

O fósforo pode ser utilizado em todas as etapas do desenvolvimento da planta, mas é fundamental na fase de crescimento e floração. Por isso, nesse estágio são indicadas fórmulas como 05-20-10 e 04-14-08, por exemplo, caso o solo não apresente outra deficiência que necessite de correção.

Potássio: o que é e para que serve

O potássio é o elemento que oferece maior controle à planta sobre suas funções vitais. Em níveis adequados, ele promove a maior absorção da água, a manutenção do pH das células e tecidos em um índice apropriado, deixa as raízes mais fortes e favorece, inclusive, a resistência a pragas. Além disso, também é um nutriente essencial para um bom tamanho, cor e sabor dos frutos.

Quando falta potássio, a planta tem atraso na floração, os frutos são menores e suas raízes também têm o crescimento comprometido. Outro sinal importante da deficiência desse nutriente é a necrose na borda das folhas e o acamamento das plantas, situação em que elas caem por causa da flexão do caule ou má fixação das raízes.

Como ocorre com os outros elementos, o potássio também é importante em todo o ciclo da planta, mas sua utilização é fundamental para a produção de frutos de qualidade, com fórmulas como 13-13-28 e 11-07-35.

O NPK ideal para a sua produção

Os três elementos que compõem a fórmula NPK são fundamentais para todo o ciclo da planta. Porém, em determinadas fases ela pode precisar de uma quantia extra de um desses nutrientes e, por isso, é importante ficar atento ao seu desenvolvimento e aos sinais que apresenta.

Além disso, pode ser necessário fazer uma análise do solo para identificar com mais segurança quais são os macro e micronutrientes necessários para manter a lavoura saudável. Contar com um profissional especializado nessa área é sempre uma boa opção!

Agora que você sabe o que é NPK, compartilhe suas experiências na lavoura, na hora ou no jardim conosco aqui nos comentários! E conte com a Bel Agro para utilizar os melhores fertilizantes na sua produção!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Sasa

    10 jan 2022
    Oi meus amigos eu plantei os meus cajus no USA ?? estou bem perdida mas eles germinaram da semente e agora preciso achar uma terra boa pra eles isso é minha dificuldade , agora que eles cresceram um pouco é melhor eu comprar esse npk ,,, porque as folhas estão meia estranha e marrons mas acho que pode ser o adubo qual o melhor por favor e eles estão nos vasos e tenho maracujá também ,,,, qual o melhor adubo para os maracujá também obrigado amigo adorei essas informações
    Responder
  • Devanir Aparecido de Oliveira

    10 dez 2021
    bom dia, fiz um canteiro de couve, possso aplicar npk , e de quantose quantos tempo. obrigado.
    Responder
  • Leonel vieira

    23 nov 2021
    Aprendendo muito com todos vcs ! Obrigado,era leigo e fui morar em sítio, agora estou me saindo bem.
    Responder
  • Marcos Rodrigues

    12 nov 2021
    Tenho duas mudas de tomate para plantar no vaso vou pom o npk101010 quanto tempo tenho que adubar denovo
    Responder
  • Itamar Batista de Souza-Sitio Betel-Varzea das Moças Niterói RJ.

    17 out 2021
    Gostaria de saber se quem tem uma chácara consegue comprar poucas sementes.Exemplo: 100 gr cemoura;100 gr cebolinha grande;100 gr beterraba; 100 gr berinjela;100 gr .
    Responder
  • Dirce de Fátima da Silva

    10 set 2021
    Boa noite! Tenho um pé de Atemoia , plantei a semente do fruto , ela está enorme floresce bastante todo ano e vinga dois ou três frutos , oque deve fazer ! Desde agradeço
    Responder
  • Everaldo Torri

    11 ago 2021
    anualmente meu único abacateiro produz milhares flores e milhares de pequenos frutos. 95% dessa produção caem logo em seguida. do tamanho de um feijão adulto. E por fim após 4 a 5 meses produz pouquíssimos frutos normais. Agora está iniciando a florada anual. qual o adubo que uso para produzir/colher mais abacates?
    Responder
  • Aloídes Reis

    7 maio 2021
    Poderia me informar se existe formulação 15-00-30? Estou procurando porque me indicaram para cobertura de eucalipto, mas não acho para comprar.
    Responder
    • Bel Agro

      4 ago 2021
      Aloídes, nós temos o registro dessa formulação. Inclusive, enviamos um e-mail para você! Qualquer coisa, entre em contato conosco pelo WhatsApp (47) 99972-5235 ou pelo e-mail vendas@belagro.com.br.
      Responder
  • Francisco Nivaldo Rodrigues Maciel

    31 mar 2021
    Meu tomate tá com 50 dias qual adulbo eu coloco pra crescer o fruto
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      Francisco, você pode utilizar o adubo para cobertura NPK 09.00.24 ou similar.
      Responder
  • José jacinto

    16 nov 2020
    Bom dia meus amigos ! Assim q plantarmos as árvores frutíferas já posso aplicar o adubo de enraizamento? E do crescimento qto tempo após ter aplicado do enraizamento e qual melhor época do ano p se aplicar ?
    Responder
    • Bel Agro

      13 jan 2021
      Pode, sim, José! Já em relação à adubação de manutenção, você pode realizar a cada 3 meses, seguindo sempre a orientação de dosagem da embalagem.
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido