Saiba como plantar cana-de-açúcar e quais os benefícios dessa cultura

plantar cana-de-açúcar

Plantar cana-de-açúcar pode ser positivo para os seus negócios, principalmente por conta da variedade de usos dessa gramínea. Ela é a matéria-prima para a produção de açúcar, melado, cachaça, rum, bagaço e etanol. Além, claro, do delicioso caldo de cana.

É lógico que, para alguns desses usos, como a transformação em combustível, é preciso uma quantidade enorme de cana. Mas é importante entender as possibilidades dessa cultura para conhecer os benefícios de plantá-la e saber como ela pode ser útil para as suas necessidades.

Por mais que você não vá cultivar um canavial, ainda assim, decidir plantar cana-de-açúcar pode ser muito lucrativo. Além da venda para o comércio local com o objetivo de garantir insumo para produção de caldo de cana ou mesmo para consumo in natura, ainda é possível utilizar como alimento para animais, como vacas e cabritos.

Ficou interessado em conhecer as técnicas para plantar cana-de-açúcar? Então siga lendo este artigo!

5 passos para ter sucesso ao plantar cana-de-açúcar

Plantar cana-de-açúcar não é uma tarefa difícil. Mas se você pretende ter uma boa produtividade e um controle de pragas eficaz, é bom seguir o passo a passo que vamos apresentar a seguir. Confira!

1 – Prepare a terra e o local do plantio

Uma boa terra para plantar cana-de-açúcar é aquela rica em compostos orgânicos. Por isso, usar aquele adubo que você mesmo prepara aí na sua propriedade já pode oferecer as condições ideais para a planta crescer sadia. Em relação à terra, ela pode ser arenosa ou argilosa. E é importante que o plantio seja feito em um local com alta incidência de sol, já que a cana-de-açúcar exige essa iluminação constante.

2 – Escolha a melhor época para plantar

Quem cultiva cana-de-açúcar em grande quantidade sabe que a cultura precisa de sol, calor e umidade. Considerando isso, existem três tipos de plantio que podem ser utilizados para oferecer as condições ideais à planta:

  • Plantio de ano-e-meio (de 16 a 18 meses): feito de janeiro a março, é o mais indicado e utilizado, pois nele o broto consegue crescer rapidamente já nos primeiro meses por conta das altas temperaturas, evitando a infestação de pragas quando a planta é jovem, período em que ela é mais sensível. Depois, o ritmo de crescimento da planta cai por causa do inverno (abril a agosto) e ela fica vegetando nos próximos sete meses (setembro a abril). Somente após esse período, a cana amadurece e pode então ser colhida, a partir de maio até julho. É o método que garante a melhor produtividade.
  • Plantio de ano (12 meses): feito entre outubro e novembro. Apesar da colheita ser mais rápida, a produtividade é menor, porque a planta tem menos tempo efetivo para crescer (apenas um verão, que corresponde a sete ou oito meses de desenvolvimento).
  • Plantio de inverno: neste caso, depende da região em que você mora. Como normalmente esta estação corresponde também ao período de estiagem, certamente será necessário fazer a irrigação e ter mais atenção com a plantação para assegurar o desenvolvimento. Além disso, o broto demora mais para se desenvolver, o que deixa a planta mais suscetível às pragas. Aqui, o trabalho de plantar cana-de-açúcar precisa acontecer entre junho e agosto.

3 – Plante os colmos

Escolhendo bem a época para o plantio e se certificando de que as condições necessárias para o desenvolvimento da planta estão garantidas, é hora de pôr a mão na terra! Comece fazendo sulco medindo em torno de 20 ou 30 centímetros, distantes entre 1 metro e 1,20 metro uns dos outros.

Depois, para plantar cana-de-açúcar, você tem que usar a própria planta. Como você pode perceber, ela é dividida em várias partes, chamadas de colmos. Você deve cortar o pé de cana no meio dos colmos, não na divisão deles, porque é ali naquela divisória (ou nó) que os brotos nascem. Em cada sulco você pode plantar um pedaço com dois ou três colmos. Em seguida, já faça a primeira rega.

4 – Rega e controle de ervas daninhas

Como dissemos, a primeira rega deve acontecer logo depois do plantio para deixar o solo úmido, que é a condição necessária para o desenvolvimento da cana-de-açúcar. Como o plantio costuma ocorrer no período de chuvas e alta umidade, talvez não seja necessário uma irrigação frequente, a não ser que você perceba que o período é de estiagem. Se for realizado o plantio de inverno, então a rega é um ponto importante do cultivo para que a terra esteja úmida.

Outro cuidado é com as ervas daninhas, que podem ser um incômodo nos períodos iniciais de desenvolvimento. Para evitar, é possível deixar as carreiras de plantação mais próximas, de modo que a própria cana forneça sombra no espaço entre as plantas, diminuindo as condições favoráveis de crescimento de vegetação indesejada. Outra maneira é simplesmente capinar e deixar o espaço limpo. Quem preferir, pode investir, ainda, em herbicidas para fazer esse controle.

5 – Faça o controle de pragas

Falando em controle, outro problema que precisa ser visto com atenção são as pragas. Para evitá-las, a primeira dica é começar cuidando da terra antes de iniciar a plantação. Revolver o solo com uma enxada para expor larvas de besouros ao sol, por exemplo, é uma primeira medida de combate a infestações. Depois de duas semanas, aproximadamente, pode-se mexer novamente na terra para triturar essa matéria e, na quarta semana, iniciar a preparação da terra para o plantio.

Essa preparação pode iniciar com a aplicação de inseticidas e outros defensivos com o objetivo de afastar cupins, cigarrinhas-da-raiz e outras pragas. É importante lembrar que a cana-de-açúcar é um atrativo natural para muitos insetos, especialmente formigas. Por isso, é fundamental conhecer o manejo integrado de pragas adequado para a plantação de cana.

Durante o crescimento da planta, também é interessante fazer o acompanhamento para, inclusive, catar determinados predadores que podem estar causando danos à cultura. A broca gigante, por exemplo, é um dos problemas possíveis de serem evitados dessa maneira. O controle biológico com parasitas naturais também é indicado, tanto contra a broca gigante quanto da broca-da-cana.

Por fim, vale citar os nematoides, que também podem ser um incômodo para quem resolve plantar cana-de-açúcar. Aqui no blog, já falamos sobre como tratar esta praga. E na hora de cortar, lembre-se de fazer isso bem rente ao solo, pois esta é uma ação que também dificulta novas infestações em um novo plantio.

Esperamos que este artigo seja útil e que lhe ajude a plantar cana-de-açúcar com sucesso! Caso tenha gostado, compartilhe também com seus colegas. Se você tiver alguma dúvida ou souber de alguma informação que vale ser compartilhada, aproveite para deixar o seu comentário no espaço abaixo!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Milton de Almeida

    24 mar 2022
    minha plantação será meramente caseira num terreno de 30 x30m2
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido