Saiba o que plantar no verão e os cuidados necessários com a produção nesta época

o que plantar no verão

Na estação mais quente do ano, protetor solar e água fresca são bons aliados para quem se expõe ao sol e às altas temperaturas. Mas e em relação à horta, o que plantar no verão e como proteger a produção durante esta temporada?

Essas dúvidas são bastante comuns, afinal, os fatores climáticos influenciam muito na qualidade e na produtividade das plantas. A temperatura, a luminosidade e a umidade são aspectos determinantes para que a produção seja satisfatória — e vale lembrar que cada cultura exige condições diferentes para se desenvolver bem.

O brócolis, por exemplo, cresce e produz melhor em temperaturas mais amenas, sem necessitar de muita exposição ao sol. Já o tomate, por outro lado, precisa de muita luz para se desenvolver com qualidade. Além das características de cada cultura, as diferenças climáticas de cada região do Brasil também são fatores importantes para analisar na hora de escolher o que plantar.

Apesar de ser verão em todo o país, existem locais em que as temperaturas são mais altas, em que chove mais e que são mais úmidos, enquanto outros mantêm esses níveis mais estáveis. Assim, avalie também as condições climáticas da sua cidade para decidir quais são as plantas mais indicadas para a sua horta.

O que plantar no verão

Mesmo com a diversidade do clima no país, algumas hortaliças, verduras, legumes e tubérculos podem ser cultivados no verão tanto em regiões de clima quente como em áreas de clima ameno. Alguns exemplos são o nabo, a abobrinha de tronco, o pepino, o repolho, o feijão de vagem, a cenoura e a alface de verão e a couve-brócoli, que se adaptam bem às diversas condições climáticas.

Já as áreas em que as temperaturas são mais altas e o clima é quente, como o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste do Brasil, a indicação é plantar no verão as plantas que gostam dessas condições. O tomate é um exemplo, já que o fruto precisa de bastante luminosidade para se desenvolver. As abóboras e morangas também são ideais para essas regiões durante a estação.

Outras culturas que se desenvolvem bem nos locais mais quentes são a melancia, o melão, o quiabo, o pimentão e a berinjela. Já nas regiões com maior altitude e com clima ameno, como o Sul e o Sudeste, as plantas que não gostam das altas temperaturas são as mais indicadas, como a acelga, o agrião, o espinafre, a rúcula e a beterraba.

Além de contar com essas dicas, vale a pena avaliar quais são as condições climáticas na sua cidade. Afinal, mesmo regiões do Sul do país apresentam altas temperaturas, assim como o Nordeste tem municípios com maior altitude e clima ameno. Somado a isso, algumas técnicas, como o uso de sombrite ou filme plástico, podem permitir que uma planta mais sensível ao calor seja cultivada mesmo na estação mais quente do ano.

Cuidados com a horta no verão

Mais do que escolher o que plantar no verão, também é importante conhecer alguns cuidados essenciais com as plantas nesta época. Eles são fundamentais para evitar problemas causados pela grande exposição ao sol e ao calor, pelo excesso de chuvas, pelo vento e até mesmo pelas pragas, que adoram atacar a horta nessa temporada.

A irrigação, por exemplo, é indispensável para culturas que precisam de água em abundância e que estão em áreas sem chuva regular. Já em se tratando do sol, uma das opções para proteger a produção é o sombrite, um tipo de tela preta que bloqueia a entrada de luz, agindo como uma sombra. Alguns são mais fechados, outros mais abertos: o mais indicado depende do tipo de planta cultivada.

Os sombrites são caracterizados por um valor em porcentagem que representa a proteção que oferecem, como 35%, material mais aberto, e 80%, mais fechado. Quanto maior o número, mais proteção contra o sol eles garantem. Além disso, os sombrites também preservam a horta das chuvas fortes e, para isso, precisam estar bem presos à estrutura.

Os filmes agrícolas feitos em plástico também são uma boa alternativa para proteger a plantação da exposição solar e do vento e são diferenciados pela espessura do material, que pode ser maior ou menor, conforme a cultura.

Outra forma de garantir a boa produção no verão é a utilização de cobertura morta no solo. Neste processo, a terra é coberta com palha ou capim seco, método que garante a umidade do terreno por mais tempo, diminui a temperatura, reduz os danos causados pela chuva forte e ainda evita o crescimento de plantas daninhas.

E já que estamos falando de invasores, pragas como insetos e fungos são muito comuns nesta época do ano e, por isso, é importante ter atenção à horta para evitar que eles impactem na produção e na qualidade dos alimentos e que transmitam doenças para toda a plantação.

Em caso de formigas, abelhas e outros insetos maiores, uma primeira opção pode ser o uso de armadilhas físicas que impeçam a ação dos invasores. Outra forma de resolver o problema é fazer a aplicação de defensivos agrícolas que controlem ou eliminem a infestação.

Garanta a produtividade e a qualidade da sua horta no verão!

Como vimos, o que plantar no verão depende das condições climáticas de cada região. Porém, o que não muda em nenhum lugar são os cuidados que precisamos ter para evitar que as características típicas dessa estação afetem a qualidade e a produtividade da horta.

Vale lembrar que consultar um profissional especializado é sempre uma boa opção para ter mais segurança na hora de escolher o que plantar na sua região e saber como evitar problemas. Além disso, utilizar produtos eficientes e com boa credibilidade, como os defensivos agrícolas e fertilizantes da Bel Agro, é essencial!

E, então, já sabe o que plantar no verão? Conte nos comentários como vai a sua produção e, se tiver alguma dúvida, pode compartilhá-la conosco, estamos à disposição para ajudar!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido