Entenda como plantar maracujá e quais são os cuidados com esta cultura

plantar maracujá

Plantar maracujá é uma tarefa simples, produtiva e muito apropriada para a grande maioria das regiões do Brasil. Não à toa, somos o maior produtor dessa fruta no mundo e a renda gerada por ela pode chegar a R$ 30 mil por ano em uma área de um quarto de hectare. Contudo, para quem quer apenas cultivar em casa, a tarefa também não é complicada.

Essa cultura gosta de sol pleno, exige cuidados simples de serem observados e uma base de nutrientes fáceis de serem fornecidos. Portanto, fique atento que vamos indicar um passo a passo de como plantar maracujá e aproveitar todos os seus benefícios!

Passo a passo de como plantar maracujá

Antes de entender como plantar maracujá, uma etapa importante é a escolha de sementes e da espécie que será cultivada. No primeiro caso é indicado aproveitar as sementes dos próprios frutos: basta lavá-las bem para retirar toda a polpa e depois secá-las. Em relação à espécie, a mais comum no Brasil é o maracujá amarelo, presente em 95% das lavouras.

Feito isso, é hora de preparar o solo e o local para o plantio. Siga para conhecer o passo a passo e plantar maracujá com sucesso!

1 – Plante as sementes em um recipiente pequeno

É indicado que o plantio das sementes seja realizado em um recipiente pequeno e provisório com partes iguais de adubo e terra. Misturar pó de cinzas de madeira a esse substrato é uma boa dica para neutralizar a acidez do solo. Plante de 4 a 6 sementes com uma profundidade de 2 centímetros, aproximadamente, e umedeça em seguida. Mantenha assim até fazer o transporte para o local definitivo, lembrando de jamais deixar o solo encharcado.

2 – Prepare o local de plantio

A germinação das sementes deve demorar de 45 a 70 dias. Neste tempo, é bom já ir preparando um espaço que tenha incidência constante de sol para receber as mudas. Você vai precisar:

  • Montar uma espaldeira: a planta do maracujá é uma espécie de trepadeira, logo, é necessário um apoio. No sistema de espaldeira, estacas de 2,5 metros de altura (50 centímetros delas enterradas no solo) são fincadas a cada cinco metros para proporcionar apoio a arames no topo dos mourões, que vão segurar as plantas.
  • Revolver o solo e enviá-lo para o laboratório: para o plantio comercial, a avaliação do pH do solo é fundamental para garantir a qualidade da colheita. No plantio caseiro, esta etapa não é exigida. Contudo, revolver a terra é importante nos dois casos para arejar e melhorar a permeabilidade do solo.
  • Fazer as covas e adubar: as covas devem ter de 40 a 60 centímetros de diâmetro e profundidade e distantes de 4 a 5 metros umas das outras. Ali deve-se colocar adubo orgânico misturado à farinha de osso, substrato que deve ficar descansando por, pelo menos, 10 dias. Marque os locais das covas para saber onde plantar mais tarde. Essas marcas podem ser feitas com fitilhos ligando o chão ao arame no alto do mourão, que já servirá de guia para a planta.

3 – Transfira as plantas para o local definitivo

Quando as mudas de maracujá já tiverem de 15 a 30 centímetros, elas já podem ser transferidas. Antes disso, uma dica é retirar as mudas menos desenvolvidas e deixar apenas a mais forte. Irrigue todo o local da plantação e, em seguida, faça um buraco na cova de adubo do tamanho do torrão de terra do recipiente original e plante-o ali. Em torno das plantas você pode colocar palhada, aparas de grama ou folhas secas para proteger as mudas do ressecamento e reter a umidade.

4 – Pode e polinize

Conforme as plantas forem crescendo, é importante podá-las para assegurar uma melhor produtividade. Assim, quando ela estiver passando do nível do mourão, é preciso fazer o primeiro corte para elas se ramificarem para as laterais, ocupando os arames. Da mesma maneira, quando elas ultrapassarem os limites do caramanchão, vale cortar para auxiliar na formação de cortinas de plantas. Desse modo, as folhas ficarão bem distribuídas, garantindo a incidência de sol sobre todas elas.

Nesse processo de trato cultural, outra iniciativa importante é fazer a polinização. Isso porque não é qualquer inseto que consegue fazer isso, já que o peso do pólen do maracujá é muito grande e pegajoso para a maioria deles. Assim, o trabalho fica a cargo de um tipo específico de abelha, a mamangava. Contudo, nem sempre elas estão por perto ou são suficientes para fazer esse trabalho, o que exige a intervenção humana para que essa etapa se cumpra com sucesso: basta tocar levemente com a ponta do dedo nas flores das plantas e ir repetindo esse processo para levar o pólen a todas as que estão abertas.

5 – Faça a colheita

Os maracujás estarão prontos para a colheita entre 6 e 9 meses após o plantio. Nesse momento, os frutos começam a cair no chão. Assim, é necessário passar por entre as fileiras coletando os que já tiverem se desprendido e colhendo ainda aqueles maduros que ficaram presos entre os ramos da planta. É importante não deixar maracujás maduros muito tempo no chão porque eles ficam murchos.

Cuidados contra pragas do maracujá

Na fase inicial de desenvolvimento da fruta, o principal problema para quem quer plantar maracujá são as lagartas. Felizmente, esta é uma praga relativamente fácil de contornar: basta usar cebola ou cebolinha por perto e ramos com folhas de cravo-de-defunto. Outras ocorrências incluem pulgões e nematóides.

Naturalmente que, além dos cuidados para evitar as pragas, também é necessário ficar de olho na nutrição das plantas e até mesmo no local em que elas estão crescendo. Capinar frequentemente, com a cautela de não prejudicar as raízes, é um trabalho muito positivo para permitir um desenvolvimento melhor da cultura.

E aí, conseguiu entender como plantar maracujá? Bem simples, não é mesmo? Agora, para garantir toda a nutrição que a sua plantação merece e precisa, bem como qualquer outra cultura que você for produzir, conte com os produtos da Bel Agro!

Esperamos que este texto tenha sido esclarecedor. Em caso de dúvidas ou se você quiser dividir alguma experiência, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo e até compartilhar este artigo. Se quiser, você também pode entrar em contato conosco. Estamos à disposição!

 

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Ione Andrade

    4 fev 2022
    As flores do meu maracujá abrem e depois murcham . Isso é normal?
    Responder
  • MARIA ALVES

    1 nov 2021
    Boa noite tem ser dois pés de maracujá juntos ou não , e quanto tempo pra florir e dar frutos.
    Responder
  • José Antonio da Silva

    18 out 2021
    Maravilha os ensinamentos sobre o cultivo de maracujá muito obrigado
    Responder
  • Raicson pereira silva

    28 set 2021
    Muito boa a matéria sobre maracujá as dicas são otimas
    Responder
  • Daiany

    6 set 2021
    O meu pé de maracuja produziu só um na primeira vez é normal?
    Responder
  • Gracinda Carvalho

    10 jul 2021
    Bem explicado.
    Responder
  • Valdik

    10 maio 2021
    Bom dia meu pé de maracujá parou de produzir e o fruto está caindo pode né ajudar
    Responder
    • Bel Agro

      5 ago 2021
      Valdik, isso pode variar de acordo com a região. Por aqui, como temos um inverno mais rigoroso, temos frutos nas épocas mais quentes. Então fazemos o seguinte manejo: adubação de plantio com o NPK 05.20.10 e de cobertura com o NPK 15.00.15. Além disso, fazemos a aplicação foliar de cálcio e boro, que ajuda bastante na reprodução e frutificação.
      Responder
  • Antonio francisco

    1 maio 2021
    Gostei muito.
    Responder
  • Jose Ulisses Pegatin

    22 abr 2021
    Gostei demais, bem simples e descomplicada, obrigado.
    Responder
  • Denilde

    16 abr 2021
    Muito esclarecedor a matéria!! A minha dúvida é que as flores do meu maracujá não estão abrindo e tentei fazer a polinização mas não tem o pólen. O q pode está acontecendo?
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      Provavelmente algum problema nutricional, Denilde. Aplique calcário, adubação de plantio e cobertura, pois isso deve ajudar. A cultura do maracujá precisa de, pelo menos, 3 adubações de cobertura e, se possível, aplicação foliar de cálcio e boro.
      Responder
  • joilson

    6 mar 2021
    eu quero saber qual sistema e mas produtivo da plantacao de maracuja por parreira ou estaleiro
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Joilson, os sistemas mais utilizados são o de latada ou caramanchão e o de espaldeira vertical. O sistema de latada, por exemplo, é muito comum em chácaras e quintais, tendo como vantagem proporcionar maior produtividade. No entanto, a desvantagem é que possui um custo elevado e favorece o surgimento de doenças devido à formação de massa vegetal muito densa. Já aqui no norte de Santa Catarina, o plantio comercial é geralmente feito em espaldeira vertical. Funciona muito bem!
      Responder
  • Ademir dos santos

    14 fev 2021
    Muito boa a matéria sobre maracujá as dicas são ótimas.
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido