Marketing para loja agropecuária: como fazer e ser bem-sucedido

marketing para loja agropecuária

Fazer marketing para loja agropecuária exige uma estratégia muito particular. Não que seja difícil, mas é diferente, até mesmo por conta do perfil dos clientes. Aliás, uma informação essencial para estruturar a divulgação do seu estabelecimento é que, além deste setor ser bastante único, mesmo os seus concorrentes têm uma clientela diferente da sua.

Assim, para começar os trabalhos e conseguir resultados satisfatórios, o ponto de partida é traçar um perfil exato do seu público, conhecê-lo e saber onde eles estão, que tipo de conteúdo consome e qual mídia utilizam. Este cuidado inicial vai nortear todos os investimentos e garantir que as suas ações alcancem as pessoas com quem você pretende falar.

Comece sabendo com quem você vai se comunicar

Conhecer o perfil dos seus clientes é fundamental para saber quais conteúdos desenvolver para se comunicar com ele e para onde direcionar seus investimentos. Neste ponto da nossa conversa, cabem duas perguntas. A primeira é: como você vai saber o perfil do seu público? Bom, a forma mais prática é ter um cadastro dos seus clientes.

Lógico que você não vai preencher uma ficha de cada pessoa que entrar na loja. Mas é possível organizar, por exemplo, um plano de recompensas ou um programa de fidelidade em troca da aceitação em participar. Assim, você já faz o cadastro com dados detalhados do seu público mais fiel e já fica com as melhores formas de contato com ele.

O que nos leva à segunda questão: como ter certeza de que, com esses cadastros, o marketing será efetivo para a totalidade dos clientes? A verdade é que realmente não há como ser tão específico, mas com base em um perfil médio, é possível determinar o cliente ideal. É pensando nele que você vai elaborar toda a sua estratégia.

3 dicas de marketing para loja agropecuária

Agora que você já sabe com quem está falando, é hora de pôr a mão na massa. Vamos lá?

1 – Selecione os melhores canais de comunicação

A escolha dos canais de comunicação precisa levar em conta as preferências de seu público. Uma pesquisa divulgada em 2020 e realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) mostra alguns parâmetros comuns dos produtores rurais:

  • 94% têm smartphone;
  • 74% usam a internet para buscar informações;
  • 76% fazem negócios por WhatsApp;
  • Entre as mídias tradicionais, a TV aberta é a preferida, seguida pelo rádio.

Como já sinalizamos, esta talvez não seja a exata realidade do seu público, mas já garante um direcionamento capaz de pensar em algumas ações indispensáveis:

  • A comunicação pela internet é fundamental;
  • Comunicadores instantâneos, como o WhatsApp, precisam ser incorporados à rotina da loja;
  • A mídia tradicional continua tendo um papel relevante.

O que você precisa determinar, partindo dessas informações, são as redes em que exatamente o seu público está. Será o Instagram? Ou o Facebook? Quem sabe o LinkedIn? Claro, você pode estar em todas elas, mas isso gera um custo e é preciso ter orçamento. Fazer um conteúdo sem qualidade só para estar em todos os canais não é interessante, pois em vez de conquistar, você afasta o público.

2 – Produza um conteúdo envolvente

Acertar o canal de comunicação é apenas uma das etapas, porque ter um conteúdo útil e envolvente é ainda mais essencial. Sem este cuidado, a pessoa até pode ver, mas não vai interagir, nem praticar uma ação a partir daquela publicação. E quando falamos em conteúdo envolvente, não estamos falando de algo engraçadinho ou polêmico, pois isso não vende.

Claro, o post até pode ser divertido e criativo, mas é preciso ter um objetivo claro com ele, não apenas receber curtidas e comentários. O que gera lucro é educar o produtor rural, apresentar o que vende na sua loja, anunciar novidades, compartilhar promoções e valorizar seu cliente.

3 – Escolha bem seus fornecedores e planeje ações promocionais

Uma atitude que pode ser uma mão na roda para o seu negócio é escolher fornecedores que têm boas estratégias de marketing: redes sociais atualizadas com conteúdos úteis, um blog informativo com dicas relevantes para o produtor rural e materiais de merchandising na loja. Ser uma marca conhecida e reconhecida também faz toda a diferença e poupa trabalho de apresentar algo novo.

Com essa parceria, pensar em promoções fica muito mais fácil. E você sabe, né? Apesar de bom atendimento e um espaço agradável para compras ser essencial, o preço sempre é um fator eliminatório na decisão de compra. Você não precisa ter os preços mais baixos sempre, mas valores competitivos e promoções boas conquistam os clientes!

Experiência de compra fecha com chave de ouro um bom marketing

Focar na qualidade do atendimento é uma preocupação quase que padrão hoje em dia. Por isso, todo diferencial conta! O pós-vendas, por exemplo, é indispensável. Personalizar esse contato com seu cliente também é uma atitude que só trará benefícios. Sabendo disso, invista em marketing para loja agropecuária, mas dê atenção, também, ao treinamento dos seus funcionários.

Bom, esperamos que você tenha encontrado respostas importantes para qualificar a estratégia de marketing da sua loja. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente ou deixe o seu comentário no espaço abaixo! E, claro, para garantir bons produtos aos seus clientes e bom conteúdo para suas ações de comunicação, conte com a Bel Agro!

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