Veja como fazer o controle de percevejo no milho e por que isso é importante

controle de percevejo no milho

O controle de percevejo no milho é uma preocupação necessária de todos os que trabalham com essa cultura. Esse inseto se aloja na base do caule e suga a seiva, injetando saliva para facilitar a sucção. Isso gera diversos problemas, como a redução do número de plantas e o retardo no desenvolvimento delas, o que acarreta em má formação dos frutos e em plantas dominadas.

Os percevejos também são responsáveis por ocorrência de má formação de vagens e desequilíbrio na maturação. Isso significa que, no fim da safra, podem ser percebidas plantas que ainda não estejam no ponto adequado para colheita, já que os insetos provocam falhas na formação e no desenvolvimento das plantas.

Com tantos problemas que esse bichinho é capaz de causar, este é um assunto que precisa ser tratado com muita seriedade, pelo bem da produção, do sucesso da colheita e até da preservação dos plantios seguintes. A seguir, nós explicamos por quê.

Controle de percevejo no milho começa antes de plantar

Para quem faz rotação de cultura, é comum que a infestação de percevejos comece nas fases finais da plantação de soja. Após a colheita, os insetos buscam abrigos seguros para se manterem vivos até que surja uma nova condição adequada de alimentação e proliferação. Então, é neste primeiro momento que a preocupação com o controle de percevejo no milho precisa virar atitude.

Além de tomar os cuidados para diminuir a presença de percevejos ainda na soja, é interessante limpar a área de plantio após a colheita, eliminar plantas daninhas (que os insetos usam como abrigo) e aplicar iscas para atrair os bichos que ainda estiverem escondidos. Dessa forma, a população deles estará reduzida antes de a plantação de milho começar a ser feita.

Essa isca pode ser preparada com o umedecimento de uma quantidade de soja misturada com um pouco de sal e dividida em dez porções espalhadas pelo terreno. No dia seguinte, basta verificar as iscas e eliminar os insetos que estiverem ali.

Um último cuidado pré-plantio é a seleção de sementes. O Tratamento de Sementes Industrial é um recurso para garantir uma proteção adicional à cultura, mas não é uma ação definitiva. Ou seja, mesmo depois da emergência das plantas, é preciso fazer o acompanhamento para ter o controle da praga.

Cuidando da plantação durante a safra

Logo que a planta nascer, é fundamental monitorá-la para identificar a presença de percevejos. O período crítico é justamente a fase inicial de desenvolvimento da cultura. Assim, se for encontrado um percevejo vivo a cada 10 plantas na linha e em sequência, você terá um indício da necessidade de realizar um controle químico da plantação.

Esse controle deve ser feito com um inseticida com efeito de choque e residual, permitindo que a planta tenha proteção por mais tempo. Até porque os percevejos são muito móveis e podem se esconder em locais difíceis de serem vistos, como debaixo da palha ao redor das plantas. Desse modo, uma aplicação correta dentro das doses recomendadas pelo Ministério da Agricultura é a forma mais segura de manutenção.

A plantação deve ser acompanhada conforme ela se desenvolve, realizando novas aplicações de inseticida conforme a necessidade, caso os insetos reapareçam. Para ajudar, também é possível fazer o controle biológico com o uso de espécies como as vespas parasitóides de ovos (T. podisi e T. basalis). Elas colocam ovos sobre os ovos dos percevejos, originando novas vespinhas e se multiplicando.

Porém, não há certeza de que o controle biológico seja totalmente eficaz. Aliás, nenhum método permite 100% de controle de percevejo no milho. Todas as técnicas precisam ser utilizadas de maneira complementar para reduzir as chances de prejuízos. Durante toda a safra, é fundamental manter o acompanhando para aplicar a solução mais efetiva para cada nível de infestação.

Uma última dica é a utilização de uma fertilização reforçada, compatível com a cultura do milho. Ela é capaz de aumentar a tolerância das plantas e reduzir o impacto causado pelos percevejos.

Ter informação é o mais importante

Cuidando do preparo e qualidade do solo, do desenvolvimento do milharal e aplicando técnicas complementares entre si, as chances de sucesso no controle de percevejo no milho são bem altas. O importante é você conhecer as soluções existentes para tomar as melhores decisões. Nesse sentido, a informação é sua melhor arma!

E é isso que oferecemos sempre aqui no blog da BEL Agro! Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e que ele ajude você a ter sucesso no controle de percevejo no milho. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou alguma técnica a compartilhar, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido