Como lidar com a tiririca, a planta inimiga do jardim

tiririca

Cyperus rotundus: este é o nome científico de uma invasora que costuma causar um problemão quando se abriga em um jardim. Também conhecida como tiririca, junça ou capim-dandá, ela é conhecida por ser resistente às altas temperaturas, às chuvas e ao encharcamento. E, por tudo isso, se torna um pesadelo para quem deseja se ver livre dela!

Se você já teve a infelicidade de se deparar com a planta, deve lembrar como funciona: no começo, parece um simples capim inofensivo, que você mesmo arranca com as próprias mãos. O problema é que logo depois o que era só uma planta se multiplica e toma conta do jardim, com várias ramificações para todos os lados prontas para conquistar uma área ainda maior do seu terreno.

É, quando a tiririca se desenvolve, a gente sabe que é difícil controlar. Mas antes de achar que esse é um problema sem solução, tenha calma! Existem maneiras de prevenir e exterminar a invasora e garantir a saúde do seu jardim. Vamos descobrir?

O que é a tiririca

A tiririca é muito conhecida justamente pelo seu poder de infestação. Mas você sabe quais são as suas características e como ela se desenvolve? Bom, acredita-se que essa planta seja originária da Índia. Apesar disso, hoje ela está espalhada por 92 países, principalmente em regiões tropicais e subtropicais, já que resiste muito bem às condições climáticas desses lugares.

A tiririca tem tamanhos variados, entre 10 e 60 centímetros. Seus pequenos rizomas subterrâneos dão origem a folhas estreitas, lineares e de um verde intenso e a uma haste que gera pequenas flores. De cada um desses rizomas, ainda surgem ramificações paralelas ao solo que dão origem a novos rizomas, característica que permite que a espécie se alastre rapidamente.

Esses rizomas estão presos às raízes das plantas e é aí que mora o problema: às vezes, quando arrancamos de forma manual, tiramos apenas as raízes, enquanto os pequenos tubérculos continuam no solo e, assim, têm a chance de voltar a crescer e se espalhar.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), a tiririca é considerada a principal planta invasora no mundo pela agressividade e dificuldade de controle que apresenta. Além de atrapalhar o desenvolvimento de outras culturas, ela também é hospedeira de fungos e nematóides, pragas que transmitem doenças e comprometem a produtividade das plantas.

Apesar disso tudo, uma curiosidade interessante sobre essas plantas é que elas são consideradas alimentícias! Os pequenos rizomas ligados às suas raízes podem ser consumidos crus, secos ou ainda batidos com água.

Como prevenir a tiririca

Para evitar que a tiririca chegue ao seu jardim, o primeiro passo é ter cuidado na preparação do solo. Se você vai usar uma terra adubada ou de outra origem que não seja a do seu terreno, verifique se ela contém algum rizoma ou ramificação de tiririca, pois isso é o suficiente para dar início ao desenvolvimento da planta.

Da mesma forma, é importante se certificar da qualidade das sementes e mudas e da limpeza das ferramentas usadas no plantio. Outra técnica que ajuda a prevenir o desenvolvimento da tiririca é a cobertura do solo com palha ou capim seco, que também evita o aparecimento de outras ervas daninhas.

Se a área em que você pretende fazer o plantio já está infestada, não faça o revolvimento do solo, pois essa prática só estimula o desenvolvimento de novas plantas. Neste caso, é mais indicado utilizar um herbicida de baixo residual antes de introduzir uma nova cultura.

Como controlar a tiririca

Para controlar a tiririca, antes de mais nada é essencial diagnosticar corretamente o problema e a sua dimensão. Nesta etapa, é importante contar com um profissional especializado, que pode identificar a extensão da infestação e definir o melhor método de controle para cada caso.

De forma geral, a maneira mais eficiente de resolver o problema é utilizando um herbicida seletivo, que elimina a tiririca, mas não causa mal ao gramado e outros tipos de planta. Na Bel Agro, nós temos o Herbicida Kapina, que age na raiz, tem rápida absorção e pode ser usado no meio urbano e adquirido sem a necessidade de receituário agronômico.

Além do controle químico (herbicida), outra opção é o controle mecânico, que abrange ações como trazer os rizomas da tiririca para a superfície do solo, a fim de exterminá-los por meio da seca e do sol forte. Porém, esse método exige controle contínuo e pode demorar para trazer bons resultados.

Pesquisadores também têm estudado formas de realizar o controle biológico desse tipo de planta, que consiste em utilizar elementos naturais para erradicá-las. O uso do fungo causador da ferrugem, por exemplo, ofereceu bons resultados na redução da formação de rizomas e, por consequência, na morte das plantas.

Como você viu, a tiririca é mesmo uma espécie difícil de lidar, mas com algumas ações preventivas fica mais fácil evitar que ela se instale no seu jardim! Além disso, existem boas estratégias de controle, como o Herbicida Kapina, para que você se livre dela com mais rapidez e eficiência!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário. Você também pode sugerir quais temas quer ver aqui no blog, é só comentar aqui embaixo!

 

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Alessandra

    25 out 2021
    Quantos centímetros tem a raiz da tiririca? Arranquei algumas, que não tinham os tubérculos, somente raiz. É normal tiririca jovem sem tubérculos?
    Responder
  • Mauro Damo

    23 out 2021
    No quintal tenho videiras(pareiras) se usar a Kapina pode prejudicar as mesmas.
    Responder
  • Joviano Guimarães Filho

    15 out 2021
    Que herbicida posso usa após plantio de mandioca em uma área muito infestada de tiririca , a cultura ainda não germinou mas a tiririca já está com uns 5 a 7 cm de altura
    Responder
  • Vanessa Pires de Oliveira

    19 set 2021
    Olá!! Tenho um gramado de grama amendoim que está infestado de tiririca. Posso aplicar o Kapina?
    Responder
  • Mirna

    27 jun 2021
    Meu gramado era de um verde aveludado de tão lindo e saudável. Depois que afitdi umas cadelas, as mesmas começaram a fazer buracos e cavar em várias partes, comecei a comprar placas de gramas para repor e não me dei conta que vinham infestadas de tubérculos de tiririca. Conclusão: infestou todo gramado. Usei todos herbicidas possíveis, seletivos e não seletivos. Nada resolveram. Hoje, estou resolvendo a terra, acabou a grama. Estou tirando manualmente os tubérculos. O mais incrível é que estão exatamente nas placas onde um dia foram gramas. Todos os dias removo um pedaço do terreno. Estou na metade do caminho mas foi o único jeito que parece está resolvendo. Meu gramado mede 12 metros quadrados.
    Responder
  • Ária das Graças

    24 mar 2021
    Arrancando e jogando fora os rizomas eu consigo eliminar. Ou precisa do herbicida.
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Ária, o herbicida é mais eficiente, pois consegue eliminar de forma definitiva a tiririca.
      Responder
  • Nilson Bocucci

    24 mar 2021
    O Kapina é nocivo aos Pets?
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Nilson, é muito importante manter os animais domésticos e crianças afastadas por duas horas após a aplicação do produto, ou conforme indicação do fabricante.
      Responder
  • Neia

    26 fev 2021
    Seu solo possivelmente está deficiente de magnésio, que tal usar calcario dolomito no seu jardim. As tiririca nascem em solos ácidos.
    Responder
  • Marisa Rezende

    5 fev 2021
    Meu jardim está infestado de tiririca. Posso usar seu produto, uma vez que tenho animais domésticos?
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Pode, sim, Marisa! Mas é muito importante se atentar às orientações da bula do fabricante, mantendo crianças e animais afastados do local de aplicação por pelo menos 2 horas após a aplicação.
      Responder
  • Dino de Oliveira Marangoni

    16 jan 2021
    Pois saibam que a batatinha da tiririca tem um poder nutricional enorme, eu alimento tenho um canteiro só de tiririca, a nasa esta preparando para alimentação dos astronautas, muito boa.
    Responder
  • Roberto

    9 jan 2021
    Meu gramado, tem +ou- 150m2. Tenho plantada grama esmeralda e está infestada por tiririca, braquiara e trevo. Há um herbicida que combate todas as pragas de uma vez ou o combate é individualizado?
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Olá, Roberto! Para a tiririca e os trevos, utilize o Kapina Plus, da Rawell. Já para as brachiarias, retire as ervas com a ferramenta tipo firmino.
      Responder
  • Débora Souza

    19 out 2020
    Boa tarde, Acabo de fazer meu jardim e aqui está muito quente e abafado. Depois de uma semana do jardim pronto ele encheu de Tiririca. Tenho várias plantas como alpinia, azaleia, jabuticabeira, entre outras no jardim, além da grama. Se eu utilizar o Kapina ele mata essas plantas? Ou só afeta a Tiririca? Obrigada!
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Oi, Débora! No gramado você pode usar o kapina tranquilamente, pois ele não irá prejudicar a grama. Já nas plantas ornamentais, é necessário que a aplicação seja dirigida, tomando bastante cuidado para não atingir as plantas. :)
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido