Fertilizantes especiais: entenda o que são e qual é a sua importância

fertilizantes especiais

Boas sementes, defensivos eficientes e adubos de qualidade são ingredientes fundamentais para que a colheita seja produtiva. E em se tratando especificamente da nutrição do solo, há diversas soluções no mercado que podem otimizar ainda mais os resultados, como os fertilizantes especiais, produtos que têm sido cada vez mais utilizados nas lavouras brasileiras.

O que são fertilizantes especiais

Os fertilizantes especiais são adubos com formulações diferenciadas, desenvolvidas para atender às necessidades específicas da produção de uma determinada cultura. Essa característica faz com que o desempenho desses fertilizantes seja ainda melhor se comparado ao dos convencionais, já que eles possuem exatamente os macro e micronutrientes de que as plantas precisam.

No mercado, é possível encontrá-los em versões especiais para um determinado cultivo, como é o caso dos fertilizantes para cereais, ou em fórmulas que trazem nutrientes específicos e que servem para diversas culturas, como ocorre com o Boro, entre outros elementos. O uso desse tipo de solução tem sido cada vez mais comum no Brasil.

Para se ter uma ideia, segundo a Abisolo (Associação Brasileira de Tecnologia de Nutrição Vegetal), a indústria nacional de fertilizantes especiais deve crescer 21% em 2019 em comparação a 2018, ano em que o segmento faturou cerca de R$ 7,6 bilhões, 19% a mais que no período anterior. Isso prova que esses produtos têm ganhado destaque nas lavouras brasileiras, seja como complemento, seja como única solução para nutrição do solo.

Por que utilizar fertilizantes especiais

Aqui no blog, nós já falamos sobre os fertilizantes NPK, que unem Nitrogênio, Fósforo e Potássio, os três principais macronutrientes para qualquer planta. Mas além deles, existem outros macro e micronutrientes que são importantes, principalmente em se tratando de uma produção voltada para fins comerciais, em que produtividade e qualidade são indispensáveis.

Nesse sentido, existem variadas fórmulas para enriquecer o solo, algumas que combinam elementos e outras que contam com um único nutriente. O uso de cada uma depende de diversos fatores, como as deficiências do solo, as necessidades nutricionais das espécies cultivadas e a fase de crescimento da planta, já que estágios diferentes podem requerer nutrientes distintos.

Seja qual for o caso, os fertilizantes especiais são uma boa opção, pois tanto na adubação foliar como na convencional, promovem uma absorção rápida que, por consequência, nutre o solo e as plantas com agilidade. Ou seja, com os fertilizantes especiais, você oferece os nutrientes corretos na dose certa para cada cultura e consegue corrigir deficiências ou mesmo fortalecer ainda mais as espécies de forma ágil e eficiente.

Os fertilizantes especiais da Bel Agro

Aqui na Bel Agro, nós conhecemos bem a importância e os benefícios dos fertilizantes especiais para as lavouras brasileiras e, por isso, desenvolvemos uma ampla linha de fertilizantes premium para oferecer nutrição eficiente com o melhor custo-benefício: a linha Belgen. Confira as soluções feitas para atender às suas necessidades:

Belgen Cálcio Boro: fertilizante especial foliar que combina Cálcio e Boro, ideal para complementar a fertilização. O Cálcio é um macronutriente secundário fundamental para o crescimento das plantas, enquanto o Boro é essencial para a formação e a produtividade delas, além de auxiliar na absorção de outros nutrientes. O Belgen Cálcio Boro está disponível em embalagens de 1, 5 e 20 litros.

Belgen Fosfito Mg: fertilizante especial composto por Fósforo e Magnésio para aplicação foliar. Um dos principais macronutrientes, o Fósforo é importante para o crescimento da planta desde a raiz até os frutos. Já o Magnésio é essencial para a fotossíntese, o que o torna um macronutriente essencial. O Belgen Fosfito Mg está disponível em embalagens de 1 litro.

Belgen Cereais: indicado para lavouras de trigo e milho, entre outros grãos, é um fertilizante especial granulado com fórmula que combina Nitrogênio, Fósforo e Potássio na proporção ideal para atender às necessidades desse tipo de planta. Belgen Cereais está disponível em sacos de 25 kg.

Belgen Gramados: com fórmula NPK com grande quantidade de Nitrogênio e Fósforo, o fertilizante especial Belgen Gramados favorece o enraizamento e o crescimento da grama, além de deixá-la sempre verdinha e saudável. Está disponível em embalagens de 25 kg.

Belgen HF: fertilizante especial disponível em diversas formulações para atender às necessidades de cada cultivo. Granulado, promove rápida absorção, estimula o enraizamento, o crescimento e a produção, além de regenerar o solo. Belgen HF está disponível em embalagens de 25 kg.

Como vimos, os fertilizantes especiais são um diferencial para a sua lavoura e aqui na Bel Agro o que não falta são opções para você nutrir ainda mais a sua produção. Acesse o nosso site ou entre em contato conosco para saber mais e fazer uma cotação! Ah, e se você ficou com alguma dúvida sobre fertilizantes especiais, deixe seu comentário aqui embaixo para conversarmos!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Esmeralda

    15 abr 2020
    Parabéns pelo artigo!Muito bom,
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido