A importância da escolha da semente de milho para o sucesso da safra

escolha da semente de milho

Alimento frequente na mesa dos brasileiros, o milho é cultivado em grande parte das propriedades rurais, tanto é que o Brasil se destaca como o terceiro maior produtor desse grão no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Porém, para alcançar boa produtividade e qualidade neste cultivo, o cuidado durante a escolha da semente de milho é essencial!

A produção de milho tem crescido nos últimos anos e parte dos bons números está relacionada às novas tecnologias que permitem uma previsão climática mais segura e assertiva, ao maior controle da lavoura, aos equipamentos mais sofisticados e ao controle mais eficiente das pragas. No entanto, de nada adianta tudo isso se a semente escolhida pelo produtor não for a ideal para a sua área e objetivo.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a semente é responsável por 50% do rendimento final da produção. Justamente por isso, a escolha correta desse insumo é de fundamental importância para a produtividade e a qualidade do produto.

Como fazer a escolha da semente de milho

Atualmente, existe uma grande diversidade de sementes de milho disponíveis no mercado, que podem ser divididas em dois tipos principais: híbridas e variedades. As sementes híbridas são as produzidas a partir do cruzamento entre linhagens puras, o que permite que tenham um melhor desempenho e potencial produtivo. Neste grupo, há híbridos simples, duplos e triplos.

Os híbridos simples são as sementes geradas a partir do cruzamento de duas linhagens puras e, por terem um maior potencial produtivo, são o tipo mais caro. Já os híbridos duplos são resultado da mistura entre dois híbridos simples. Por último, os híbridos triplos são gerados a partir do cruzamento entre uma linhagem pura e um híbrido simples.

As sementes híbridas requerem um investimento maior e são indicadas para produtores que dispõem de média a alta tecnologia. É importante ressaltar que os híbridos possuem alta produtividade apenas na primeira geração ― se os grãos colhidos forem semeados, é muito provável que haja redução da produtividade. Por isso, é necessário adquirir sementes híbridas todos os anos.

Já as sementes das variedades de milho têm a característica oposta: elas podem ser utilizadas por muitas gerações sem perda do potencial produtivo, desde que a multiplicação seja feita com os cuidados necessários. Este tipo de semente é gerada a partir da polinização natural e, por isso, pode ser desigual em relação à altura da planta e outros atributos. Esse cultivo tem um custo menor e permite que o produtor produza a sua própria semente por um preço mais baixo.

Porém, além da diferença entre híbrido e variedade, as sementes de milho ainda possuem outras distinções. Por isso, para acertar na escolha da semente de milho ideal para a sua propriedade, veja que pontos você deve analisar:

Objetivo da produção: o milho pode ser produzido para a colheita dos grãos, para a silagem ou para o consumo humano. Desse modo, é fundamental analisar qual é o objetivo da produção antes de escolher a semente, já que esse fator pode impactar nessa decisão. No caso da silagem, por exemplo, é essencial entender qual é o valor médio das fibras da planta, pois isso interfere no consumo e na digestibilidade do alimento pelo animal. Além disso, é importante verificar a altura e a resistência da planta ao acamamento e optar por sementes que produzem mais grãos, já que eles também são importantes para a alimentação animal. Essa avaliação também deve ser realizada quando o objetivo da produção é o consumo humano ou a colheita de grãos, a fim de que as sementes sejam capazes de render uma boa produtividade em cada caso.

Produtividade e estabilidade: a produtividade, como não poderia deixar de ser, é um dos principais fatores para ser analisado. Porém, mais do que o potencial produtivo, também é necessário analisar a estabilidade do cultivar. É importante optar por cultivares estáveis ao longo dos anos, que mantêm a produção sem grande oscilação em condições desfavoráveis.

Condições edafoclimáticas da região: apesar do nome difícil, as condições edafoclimáticas dizem respeito às características do solo e do clima da sua região e devem ser analisadas para que você possa escolher uma semente que se adapte bem à área de cultivo. As empresas que comercializam sementes costumam direcionar as vendas já de acordo com cada região, o que oferece mais segurança ao produtor em relação à proteção sobre doenças, entre outros aspectos. Por isso, é preciso ter atenção quando a compra é realizada em local diferente de onde o plantio será realizado.

Resistência a doenças: as doenças são grandes inimigas da lavoura de milho e podem afetar raízes, colmos e folhas, gerando grande prejuízo ao agricultor. Assim, é importante escolher sementes resistentes às principais doenças da região em que o cultivo será realizado, uma opção é adquirir sementes tratadas com fungicidas. Muitas vezes, apenas o tratamento recebido pela semente é o suficiente para combater as doenças, sem a necessidade de utilizar outros defensivos.

Ciclo de produção: o ciclo também impacta na escolha das cultivares de milho, que costumam ser divididas em normais, semiprecoces, precoces e superprecoces. Geralmente, é necessário que as plantas completem o ciclo de forma rápida e com boa produtividade, principalmente por causa da disponibilidade de chuvas, que costuma ser menor durante a safrinha.

Aceitação do mercado: outra análise importante é em relação ao tipo de milho aceito pelo mercado para o qual o produtor comercializa o produto. Há variedade na textura do grão, que pode ser duro ou mole, ou na cor dele, que pode variar entre amarelo, laranja, amarelo-alaranjado ou, ainda, branco. Assim, é preciso compreender qual é a preferência e a necessidade do mercado consumidor.

Esses são os principais fatores para analisar durante a escolha da semente de milho para a sua lavoura. Vale lembrar que consultar um profissional especializado é sempre uma boa opção para ter mais segurança nessa decisão!

E então, ficou com alguma dúvida sobre escolha da semente de milho? Deixe seu comentário! E não esqueça de acessar o nosso site para conhecer as nossas opções de sementes. Se quiser saber mais, entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido