Saiba como fazer compostagem e produzir seu próprio adubo

como fazer compostagem

Como fazer compostagem é uma dúvida comum de quem pretende produzir o seu próprio adubo e utilizá-lo na horta ou no jardim. Afinal, o resultado desse processo é um fertilizante orgânico repleto de nutrientes, que pode ser utilizado em qualquer cultura e ainda contribui para dar um destino mais correto aos resíduos orgânicos gerados no dia a dia.

O que é compostagem

Antes de falarmos sobre como fazer compostagem, vamos entender melhor o que é esse conceito: a compostagem é um processo biológico que transforma resíduos orgânicos, como folhas e restos de alimentos, em um composto orgânico homogêneo, sem cheiro e com muitos nutrientes, capaz de nutrir o solo e melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas dele. Toda essa transformação do material orgânico em adubo ocorre em três fases:

Fase mesofílica: é uma fase curta, de cerca de 15 dias, em que os micro-organismos, principalmente as bactérias, metabolizam os nutrientes mais facilmente encontrados nos resíduos, que são moléculas mais simples. A temperatura nessa fase chega a, no máximo, 40 °C.;

Fase termofílica: é uma fase mais longa, que pode durar até dois meses, e que é marcada tanto pela atuação de bactérias quanto de fungos que passam a degradar as moléculas mais complexas. Nesta fase, os resíduos podem chegar a uma temperatura de até 70 °C;

Fase de maturação: esta etapa dura de um a dois meses e é caracterizada pela redução da atividade microbiana. Com isso, a temperatura baixa, assim como a acidez do composto, o que é importante para que ele possa ser utilizado sem danos às culturas.

Ao passar por todas essas fases, o que leva de três a quatro meses, o composto orgânico está pronto para ser utilizado na horta ou jardim.

Como fazer compostagem

Há vários tipos de compostagem e eles variam, principalmente, em relação à quantidade de resíduos utilizados no processo. É possível fazer isso em escala industrial, por exemplo, ou em pequena escala, como são as compostagens comunitárias e domésticas. É desse último caso que vamos falar, já que é a situação mais comum para quem quer usar o adubo na horta ou no jardim.

O primeiro passo é preparar uma composteira, que pode ser feita com tambores, cercados de arame ou de madeira e até mesmo com baldes. Outra opção é comprar composteiras prontas, já que há várias opções disponíveis no mercado. Deixe-a em um ambiente bem ventilado, pois as bactérias precisam de oxigênio para agir nesse processo.

Em seguida, cubra o fundo da composteira com terra seca, que será responsável por absorver toda a umidade do composto. Depois, coloque os resíduos orgânicos que serão decompostos no processo. É preciso tomar cuidado nesta etapa, uma vez que nem todos os restos de alimentos são indicados para a compostagem. Veja alguns exemplos:

Resíduos que podem ser usados à vontade: frutas, verduras, legumes e suas cascas, borra e filtro de café, cascas de ovos, sementes e grãos;

Resíduos que devem ser usados com moderação: alimentos cozidos, laticínios, frutas cítricas, papel toalha e guardanapos;

Resíduos que não devem ser usados: carnes, arroz, trigo, limão, temperos fortes, papel, óleo, fezes de animais domésticos, papel, líquidos;

Para acelerar a compostagem, você pode picar os resíduos, o que favorece a decomposição deles. Além disso, colocar minhocas ou esterco também ajuda a tornar esse processo mais rápido. Isso porque as minhocas produzem excrementos repletos de bactérias, micro-organismos também presentes no esterco animal.

Depois disso, feche a tampa da composteira e revire o material sempre que colocar novos resíduos dentro dela. Por fim, antes de utilizar o composto orgânico, verifique se ele está mesmo pronto para ser utilizado, já que, antes disso, ele pode estar muito ácido e causar danos às plantas.

E então, gostou das nossas dicas sobre como fazer compostagem? Esperamos que elas ajudem você a começar a produzir seu próprio adubo em casa. Aproveite e conheça os produtos da Bel Agro para ter ainda mais qualidade no seu cultivo!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Alex

    25 nov 2021
    Que bom ter orientação pra fazer uma boa compostage organica obrigado.
    Responder
  • NORMA FERREIRA BARRETO

    4 jul 2021
    Estou fazendo com restos de legumes, verduras, frutas, cascas de ovos, borra de café e folhas. Depois ponho terra por cima ou areia de construção. Está ficando bom!
    Responder
  • Elisabete Maria

    19 jun 2021
    Solicito informação sobre compostagem se minhocas.
    Responder
  • Irina Beja

    17 mar 2021
    Oi. Como é que sabemos se o adubo ainda está muito ácido ou pronto a usar?
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Excelente pergunta, Irina! Para saber se a compostagem já está pronta para o uso, faça o seguinte: pegue um pouco dela e veja se consegue ver quais materiais orgânicos a compõem. Se não puder identificar, já pode começar a utilizá-la. Caso contrário, aguarde mais uns dias até chegar nesse ponto. Outro detalhe importante é que ela também deve estar escura, úmida e suave.
      Responder
  • Diná Mota Oliveira

    6 mar 2021
    Estou enterrando os restos de frutas, legumes e borra de café no Jardim! Tem algum problema?
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Não tem problema, Diná! Inclusive, a matéria orgânica é fundamental para estruturação do solo, retenção de umidade e fornecimento de nutrientes. :)
      Responder
  • Ivana Briguenti Massuia

    5 nov 2020
    Gostaria de saber sobre como se deve curtir o esterco seco de gado. Tem que ser em tambor ou fazer os montes e ir jogando água p curtir, e qual o tempo necessário p se obter um bom esterco ?
    Responder
    • Bel Agro

      13 jan 2021
      Oi, Ivana! Para curtir o esterco seco de gado, é preciso aglomerar um bom volume de material orgânico no chão e mantê-lo umedecido, revirando o composto a cada três dias durante um mês. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!
      Responder
  • Paulo Fernando a. Costa

    25 set 2020
    To querendo começar a fazer horta em casa
    Responder
  • Aparecida de Fátima rosa Rodrigues Campos

    26 jul 2020
    Quero conhecer mais sobro esse abubo quero me ajudar e também o meio ambiente espero contar com o apoio de voces.
    Responder
    • Bel Agro

      13 out 2020
      Olá, Aparecida! O site da Embrapa tem mais informações muito interessantes sobre o assunto. Vale a pena conferir: http://colla.bo/rJC9I
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido