Como organizar o layout da loja agropecuária de forma estratégica

layout da loja agropecuária

Um bom layout da loja agropecuária é muito importante para impulsionar as vendas e cativar os clientes. A questão não é só estética, mas acima de tudo estratégica, porque permite aos clientes observar melhor o mix de produtos e encontrar o que precisam com mais facilidade. Conforto e bem-estar são outros dois elementos fundamentais, pois geram uma boa impressão do seu negócio.

Tudo isso é requisito para um faturamento positivo e crescente. Porém, esses cuidados não fazem milagres sozinhos. É preciso ter um portfólio de qualidade, preços competitivos, boa localização e ser próximo dos clientes, oferecendo um atendimento impecável. Ainda assim, essas características podem não ser suficientes diante de concorrentes igualmente dedicados.

Como organizar o layout da loja agropecuária

Sabendo da relevância do layout da loja agropecuária para o sucesso do negócio, trouxemos algumas dicas práticas e facilmente aplicáveis ao seu estabelecimento para ajudar no desafio de melhorar a percepção do seu público ao visitá-lo. Confira!

1 – Dê um espaço para a “área de descompressão”

Área de descompressão é o nome dado para um “vazio” logo na entrada da loja. Nem todas elas têm esse espaço, o que pode não ser muito legal para o cliente. Acontece que não é confortável passar pela porta e já dar de cara com uma prateleira ou com produtos empilhados. O ideal é que, logo que entrar, o cliente consiga realmente ver a loja.

Não precisa ser uma área muito grande, até porque sabemos que nem todas as lojas agropecuárias têm metragem para isso. Mas é interessante que haja este local até para facilitar a circulação dos clientes que estão entrando, outros saindo e outros andando pela loja.

2 – Respeite a lógica do quente ao frio

Aqui não estamos falando do ar condicionado, nem de produtos refrigerados ou não. Quente, neste caso, faz referência aos produtos com giro maior, enquanto os frios são aqueles que têm menos saída. Ao pensar no layout da loja agropecuária, é interessante considerar essa estratégia, colocando os quentes mais próximos à entrada e início dos corredores e os frios mais para o fundo.

Essa dinâmica auxilia o cliente, pois ele vai encontrar logo de início o que realmente precisa. É lógico que, dependendo da dinâmica do atendimento na sua loja, alguém estará ali para ajudá-lo. Mesmo assim, é muito importante permitir a autonomia e garantir que o seu público visualize os seus produtos para que ele saiba se você tem o que ele busca. Assim, a rotina de compras fica mais agradável.

3 – Estimule as compras por impulso

Paralelamente a essa lógica do quente para o frio, você precisa selecionar os produtos que garantem compras por impulso. No corredor principal, que é aquele posicionado em frente à entrada, e próximo ao caixa, exponha itens que o produtor rural sempre precisa, mas não são os motivadores da ida dele à sua loja.

Dessa maneira, a pessoa que for buscar fertilizantes, por exemplo, pode se deparar com algum item de uso do dia a dia ― como uma luva, lanterna ou algum petisco para seus animais ― e incrementar o ticket médio da compra. Seguindo essa premissa, é interessante utilizar a área do caixa para expor itens pequenos que podem se apresentar como úteis enquanto o cliente aguarda para pagar.

4 – Evite criar um estoque dentro da área de vendas

Não é porque você expôs os produtos mais buscados no início da loja que é possível usar os fundos dela para estoque. Ter aquela área fria no final das prateleiras quer dizer que lá serão expostos produtos com menos giro, mas igualmente importantes para o seu cliente. Então, é fundamental que ele consiga andar pelos corredores sem se sentir aprisionado.

Por isso, se for necessário o uso de porta-paletes ou prateleiras mais altas, limite-as aos corredores laterais e no fundo da área de vendas. Deixe espaço para circulação e permita uma boa iluminação em toda a loja. É bem verdade que você precisa ter disponibilidade de produtos, mas eles também não podem ficar parados por tempo demais. Lembre-se: estoque parado é dinheiro perdido!

5 – Instale um caixa amigável

Mais uma dica em relação ao caixa, além de expor produtos de compra por impulso: torne o momento do pagamento algo agradável e humanizado. Tenha em mente que todo o trabalho de pensar o layout da loja agropecuária deve auxiliar em um atendimento qualificado e diferenciado. Nesse sentido, evitar aqueles caixas de supermercado é uma boa pedida.

Nos supermercados, os caixas são dispostos daquela maneira por uma característica muito específica deste tipo de negócio. Em uma loja agropecuária, é essencial se aproximar do produtor rural, ouvi-lo, entender suas necessidades e se colocar à disposição para ajudá-lo. Um balcão na lateral da porta de entrada é o suficiente para fazer a cobrança sem que este momento pareça impessoal.

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que você tenha encontrado respostas úteis para planejar o layout da loja agropecuária estrategicamente. Em caso de dúvidas sobre o tema, entre em contato ou deixe o seu comentário aqui embaixo! E, claro, para garantir bons produtos aos seus clientes e bom conteúdo para suas ações de comunicação, conte com a Bel Agro e siga acompanhando o nosso blog!

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Comentários

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  • Joana Hilda Mendonça Batista

    15 abr 2022
    Quero dicas é vidios pra organização de uma loja
    Responder

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