ERP para loja agropecuária: entenda a importância desse sistema

Um software ERP para loja agropecuária é fundamental para ter controle de várias demandas que são essenciais para esse tipo de comércio. A gente já falou aqui no blog: controle de estoque, organização do faturamento e reconhecimento da demanda são alguns exemplos de indicadores essenciais para assegurar o crescimento do negócio.

Para quem não está familiarizado com a sigla, o ERP significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. O objetivo dele é interligar todos os dados e processos de uma empresa em um único local, facilitando o acesso às informações, o acompanhamento da empresa e a tomada de decisões.

Com ele, a rotina de gestão fica mais organizada e os controles ficam mais refinados, impedindo perdas causadas por falta de conhecimento a respeito do que acontece com cada área da empresa. Esse, aliás, é um problema bem possível de acontecer. É só você lembrar de quantas vezes a preocupação com o caixa era tão grande que, por exemplo, o controle de estoque ficou em segundo plano.

Para entender melhor os benefícios de um software ERP para loja agropecuária, nós vamos listar alguns pontos que devem ser levados em consideração. Fique atento!

Por que ter um ERP para loja agropecuária

Gerir uma loja agropecuária não é tarefa fácil, principalmente se o gestor não contar com nenhum tipo de sistema para automatizar tarefas. Nesse sentido, confira como um software ERP para loja agropecuária pode ajudar no ganho de tempo, segurança e eficiência no dia a dia.

1 – Integração de todas as atividades na loja

Estoque, vendas, caixa e documentos são algumas áreas de uma loja agropecuária que podem ser integrados com o auxílio do ERP. Na prática, isso funciona da seguinte maneira: no momento em que determinado produto passa no caixa, é dado baixa dele no estoque de forma automática. Desse modo, fica mais fácil controlar a demanda e o volume de estoque, descomplicando inclusive a gestão do inventário.

Este é apenas um exemplo dessa integração, mas que pode ser útil em vários outros casos e setores. O importante é entender que, nesta situação que mostramos aqui, não é mais preciso avaliar no olho como está o estoque de cada produto para, só então, fazer o pedido ao fornecedor. Basta verificar a situação real no sistema e solicitar de acordo com a demanda.

2 – Controle de demanda

Por falar em demanda, este é outro ponto que um software ERP para loja agropecuária ajuda a controlar. Com base nos dados oferecidos pelo sistema, você pode avaliar se é preciso reforçar ou não o estoque, tudo a partir do comportamento dos clientes. Assim, você toma as decisões certas e não precisa tentar adivinhar o que precisa ou não de mais espaço no seu negócio.

Imagine, por exemplo, que você queira fazer uma estratégia de reposição do estoque de longo prazo. Se você não tiver informações precisas para basear a sua decisão de compras, vai ser impossível avaliar com exatidão quais produtos vendem mais em determinados períodos do ano — ou colocar na ponta do lápis o efeito da sazonalidade no seu fluxo de caixa!

Com dados consolidados e um histórico confiável, é possível fazer um planejamento mais apurado, o que auxilia também na gestão de custos.

3 – Redução de custos

Com estoque controlado e dados sobre demanda registrados, uma grande economia já pode ser percebida. É só você lembrar da máxima que diz “estoque parado é dinheiro parado”. Em relação à demanda, a mesma coisa: se você não consegue verificar, está perdendo dinheiro. Mas a redução de custos vai além disso. Ela está associada à padronização dos processos, à rápida tomada de decisões e ao acesso a informações privilegiadas e corretas.

Com um software ERP para loja agropecuária, atividades que antes demandavam tempo, recursos e profissionais dedicados a elas podem ser resolvidas pelo sistema. Ele também diminui a ocorrência de erros, como na emissão de notas fiscais ou na elaboração de orçamentos, além de perdas, como produtos vencidos por terem sido esquecidos no estoque. Lá na ponta, toda essa organização favorece o cliente, que fica mais satisfeito.

4 – Informações mais seguras

As melhores soluções de software ERP para loja agropecuária contam com mecanismos de segurança para proteger todos os seus dados de tentativas externas de invasão a eles. E você sabe: todas as informações que você produz na sua empresa são estratégicas para o desenvolvimento do seu negócio. São elas que lhe garantem um destaque perante a concorrência e o poder de negociação com fornecedores.

Mesmo internamente, essa proteção dos dados é um benefício muito importante. Com informações centralizadas e monitoradas, qualquer uso anormal de arquivos e valores pode ser localizado, o que diminui a ocorrência de fraudes.

5 – Acompanhamento de performance

Além de ser uma ferramenta extremamente positiva na coleta e análise de dados, um software ERP para loja agropecuária pode cruzar indicadores com mais complexidade do que uma pessoa poderia fazer manualmente ou com a ajuda de uma tabela de Excel.

Com isso, é possível entender o padrão de evolução do seu negócio, conhecer as oportunidades disponíveis, corrigir rotinas em diferentes áreas (vendas, caixa, estoque, orçamentos), a relação de custos e despesas, a situação da lucratividade, entre outras informações estratégicas de performance.

Sistema de gestão para todos os tipos de lojas

Se depois de ler tudo isso você ainda estiver acreditando que é mais simples continuar fazendo tudo do jeito que está sendo feito agora, vale considerar um pouco mais. A verdade é que um software ERP para loja agropecuária não vai complicar a sua vida. Muito pelo contrário! As rotinas ficarão mais facilitadas e você terá mais tempo para trabalhar em questões estratégicas do seu negócio, como fazer ela crescer e dar uma atenção especial aos seus clientes.

Existem softwares ERP de todos os tipos para lojas de todos os tamanhos e orçamentos. Então, vale a pena pesquisar com calma no mercado e encontrar aquele feito na medida certa para as suas necessidades. Com certeza será um investimento que valerá muito a pena!

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que ajude você a dar esse passo importante na qualificação das suas rotinas e dos controles da sua loja. Caso você tenha alguma dúvida ou experiência a compartilhar, fique à vontade para deixar seu comentário logo abaixo.

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • ALINE DA CRUZ BILIBIO

    24 jun 2020
    Com certeza com software facilitará o trabalho da loja e de qualquer negócio. Gostei bastante da matéria, parabéns pelo trabalho!
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido