A banana é, sem dúvida, uma das frutas mais democráticas e amadas do Brasil. Facilmente utilizada em qualquer receita, é também um alimento prático para comer, nutritivo e que vai bem em qualquer hora do dia. Por tudo isso e pela facilidade de cultivo, saber como plantar banana é um conhecimento útil para quem quer investir nessa cultura ou mesmo para consumo próprio.
Antes de falarmos sobre o passo a passo a respeito de como plantar banana, é preciso um alerta: a escolha da diversidade da fruta a ser plantada é essencial para o planejamento de todo o processo. Existem vários tipos de banana no mercado e algumas são mais propícias para determinadas regiões do que outras. Assim, pesquisar se o tipo de fruta que você quer cultivar é a mais adequada para a sua região é o primeiro passo.
Além, é claro, de avaliar a demanda pela banana que você pretende comercializar: a banana prata é a preferida das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Entre as indicadas para exportação, podemos destacar a Jangada, a Piruá e a Lacatan, preferidas do público estrangeiro.
3 dicas de como plantar banana corretamente
Agora é hora de procurar um lugar para plantar. O melhor local é aquele com solo fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e livre de encharcamentos. A bananeira não gosta de muito frio (a temperatura ideal é entre 20 °C e 25 °C, mas é aceitável uma variação entre 15 °C e 35 °C) e nem cresce em solo muito úmido, porque ele causa maior incidência de doenças nas folhas e frutos.
Considerando esses cuidados essenciais sobre como plantar banana, vamos começar o cultivo!
1 – Prepare a terra, cuide com as covas e espaçamento
Caso você queira um volume de produção maior e um melhor controle de pragas, uma opção é aplicar algum defensivo no solo ao menos um mês antes do início do cultivo para evitar a infestação de insetos e outros parasitas. Passado esse tempo, uma dica para todos os que querem aprender como plantar banana é enriquecer a área de plantio com compostos orgânicos para receber as mudas.
Essas mudas são chamadas de rizomas, que nada mais são do que partes de uma planta já adulta. O indicado é que elas sejam postas em covas de 30 centímetros de largura por 30 centímetros de profundidade. É fundamental que elas estejam, no mínimo, distantes dois metros uma da outra, para não comprometer o crescimento da vizinha.
2 – Plante em época de chuva e calor
Como dissemos, a bananeira não gosta de frio, então é melhor que o plantio ocorra em época de temperaturas mais amenas ou até mais altas. Outro cuidado para quem quer entender como plantar banana é fazer isso em um período mais chuvoso. É verdade que a bananeira não gosta de solo encharcado (já dissemos isso aqui), mas isso não significa que ela não goste de chuva.
Este é um cultivo muito propício para regiões mais tropicais, como o Brasil. Por isso, é comum que o processo de irrigação seja necessário e farto. O cuidado é, apenas, garantir que o solo tenha um bom escoamento. Portanto, caso a região seja mais seca, é fundamental fazer a irrigação artificial frequentemente.
3 – Cuide com a manutenção das plantas
Para que as plantas cresçam saudáveis e gerem frutos de qualidade é indicado um cuidado especial em relação a nutrição das plantas. Também é muito positivo que as folhas sejam observadas com atenção. Caso alguma apareça seca, ela precisa ser retirada. Se a causa desse ressecamento for alguma doença, a poda evita que ela se alastre pela planta.
Aparecendo insetos ou fungos na plantação, uma dica de ouro para quem quer saber como plantar banana é cobrir os cachos com sacos de plástico e fazer duas aberturas de ar nele, uma de cada lado, permitindo a circulação de oxigênio e a saída da umidade. Desse modo, é possível proteger os frutos.
Esse acompanhamento precisa ser feito ao longo de um ano, quando as bananas começam a ficar aptas para a colheita. O tempo pode ser até menor, dependendo das condições climáticas e do solo. Então, logo que as frutas amadurecerem, os cachos devem ser cortados com bastante cuidado para evitar pancadas que os machuquem. Isso pode alterar a cor e o sabor das bananas.
Preparando para uma nova colheita
Depois que as bananas estiverem colhidas, você deve realizar o corte do pseudocaule da bananeira de maneira cuidadosa, evitando danificar o perfilho. Isso porque, depois da retirada dos cachos, a planta começará a morrer. Esse processo de poda, por assim dizer, permite que novas bananeiras surjam, iniciando um novo ciclo.
E aí, gostou das nossas dicas sobre como plantar banana? Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor. Se você tiver alguma experiência para dividir com a gente, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. E fique atento ao nosso blog para conferir outras dicas de plantio!
José Inock Paulino
20 fev 2022Carlos
19 jan 2022Neila alves
17 out 2021Pedro
15 jul 2021Antônio Luís da Silva
22 abr 2021Bel Agro
4 ago 2021Júlio Baia
1 abr 2021Bel Agro
17 jun 2021Leoceone Batista de Oliveira
1 mar 2021Bel Agro
2 jun 2021José Ribamar
28 fev 2021Raimundo Nonato
10 nov 2020Bel Agro
13 jan 2021Deixe seu comentário