Como iniciar e planejar o plantio comercial

plantio comercial

Na agricultura familiar, há dois tipos principais de produção: a de subsistência, que tem como objetivo principal garantir o consumo da família, e o plantio comercial, que é quando um pequeno produtor faz o cultivo pensando em vender. É verdade que o interesse pelo trabalho no campo não é o maior nos dias de hoje, mas é uma possibilidade capaz de trazer muita satisfação e uma boa renda!

Nós, inclusive, já trouxemos aqui no blog algumas recomendações básicas para comprar um terreno para agricultura. Este, sem dúvida, é o primeiro passo para quem quer viver do plantio comercial. Ganhar a vida neste ramo de negócios não é algo absurdo, pois significa ter uma vida mais próxima da natureza, sem a rotina da cidade grande. E não deixa de ser uma forma de empreender!

Nesse contexto, aqui está nossa primeira indicação para iniciar o plantio comercial e garantir o sucesso da empreitada: é preciso encarar o desafio como se você estivesse à frente de uma empresa. Como todo empreendimento, é fundamental ter planejamento, controle, investimentos e metas. Quer entender melhor como organizar esse novo estilo de vida? Acompanhe!

5 dicas para ter sucesso no plantio comercial

Tanto faz se você já vive no campo ou se este é um projeto novo. As dicas que vamos apresentar a seguir servem para os dois cenários. E mesmo que você já faça o plantio e venda os seus produtos, sempre é tempo de aprimorar as estratégias e acumular novos conhecimentos para lucrar mais.

Contudo, se esta é uma mudança no perfil de vida, é preciso ir além dos conhecimentos sobre como plantar as culturas escolhidas. Saber quais são os pontos de atenção e de que maneira organizar a produção são atributos fundamentais para não acumular frustrações. Por isso, fique atento aos cuidados que vamos apresentar!

1 – Planeje sempre! Planeje muito!

Acabamos de chamar a atenção para o fato de que a agricultura para plantio comercial é como se fosse uma empresa. Diante dessa afirmação, muitos podem achar que o nível de dificuldades e incertezas em uma lavoura é maior, então, não seria uma comparação justa. Porém, este pensamento não tem tanto amparo na realidade.

É verdade que o clima e outros fatores externos, como pragas, podem impactar negativamente na produtividade. Este, no entanto, é um risco específico da agricultura como tantos outros riscos também existem em outros empreendimentos. Para lidar com isso, planejar-se para investir em tecnologias e reduzir as perdas com imprevistos é o caminho a ser seguido.

Naturalmente, tudo exige um investimento inicial e, a partir dele, é necessário projetar o que se precisa para produzir bem, quem vai comprar a mercadoria e o quanto se espera de retorno. Insumos, mão de obra, transporte, armazenamento e marketing são custos e necessidades que naturalmente vão aparecer e que precisam ser dimensionados.

Não deixe de separar, também, aquele valor necessário para se manter até que a produção dê lucro. E, claro, em todos esses pontos, deixe uma margem de manobra para imprevistos. Tudo isso exige planejamento!

2 – Cuide da qualidade da terra em que você planta

Arar, nutrir e analisar a terra em laboratório são recomendações básicas para manter a boa produtividade e evitar invasores indesejados. Contudo, tão importante quanto cuidar do seu espaço de produção é verificar se ele é bom para plantar o que você deseja. Há culturas para todos os tipos de solo! O que não se pode é escolher alguma que seja incompatível com o que você tem disponível.

Outro cuidado é a rotação de culturas. É preciso levar em conta que a agricultura é um processo que faz as plantas extraírem do solo os nutrientes que necessitam para se desenvolver. Se você faz o plantio apenas de uma única espécie ou de cultivares que tenham características semelhantes, com o tempo o solo pode ficar empobrecido.

Assim, preocupe-se em realizar a rotatividade pensando na troca que as culturas podem proporcionar ao solo, oferecendo descanso a ele, fazendo com que a demanda nutricional seja alternada e, principalmente, evitando pragas e ervas daninhas que acabam aparecendo quando não há essa prática.

3 – Observe o mercado e escolha com cuidado o que você vai plantar

Aqui temos duas dicas, mas elas expõem uma única preocupação: a vazão da sua produtividade. Nas etapas anteriores, de planejamento e análise do solo, uma das definições mais importantes de todo esse trabalho já precisa ser considerada: qual (ou quais) cultura deve ser escolhida para o plantio comercial. Para ajudar, o caminho mais eficaz e óbvio é analisar o mercado.

Só que não basta apenas perceber o que existe de demanda. É necessário cruzar esta informação com as condições climáticas da região e as características do solo na sua propriedade. Arriscar pensar unicamente no que estão pedindo sem avaliar as condições para produzir determinada cultura pode trazer um risco desnecessário para o retorno dos seus investimentos!

4 – Construa parcerias estratégicas

Há duas formas de parcerias possíveis: com revendedores dos seus produtos (supermercados, feirantes, restaurantes, lanchonetes, frutarias etc.) ou com outros produtores cooperados.

No primeiro caso, você garante um leque fixo de clientes para quem você vai vender. Assim, sabe-se o quanto é preciso produzir e para quem se vai vender. É um investimento seguro e com certo grau de previsibilidade sobre o retorno.

Já no segundo, você garante a venda, mesmo sem ter essa parceria direta formada. Com uma cooperativa, dependendo da organização e tamanho dela, o seu produto pode ir ainda mais longe, a destinação dele é certa e há a possibilidade, até mesmo, de ganhos com exportação.

5 – Invista em tecnologia

Quando falamos de investimento em tecnologia não fazemos referência apenas a dispositivos eletrônicos para controle da produção e dos estoques, bem como das finanças e obrigações legais e tributárias. Tecnologia, na verdade, envolve tudo aquilo que é necessário para facilitar o seu trabalho e garantir mais produtividade.

Assim, o maquinário que você usa e até mesmo os insumos aplicados na lavoura (como defensivos agrícolas e fertilizantes) são tecnologias, pois interferem diretamente nos seus resultados. E todos esses são investimentos que precisam estar descritos no planejamento e não podem faltar para produzir com mais segurança.

Para produzir é preciso informação

 Ao acompanhar a produção, você adquire informações preciosas para a tomada de decisão rápida. Portanto, acompanhe a produção, o trabalho de profissionais que eventualmente estejam trabalhando com você e, o mais óbvio de tudo quando falamos em informação: fique atento a publicações especializadas capazes de oferecer orientações úteis para melhorar seus resultados.

O suporte de profissionais também é indispensável para avaliar a terra, o clima, a necessidade de irrigação e até mecânicos para seus equipamentos. O contato próximo com uma loja agropecuária de confiança pode auxiliar muito nesse sentido. E, claro, conte com a Bel Agro neste desafio: seja com nossos produtos, seja nos nossos canais, estamos sempre à disposição para que seu plantio comercial seja um sucesso!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Ivo

    11 abr 2022
    Estou começando no agronegócio,tenho muito para aprender.
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido