Entenda por que a manutenção de máquinas agrícolas é essencial

manutenção de máquinas agrícolas

Nas médias e grandes propriedades, ver trabalhadores utilizando enxadas, pás e outras ferramentas manuais é uma cena cada vez mais rara. A tecnologia ganhou força no campo, trouxe mais eficiência, rapidez e menos custos para a produção e, hoje, o maquinário faz parte da rotina. É justamente por isso que a manutenção de máquinas agrícolas é tão importante na agricultura.

Imagine, por exemplo, que você precisa colher uma parte da produção para entregar a um cliente no dia seguinte. Porém, a colheitadeira para de funcionar e, ao analisar o problema, você verifica que o equipamento necessita de uma peça nova, que pode demorar dias para chegar. Transtorno na certa, não é? Afinal, dificilmente você poderia cumprir o prazo combinado com o seu cliente.

Contratempos como esse podem ser evitados quando a manutenção de máquinas agrícolas é feita corretamente. Até porque não se trata apenas de arrumar os equipamentos quando eles quebram, mas também de analisá-los de forma preventiva para não prejudicar a rotina da propriedade. Assim, os imprevistos deixam de existir e você ganha ainda mais eficiência na produção.

Os perigos da falta de manutenção de máquinas agrícolas

Como acabamos de ver no exemplo, quando a manutenção de máquinas agrícolas não é realizada, as paradas imprevistas são um problema comum, que geram ainda mais transtornos. Um deles, aliás, é a insatisfação dos clientes, já que as entregas podem ocorrer fora do prazo ou com uma qualidade inferior à de costume. Mas os riscos não param por aí.

Com o tempo e o próprio uso dos equipamentos, as peças sofrem desgastes capazes de prejudicar o desempenho do maquinário. Assim, pode haver queda na produtividade e na qualidade, impactando em toda a produção no campo. E o pior é que, como esses desgastes vão passando despercebidos, é bem provável que também resultem na paralisação das máquinas.

Outro risco da falta de manutenção é em relação à segurança e à saúde dos trabalhadores. Afinal, os defeitos e desgastes nas máquinas aumentam o risco de acidentes como panes elétricas e peças que podem se soltar. Nesse caso, o prejuízo não é apenas financeiro: é a vida dos operadores em perigo, o que torna a manutenção de máquinas agrícolas ainda mais importante.

Já que falamos em prejuízo, o aumento dos custos é outra consequência da falta de manutenção. Se os cuidados são preventivos, gasta-se muito menos do que em manutenções corretivas, que não só exigem reparos mais caros, mas também paralisam a produção. Além disso, a vida útil das máquinas é reduzida sem a prevenção, o que demanda uma substituição mais rápida dos equipamentos.

Como fazer a manutenção de máquinas agrícolas

A manutenção de máquinas agrícolas pode ocorrer de duas formas: a preventiva, que é feita antes de o equipamento apresentar defeito, justamente para evitar que isso aconteça, e a corretiva, realizada quando algum problema ocorre no maquinário e precisa ser corrigido. Quanto mais investimento em manutenção preventiva, menores são as chances de a manutenção corretiva ser necessária.

Para fazer a manutenção preventiva corretamente, é indispensável ler o manual de instruções dos equipamentos. Isso porque existem procedimentos que devem ser feitos periodicamente, seja em um intervalo específico de tempo, seja de acordo com as horas trabalhadas, e todas as informações sobre isso estão disponíveis nesse material.

Por exemplo, conferir a água do radiador e a lubrificação das correias é um processo que precisa virar parte da rotina, pois previne problemas no funcionamento das máquinas durante a operação. Porém, existem outros procedimentos preventivos que são mais demorados e que, nesse caso, precisam ser feitos por profissionais especializados.

Já no caso da manutenção corretiva de máquinas agrícolas, o primeiro passo é procurar uma oficina autorizada, principalmente se o maquinário ainda estiver na garantia. Esses locais são mais indicados porque têm experiência e treinamento com o produto, o que contribui para um reparo mais rápido e eficiente. Além disso, dê sempre preferência para as peças originais na hora da troca.

Dicas para aumentar a vida útil das máquinas agrícolas

A manutenção de máquinas agrícolas, principalmente quando se trata da preventiva, é uma maneira de aumentar a vida útil desses equipamentos, mas não a única. Para que tenham mais durabilidade, você pode seguir outras dicas, como guardar o maquinário em local apropriado, evitar que pessoas sem treinamento o operem e seguir todas as orientações do fabricante.

Dessa forma, você garante o bom funcionamento do maquinário e, melhor do que isso, assegura que a produção tenha resultados positivos, sem prejuízos por esse motivo.

E aí na sua propriedade, como é feita a manutenção de máquinas agrícolas? Conte a sua experiência nos comentários e não deixe de acessar os outros artigos do nosso blog para conferir outras dicas!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Nicolas

    3 mar 2022
    Muito bom o artigo.
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido