Tecnologia na agricultura: conheça cinco aplicativos para facilitar a rotina

tecnologia na agricultura

Falar em tecnologia na agricultura já não é exatamente uma novidade. Novas soluções têm chegado ao mercado todos os dias, trazendo mais agilidade, eficiência e competitividade para os agricultores. E entre elas, destacam-se os aplicativos, que podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Os aplicativos voltados à agricultura facilitam a rotina dos produtores rurais, tornando mais práticos alguns processos, como a identificação de plantas daninhas e outros invasores e a verificação de qual é a época ideal para cultivar determinadas espécies. Por isso, neste artigo, reunimos cinco aplicativos para agricultura que podem ser úteis no seu dia a dia. Confira!

1 – Guia inNAT

O Guia inNAT foi lançado em 2018 pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), está disponível para o sistema Android e não precisa de acesso à internet para ser utilizado. Ele contém imagens e informações sobre predadores e parasitoides que agem como controladores naturais de pragas e podem auxiliar no controle biológico da lavoura.

Dessa forma, o objetivo do aplicativo é oferecer uma base de dados para que tanto os produtores rurais quanto os profissionais especializados consigam identificar com facilidade os agentes naturais que podem ser mantidos no cultivo sem prejuízo à produtividade. O download do Guia inNAT pode ser feito no Google Play.

2 – Zarc – Plantio Certo

O Zarc – Plantio Certo é outro aplicativo desenvolvido pela Embrapa, dessa vez, para que o produtor saiba qual é a melhor época para plantar a espécie que deseja em sua região. Para isso, a solução utiliza dados do Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático), instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura adotado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Ao todo, o aplicativo mostra as melhores datas para o plantio de 43 culturas, considerando o tipo de solo, a cultura, o ciclo da planta e o município. Além disso, também apresenta as taxas associadas de risco de perdas. O Zarc – Plantio Certo está disponível para dispositivos com sistema Android e pode ser baixado no Google Play.

3 – Defesa Vegetal

O aplicativo Defesa Vegetal foi desenvolvido pela ANDEF (Agência Nacional de Defesa Vegetal) e traz informações e imagens sobre mais de 500 plantas daninhas, doenças e pragas agrícolas que atingem as lavouras no Brasil. Além disso, também é possível conhecer as pragas comuns que atacam mais de 3 mil espécies de plantas no país.

No aplicativo, ainda há conteúdo sobre os ingredientes ativos e defensivos agrícolas indicados para cada caso, além dos modos de ação e as recomendações de uso para o combate às pragas. O usuário ainda pode registrar a ocorrência da praga para ajudar a mapeá-la no país. O Defesa Vegetal pode ser instalado em dispositivos com sistema Android e iOS.

4 – AgroPocket

O aplicativo AgroPocket foi desenvolvido pela empresa de mesmo nome e está disponível para iOS e Android. Ele disponibiliza três funções: a de manejo, em que é possível calcular os insumos para calagem, adubação e aplicação de defensivos; a de gestão, em que você pode acompanhar os preços de commodities; e o chatroom, espaço para trocar ideias com outros usuários.

O chatroom é uma funcionalidade especialmente interessante, já que permite que o produtor rural tire dúvidas com especialistas e outros agricultores, garantindo uma troca de conhecimento que pode render bons frutos. Para acessar o AgroPocket, basta acessar a App Store ou o Google Play e fazer o download do aplicativo.

5 – Pragueiro – Controle Agrícola

O Pragueiro – Controle Agrícola é um aplicativo desenvolvido pela upCampo e um dos vencedores do Concurso INOVApps 2015, realizado pelo MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações). A solução auxilia os agricultores em relação ao MIP (Manejo Integrado de Pragas e Doenças), pois é possível registrar informações georreferenciadas sobre as pragas, criando um histórico da área.

Com esse histórico, o produtor tem em mãos um mapa da infestação, além de um gráfico que mostra a evolução das pragas. O aplicativo também emite alertas em períodos sem levantamento, ajudando o agricultor a ter mais eficiência no MIP. O Pragueiro está disponível para o sistema Android e pode ser instalado por meio do Google Play.

Eficiência no dia a dia com a tecnologia na agricultura

A tecnologia na agricultura veio para mudar a rotina dos produtores rurais e trazer mais praticidade e eficiência para o dia a dia, concorda? Esses aplicativos são um exemplo de como as novas soluções podem ser úteis para diversas situações, do plantio ao combate às pragas. Por isso, aproveite-os para ter resultados ainda melhores!

E por falar em tecnologia na agricultura, a Bel Agro também tem uma solução que pode ajudar você: em nosso site, você pode fazer cotações de forma fácil e rápida. Basta definir os itens e quantidades que você deseja e enviar o pedido. A nossa equipe está a postos para atender a sua solicitação e apoiar você em busca de uma boa colheita!

Tem mais algum exemplo de como a tecnologia na agricultura tem ajudado a sua lavoura? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe a sua experiência conosco!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Patrícia Oliveira

    19 abr 2021
    gostei muito das informações
    Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido