O que analisar ao comprar um terreno para agropecuária

Comprar um terreno para agropecuária pode ser uma decisão positiva e lucrativa. O setor é essencial para a produção de riquezas nas cidades, estados e no país. Ainda que represente uma fatia modesta do PIB ― 4,5%, segundo o IBGE¹ ― é um dos setores de maior crescimento. Em 2019, cresceu no mesmo patamar que o setor de serviços, por exemplo, que ocupa a maior fatia de formação do PIB.

Diante dessas informações, se a sua pergunta era “será que é uma boa comprar um terreno para agropecuária?”, ela já está respondida. A questão agora é: o que deve ser avaliado ao tomar essa decisão? O que precisa ser observado? Quais são os cuidados necessários? É o que vamos responder agora!

Primeiro passo para comprar um terreno para agropecuária

O ponto de partida para escolher o melhor terreno para agropecuária é definir qual é o seu objetivo: trabalhar com agricultura ou pecuária? É verdade que ambas as atividades exigem algumas características em comum, mas determinadas peculiaridades são mais importantes em um caso do que no outro.

Só para você ter um exemplo: no caso da pecuária, a qualidade do solo não é o fator principal, embora seja essencial ter uma boa quantidade de pasto para facilitar no manejo nutricional. Já para a agricultura, a qualidade do solo é um requisito de primeira importância para uma boa produtividade. Nas duas situações, porém, a proximidade de cursos d’água é imprescindível.

Assim, o solo, a vegetação e o clima são requisitos fundamentais de serem analisados antes de comprar um terreno para agropecuária. São características que devem servir ao trabalho que você pretende desenvolver ali. Sabendo de antemão quais são as suas pretensões, fica mais fácil tomar a decisão com base nas condições que você precisa ter disponíveis para produzir.

Os pontos a serem observados na infraestrutura da propriedade

Nesse desafio de buscar o melhor espaço para você iniciar sua produção agropecuária, os custos envolvidos na realização dessa conquista precisam ser muito bem dimensionados. Você sabe que terá os custos de compra e regularização do imóvel, além dos investimentos necessários para o início dos trabalhos. Então, quanto menos se gastar com infraestrutura, melhor.

Desse modo, uma preocupação que parece secundária, mas é extremamente relevante, é a presença de energia elétrica na propriedade. Dizemos isso porque até pode ser que a sede (o lugar onde você vai morar) tenha energia elétrica. Mas ela nem sempre alcança outros espaços em que a presença de luz seria importante.

Imagine fazer a irrigação da cultura manualmente? Dependendo do tipo de plantação e da extensão dela, seria algo inviável! Contar com tecnologias de irrigação automáticas, baseadas em energia elétrica para funcionar, seria muito mais prático e eficaz. Assim, ter essa infraestrutura pronta é o ideal.

Não esqueça, também, de verificar as instalações: sede (se ela atende às suas necessidades), currais e galinheiros (em relação ao tamanho, segurança e conservação), bem como as condições das cercas e porteiras.

A importância das condições logísticas

Comprar um terreno para agropecuária, naturalmente, exige um espaço em uma área rural, que normalmente fica mais distante de facilidades comuns das regiões urbanizadas. Em si, essa característica não é negativa, basta considerar que seria até arriscado criar animais em determinado local com fluxo constante de veículos, por exemplo.

Então, o isolamento serve como uma proteção para as plantações e criações, além de trazer consigo todos os benefícios relativos à qualidade de vida que são comuns de regiões rurais. Entretanto, isolamento não significa acesso difícil.

Portanto, avalie se há uma boa estrada para escoar a sua produção. Para além de permitir a venda dos seus produtos, uma boa via de circulação vai permitir que você tenha acesso a lojas agropecuárias para comprar insumos importantes para o seu dia a dia, um alcance mais fácil a fornecedores, clientes ou veterinários para tratarem de assuntos pertinentes à produção na sua propriedade, entre outras necessidades.

Um acesso dificultoso, com estradas improvisadas, em meio a picadas ou por trás de rios sem pontes pode tornar todo o seu esforço mais caro. Além disso, uma eventual perda (de uma safra, por exemplo, por falta de escoamento da produção) pode ser irreversível.

Rotinas burocráticas que não devem ser esquecidas

Até agora falamos de situações diretamente ligadas à produção em um terreno para agropecuária. Mas há outros cuidados que são comuns na compra de qualquer terreno e que precisam ser tomados também ao adquirir uma propriedade rural. É o caso das certidões negativas. No caso de um terreno para agropecuária, é indicado que várias delas sejam buscadas:

  • Certidão negativa do cartório distribuidor de protesto de títulos;
  • Certidão negativa do cartório distribuidor cível;
  • Certidão negativa da Justiça Federal e da Receita Federal;
  • Certidão negativa da Justiça do Trabalho;
  • Certidão negativa da Prefeitura;
  • Certidão negativa de ônus (do imóvel em questão);
  • Certidão de inteiro teor (do imóvel em questão);
  • Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

Esses são alguns documentos que vão permitir a você comprar o imóvel sem o receio de estar adquirindo, junto com ele, dívidas indesejadas. São papéis que normalmente já fazem parte do processo de regularização da transação. Mas vale sempre consultá-los antes de o acordo estar firmado para que a decisão seja tomada com ciência da situação do terreno.

Para garantir, uma dica fundamental é encaminhar todo esse trâmite com a intermediação de uma imobiliária cadastrada ao CRECI. Dessa maneira, as chances de ocorrer algum problema grave em todo esse processo são menores.

Fique atento à legislação ambiental

Por último, mas não menos importante, é preciso atentar-se à legislação ambiental. Aqui, são dois pontos de atenção. No primeiro, é necessário verificar se o imóvel tem a porcentagem de reserva legal estabelecida para aquela região. Se não tiver, haverá o custo de regularizar.

Outro ponto é notar se a obrigação de reserva legal não impede a concretização dos seus planos para aquela propriedade. Imagine, por exemplo, que a sua intenção seja comprar uma terreno para agropecuária na região da Amazônia Legal². Neste caso, 80% do território deve ser registrado como reserva legal. Se você não tiver como manter essa obrigatoriedade, reconsidere.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e lhe ajude a comprar um terreno para agropecuária com segurança e com todos os itens necessários para a sua produção ser farta e lucrativa. Caso tenha restado alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco ou deixar o seu comentário no espaço abaixo!

 

¹ Correio Braziliense

² O eco

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido