Descubra como combater as formigas cortadeiras

formigas cortadeiras

Basta ver alguns pontinhos verdes correndo pelo jardim, pela horta ou pelo pomar para o agricultor saber que isso não é um bom sinal! Geralmente, trata-se de uma infestação de formigas cortadeiras, as espécies de formigas que cortam pequenos pedaços de folhas e flores e os carregam até o seu ninho, quase sempre deixando uma trilha que leva a um formigueiro gigante por baixo da terra.

O trabalho das pequenas operárias pode até gerar admiração, já que elas carregam um grande peso e percorrem longas distâncias para o seu tamanho, mas a verdade é que elas também podem ser muito prejudiciais para a produtividade no campo. Justamente por isso, quando alguém avista uma trilha de formigas passando pelo terreno, logo pensa em como acabar com a infestação.

E se é isso que está acontecendo aí na sua propriedade, não se preocupe! Com o controle químico e mecânico é possível acabar com as formigas cortadeiras e evitar que elas carreguem todo o seu cultivo para o formigueiro. Acompanhe o nosso artigo e veja o que fazer!

O que são as formigas cortadeiras

Quenquém, saúva-de-vidro, saúva limão e saúva-mata-pasto: essas são apenas algumas das espécies de formigas cortadeiras que fazem a festa em quintais alheios. Elas cortam e carregam as folhas até os seus ninhos porque esse material é utilizado para a produção de fungos que, mais tarde, servirão de alimento para esses insetos.

O problema é que esse processo acaba causando prejuízo aos agricultores. Isso porque, da noite para o dia, as formigas cortadeiras são capazes de desfolhar boa parte de uma árvore, isso quando não acabam com as folhas de toda a planta. Nos cultivos de eucalipto, por exemplo, elas podem impactar até mesmo no diâmetro e na altura dos troncos, diminuindo a produtividade e qualidade da área.

Nos jardins, hortas e pomares, é muito comum que as formigas cortadeiras acabem impedindo até mesmo o crescimento das plantas, já que as atacam ainda na fase de mudas. Além disso, a infestação também pode acarretar em uma diminuição da resistência das árvores em relação a outros insetos e no desequilíbrio da presença de outros organismos.

Como combater as formigas cortadeiras

O controle da ação das formigas cortadeiras pode ser feito tanto para prevenir o ataque como para combater a infestação já existente. Para isso, existem soluções mecânicas, que consistem no uso de barreiras para evitar que as formigas cheguem até as folhas das plantas, e soluções químicas, que são usadas para exterminar os insetos que já estão agindo em determinado local. Vamos entender melhor!

Controle mecânico

Uma das formas de prevenir e controlar a infestação de formigas cortadeiras de forma mecânica, isto é, sem o uso de nenhum produto químico, é escavar o formigueiro para matar a rainha. Essa é uma solução eficiente, mas que funciona apenas quando o formigueiro tem até quatro meses de idade, já que nesse período a rainha está a apenas 20 centímetros de profundidade.

Outro aspecto a ser analisado é o custo dessa medida, já que, quando trata-se de uma grande área, com muitos formigueiros, essa solução pode tornar o custo com mão de obra elevado, pois é necessário muito tempo para escavar todas as estruturas no terreno. Dessa forma, uma solução que pode ser mais vantajosa é a aplicação de barreiras para que as formigas não alcancem as folhas.

Esse método funciona bem principalmente em pomares, já que basta proteger o tronco das árvores para que os insetos não cheguem à copa. Nesse caso, é indicado utilizar o chapéu chinês ou outros tipos de cones invertidos no caule ― é possível fazer um cone com garrafas pet, por exemplo, um método barato e que não demanda muitos esforços quando a área é pequena.

Além disso, também é possível utilizar tiras plásticas cobertas com graxa, vaselina ou outro material liso ou adesivo ao redor dos troncos, com o objetivo de impedir a passagem das formigas. Apesar de funcionar bem, esse método exige manutenção constante com a reaplicação dos produtos caso eles sequem ou sejam dissolvidos pela chuva.

Já no caso das mudas e hortaliças, a melhor forma de prevenir a infestação de modo mecânico é com a utilização de viveiros suspensos, de maneira que as plantas não tenham contato algum com o solo.

Controle químico

O controle químico é indicado quando já existe infestação pelas formigas cortadeiras e, principalmente, quando não há como escavar o formigueiro para eliminar a rainha. Trata-se de uma solução prática e econômica, muito utilizada em propriedades com uma grande área de cultivo ou, ainda, em hortas e jardins no chão, em que não existe possibilidade de fazer a prevenção de modo mecânico.

As iscas granuladas são um dos produtos mais usados, pois têm grande eficiência quando aplicadas de forma correta. Elas contêm um componente tóxico, geralmente Fipronil ou Sulfluramida, além de outra substância que serve para atrair as formigas. Ao serem atraídas, as formigas carregam as iscas para o interior dos formigueiros.

Lá dentro, as operárias responsáveis pela produção do fungo têm contato com as iscas, se intoxicam e morrem. Com isso, todas as outras formigas ficam sem alimento, o que acaba levando a colônia ao colapso em pouco tempo. Por acabarem atingindo todo o formigueiro, inclusive os ninhos de difícil acesso, as iscas são consideradas um dos principais modos de controle químico para essa espécie.

Porém, para que funcionem, é necessário utilizá-las corretamente: as iscas não devem ser usadas em dias chuvosos ou com solo úmido ou molhado, pois acabam se desagregando e as formigas não são capazes de carregá-las. Também é fundamental analisar a quantidade de iscas a serem aplicadas, de acordo com as instruções do fabricante.

Outro produto eficaz e econômico é o pó seco, que deve ser aplicado diretamente no formigueiro com a ajuda de uma polvilhadeira, diferentemente das iscas, que podem ser aplicadas tanto em cima do formigueiro (controle localizado) como em outros pontos da plantação (controle sistêmico). Apesar de eficiente, é uma técnica que pode elevar o custo de mão de obra e que é mais recomendada para formigueiros pequenos.

Além das iscas e do pó seco, outro modo de combater as formigas cortadeiras é a termonebulização, que consiste em misturar um ingrediente tóxico com óleo diesel ou querosene, fazendo uma nebulização com um equipamento próprio. A fumaça resultante desse processo deve ser inserida no formigueiro até que todas as saídas dele estejam tomadas pela fumaça, o que indica que todo o ninho foi tratado. A técnica é muito eficaz, mas onerosa, já que demanda equipamento específico.

Conheça os produtos da Bel Agro para o combate às formigas cortadeiras

Como vimos, as formigas cortadeiras podem ser muito prejudiciais aos jardins, hortas e pomares. Por isso, é importante prevenir e controlar as infestações para evitar prejuízos. Nesse sentido, consultar um profissional especializado é sempre útil para ter mais assertividade e segurança no combate às formigas cortadeiras, além, é claro, de utilizar soluções adequadas e eficientes.

Falando nisso, aproveite para conhecer os produtos da Bel Agro! Em nosso site, você pode conferir todos os inseticidas para uso contra quenquéns e saúvas e várias outras soluções para ganhar mais produtividade e qualidade no campo!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Gislaine

    24 abr 2022
    Bom dia! tenho um sitio e estou tentando fazer um jardim mas esta dificil. Tenho mudas de jasmim, ja coloquei a protecão mecânica de encaixe e as mudas amanhecem sem folhas. Como proteger as mudas menores neste caso? digo, mais baixas? Há algum repelente que poderia aplicar as folhas das plantas para repelir as formigas? Desde a agradeço
    Responder
  • Alceli de Carvalho Francisco

    5 mar 2022
    Bom Dia! No meu jardim tem formigas cortadeiras, elas estão acabando com o pé de jabuticaba. Isso já vem acontecendo há dois meses. Fiz tudo que ensinaram para afasta-las mas, sem sucesso,. Ontem a tartaruga de dois anos, apareceu morta sem o pedaço do pescoço, será que foram elas ?
    Responder
  • Roberta kelly

    19 jun 2021
    Bom dia, Fiz uma hortinha no quintal e as formigas cortadeiras estão acabando com minha horta. O que usar para não contaminar as verduras e aos mesmo tempo acabar com as formigas?
    Responder
  • Mário Folgosa

    8 maio 2021
    Para eliminar formigueiros , corte folhas de mamona em pequenos pedaços que a formiga possa carregar, devem ser espalhadas perto das entradas dos formigueiros . Abastecer sempre até deixarem de carregar é sinal que o formigueiro está desativado . Qual o trabalho da folha de mamona é envenenar todas as reservas de fungos que existem dentro do formigueiro e as formigas também são intoxicadas e morrem .
    Responder
    • Bel Agro

      5 ago 2021
      Boa dica, Mário!
      Responder
  • Cleide Aparecida dos Santos

    22 fev 2021
    Boa noite Aluguei uma chácara e o quintal esta cheio de formigueiros como posso eliminar sem prejudicar os pets que frequentam o quintal. Gatos e cachorros
    Responder
    • Bel Agro

      9 abr 2021
      Cleide, em agropecuárias você encontra com facilidade formicidas para eliminar os formigueiros sem prejudicar os pets.
      Responder
  • Valdir

    22 jan 2021
    Boa tarde,eu uso a garrafa Pet cortada em formato de um cogumelo,e tem dado um bom resultado.
    Responder
  • celso soares

    10 jan 2021
    trabalho como amigo da escola (voluntario) no CED GISNO 906/907 norte - BRASILIA-DF,, temos uma aréa verde ambiental, estamos com projeto agrofloresta neste local porem estamos com problema com excesso formiga cortadeira. gostaria de saber como combate-las. Temos mudas de baru, jatobá, mangabeira, bacupari, piquizeiro, mamacadela e arvores frutiferas abacateiro, etc .
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Celso, uma boa opção é usar o Termidor 25 CE. Faça o teste, pois ele deve resolver seu problema.
      Responder
  • VANI GLADES GRZEGOZEWSKI

    14 dez 2020
    Boa tarde! Jah fomos nas agropecuárias e compramos vários tipos de venenos em pó, em iscas, e nada resolve, não sabemos mais o que fazer! Pode nos ajudar?
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Oi, Vani! Uma boa opção é o Termidor 25 CE. Faça o teste, pois ele deve resolver seu problema.
      Responder
  • WILTON GOMES BONFIM

    28 nov 2020
    Olá boa, noite já usei todo tipo de iscas na minha chácara onde tem um espaço para pomar e jardinagem. As iscas granuladas já usei várias e mesmo assim não acaba são diversos formigueiros inclusive nas propriedades ao lado da minha. O que posso realmente usar de forma realmente eficaz ?
    Responder
    • Bel Agro

      13 jan 2021
      Oi, Wilton! Você pode utilizar um inseticida à base de Fipronil. Acreditamos que deve solucionar o seu problema ;)
      Responder
  • Sebastião Fernando Grilo Siqueira

    2 nov 2020
    Boa noite, estou com uma infestação de formigas cortadeiras em meu jardim, tenho o inseticida em pó Malathion 4% p/p da linha Nitrosin, este produto é eficaz pra acabar com está praga? Certo da atenção de vcs, agradeço e aguardo retorno! Sebastião Fernando Grilo Siqueira. Itajubá MG
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      É, sim, Sebastião! Pode utilizá-lo seguindo as orientações do fabricante. :)
      Responder
  • Bernardino Arthur

    11 jul 2020
    Boa Noite ! não sou agricultor , mais em minha residencia tem um espaço destinado a lazer ( PRAÇA ) , com arvores ( Amendoeiras ) e pequenos arbustos ( PINGO DE OURO ) , onde surgiu estas formigas como pragas e esta tomando conta de todo o espaço ! gostaria de algo eficaz no extermínio desta praga , que esta acabando com as arvores e com o nosso espaço de lazer ! onde houve casos de crianças mordidas. O que poderia ser usado de forma eficaz em combater e terminar com o problema?
    Responder
    • Bel Agro

      7 out 2020
      Oi, Bernardino! Para combater as formigas cortadeiras é necessário utilizar um formicida específico para esse tipo de praga. Você pode encontrar esse produto em casas especializadas, como agropecuárias.
      Responder
  • Nilda

    26 maio 2020
    Bom dia . Estamos com muitos problemas com as formigas cortadeiras oque eu posso usar para acabar com a pragas
    Responder
    • Bel Agro

      11 ago 2020
      Oi, Nilda! Existem formicidas específicos para o controle de formigas cortadeiras. Você pode encontrá-los em agropecuárias como formicidas para jardinagem amadora. Permanecemos à disposição.
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido