Entre as inovações que proporcionam um novo patamar de produtividade para o agronegócio, o tratamento de sementes industrial (TSI) é uma estratégia que se destaca. Frente à ameaça de grandes pragas e doenças, essa solução protege a planta nos estágios iniciais de desenvolvimento, momento mais crítico em que a cultura se encontra mais vulnerável.
Segundo pesquisas, o percevejo é hoje uma das pragas que mais atacam as lavouras de milho no Brasil, por exemplo. O impacto dos danos causados por esse inseto no início do desenvolvimento da cultura do milho influencia diretamente a produtividade, pois pode gerar danos parciais ou até mesmo matar a plântula.
Sabendo disso, vamos falar sobre como o tratamento de sementes industrial pode ajudar nesse objetivo de diminuir a propagação de pragas e doenças no plantio. Confira!
Os benefícios do tratamento de sementes industrial
O principal benefício do tratamento é proteger as sementes das pragas, doenças e nematóides, oferecendo à planta a possibilidade de expressar seu vigor e se estabelecer com estande ideal, que vai refletir em produtividade.
Nesse quesito, existem dois tipos de tratamento de sementes, o industrial (TSI) e o on farm, realizado na própria fazenda pelo produtor. O tratamento de sementes industrial é mais eficiente e seguro. Realizado de acordo com padrões técnicos, o processo industrial proporciona uma cobertura uniforme em todos os sentidos nas sementes, fundamental para os ganhos em produtividade.
Segundo estudos, a semente tratada de forma homogênea e individualizada pode resultar em um aumento de 3 a 5 sacas na colheita quando comparado àquela tratada na fazenda. Já o custo do tratamento de sementes não chega a 3% do custo total da lavoura, e a diferença entre o custo do on farm e TSI é menor que um saco de soja. Ou seja, é muito pouco para correr o risco de perder qualidade do bem maior que o agricultor tem, que é a semente de qualidade.
Além da qualidade e conveniência do tratamento de sementes industrial, é importante reforçar que a operação do on farm pode oferecer riscos ao aplicador, ao meio ambiente e à cultura. A sub ou superdosagem atrapalha o controle de pragas ou o desenvolvimento normal das plantas, por isso o TSI acaba sendo mais indicado.
Tenha uma maior produtividade na sua plantação
O tratamento de sementes industrial é apenas um dos cuidados necessários para garantir um bom estande de plantas e a produtividade da lavoura. Outros pontos de atenção, você sabe, incluem fazer a rotação do solo, cuidar com a fertilização dele, realizar o acompanhamento da produção, observando folhas e caules, assegurar a correta irrigação e, se for o caso, até usar defensivos agrícolas.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para que você consiga cuidar ainda mais da sua plantação. Caso tenha ficado alguma dúvida, é só deixar o seu comentário aqui embaixo e continuar acompanhando o nosso blog. Se preferir, entre em contato conosco!
Deixe seu comentário