Principais cuidados com a grama para evitar as temidas manchas amareladas

cuidados com a grama

Quem está em busca do jardim perfeito sabe que existem diversos cuidados com a grama que precisam ser observados para garantir que o tom, o preenchimento e a resistência desse tapete natural esteja sempre em dia. O problema é que, vez ou outra, as tão temidas manchas amareladas — ou pontos mortos — podem aparecer, indicando que a saúde do gramado está comprometida e, consequentemente, estragando toda a estética do espaço.

Se você nos acompanha aqui no blog, deve ter visto que já apresentamos uma série de fatores que interferem na qualidade das plantas, como a quantidade de luminosidade, água, macro e micronutrientes do solo, ciclo de ervas daninhas, entre outros. Pois saiba, então, que com a manutenção da grama também é preciso levar tudo isso em consideração.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, identificar a causa para o surgimento dessas áreas amareladas não é assim tão difícil e, com uma boa rotina de cuidados com a grama, você pode devolver a cor e o preenchimento adequados para o seu jardim sem precisar esquentar a cabeça.

Pontos mortos na grama: as possíveis causas

Em geral, ao identificar as áreas amareladas, o primeiro passo é descobrir o que está causando os pontos mortos na grama. Depois, é preciso corrigir o problema e, por fim, recuperar o gramado naquele local. Aqui, elencamos as causas mais comuns e as melhores maneiras de corrigi-las. Confira:

  • Gramado incompatível com o clima

Em alguns casos, a grama fica amarelada por conta do seu tempo de dormência, que acontece devido à mudança de temperatura a que ela está acostumada a viver. É por isso, inclusive, que é tão importante que a grama seja escolhida de acordo com o clima da sua região, porque é complicado reverter a situação quando uma planta simplesmente não tem condições de sobreviver ao clima imposto.

Contudo, se você já colocou o seu jardim em ordem e não tem a intenção de trocar a grama tão cedo, a dica aqui é garantir que essas áreas amareladas recebam irrigação extra sempre que possível, além de proteção contra o excesso de sol em dias muitos quentes e adubo novo a cada 5 dias. Fique atento, porém, pois outros focos podem aparecer com o tempo.

  • Urina de pets e outros animais

Muita gente não sabe, mas a urina dos animais de estimação pode fazer com que apareçam pontos mortos na grama. Isso porque cães e gatos costumam fazer xixi mais ou menos no mesmo local, matando cada vez mais a grama ao redor por causa da alta concentração de nitrogênio e ureia presente na urina, que acaba queimando o gramado.

Aqui, a situação é fácil de resolver. Se você reparar que a mancha está começando a se formar, basta irrigar o local com o dobro da frequência, diluindo a ureia. Agora, se a mancha já está grande e bem consolidada, o ideal é que você remova a parte morta, renove a terra e distribua sementes do mesmo tipo de grama pelo espaço aberto. Daí é só irrigar e manter esse espaço úmido até a germinação de uma nova leva.

  • Queimadura por excesso de fertilizante

Especialmente para quem enfrenta mais dificuldade no cultivo do gramado impecável — sabemos que alguns tipos de solo podem tornar essa tarefa consideravelmente penosa —, a aplicação de fertilizantes é uma excelente alternativa.

O problema é que aplicar fertilizante em excesso pode queimar as folhas e causar o surgimento de pontos mortos na grama, principalmente se for um produto de baixa qualidade e sem garantia de procedência, bem como soluções caseiras e sem eficácia comprovada. Por isso, caso você tenha dúvidas sobre a solução em questão, regue bem a área afetada o mais rápido possível para remover o excesso de nutrientes, principalmente o nitrogênio.

  • Doenças, fungos e pragas

Se o seu jardim começou a apresentar pontos mortos de uma hora para outra sem que nenhuma mudança aparente tenha sido feita na rotina de cuidados com a grama, talvez os seus inimigos sejam as pragas, doenças e fungos que também agem especialmente em gramados de clima quente.

Para se ter uma ideia, existem espécies de cupins, larvas e gafanhotos que, no verão, se alimentam exclusivamente das raízes de gramados. Assim como há doenças e fungos que se manifestam quando as altas temperaturas encontram um gramado úmido e malcuidado, propagando-se de forma incontrolável e comprometendo todo o visual do jardim em poucas semanas.

Para lidar com isso, é indicada a aplicação de herbicidas, mas com muito cuidado. Afinal, a aplicação errônea de produtos químicos pode causar muitos problemas. Ao tentar controlar uma planta daninha ou uma praga, por exemplo, você pode acabar matando pedaços ainda maiores do gramado!

Cuidados com a grama: prevenir ainda é o melhor remédio

Você já viu que o surgimento de manchas amarelas no gramado não é necessariamente um sinal apocalíptico para o seu jardim, certo? Ele apenas indica que está na hora de intensificar a rotina de cuidados com a grama. Só que, convenhamos: bom mesmo é manter essa parte do quintal sempre bem tratada, verdejante e preenchida, como um tapete natural de encher os olhos, não é mesmo?

E a melhor forma de fazer isso é cuidando do seu gramado com soluções da Bel Agro! O Belgen Gramado, por exemplo, tem fórmula NPK com alta concentração de nitrogênio e fósforo, favorecendo e fortalecendo o enraizamento e o crescimento da grama, além de deixá-la sempre saudável. Já o Azobel é ideal para manter a grama mais verde e vistosa. Sua fórmula tem 45% de nitrogênio, o que garante um desenvolvimento saudável à planta!

Caso tenha restado alguma dúvida sobre os cuidados com a grama ou queira saber mais sobre nossos produtos, deixe um comentário no espaço abaixo!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido