O que é e quais são os benefícios da adubação foliar?

adubação foliar

Para crescer de forma saudável, qualquer planta precisa de macro e micronutrientes. Por vezes, eles são encontrados em boa quantidade no solo, mas na maioria das situações os produtores precisam suprir a necessidade de um ou mais desses nutrientes. É aí que entra a importância dos fertilizantes e, de maneira mais específica, da adubação foliar!

O que é adubação foliar

Quando se fala em adubação, logo pensamos nos fertilizantes sólidos, utilizados tanto na jardinagem amadora como nas grandes propriedades rurais. Mas além dessa técnica, que é fundamental para o aumento da produtividade e da qualidade na lavoura, um outro método vem promovendo resultados positivos no campo: a adubação foliar.

A adubação foliar é uma técnica que consiste na aplicação dos fertilizantes sobre as folhas da planta, diferentemente do que ocorre na adubação convencional, em que o produto é aplicado no solo. Para isso, o produtor deve fazer uma mistura entre o fertilizante foliar ― produzido especificamente para essa técnica ― e água e, em seguida, aplicá-la com o uso de um pulverizador.

Essa estratégia de aplicação apresenta resultados melhores do que a adubação via solo nos casos em que é necessário suprir uma demanda nutricional da planta com maior rapidez, quando se trata da absorção de micronutrientes, ou ainda em fases do crescimento da planta, em que a adubação pelo solo não é eficiente.

Quais são os benefícios da adubação foliar

A adubação foliar apresenta diversos benefícios para a produtividade das plantas e para a qualidade dos frutos. Um dos principais é a maior absorção dos micronutrientes, que são elementos fundamentais para que qualquer planta produza bem. Você deve lembrar que nós já falamos aqui no blog sobre a importância do NPK, a fórmula de adubo que une nitrogênio, fósforo e potássio.

Esses três elementos são macronutrientes e todas as plantas precisam deles, em maior ou menor quantidade, para que possam crescer e produzir de forma saudável. Mas além deles, existem ainda os micronutrientes, como o zinco, o cobre, o ferro e o boro, por exemplo. Eles também são essenciais para as plantas, mas em uma quantidade menor se comparada a de NPK.

Por isso, nos casos em que esses micronutrientes estão em falta, é muito comum que a planta tenha prejuízos relacionados ao seu crescimento, floração ou produção de frutos, dependendo da espécie e de cada nutriente. Nesse sentido, quando uma planta adulta apresenta uma deficiência como essa, a adubação foliar é a técnica mais eficiente para corrigi-la, pois a absorção dos micronutrientes é muito mais rápida por meio das folhas.

Aliás, de modo geral, a absorção dos nutrientes por meio da adubação foliar costuma ser mais eficaz se comparada à fertilização pelo solo. Isso porque a aplicação dos fertilizantes no solo está associada a alguns riscos, como a lixiviação, que prejudica em especial a adubação com nitrogênio e potássio, elementos muito solúveis e que são facilmente lixiviados, ou seja, “lavados” com a força da água.

Dessa forma, com a adubação foliar, os nutrientes são aplicados diretamente sobre a folha da planta, evitando riscos relacionados ao solo e melhorando a sua absorção. Isso é fundamental para corrigir deficiências de forma rápida e eficiente, sem desperdício de produto. Aliás, para uma aplicação ainda mais eficaz, vale a pena saber mais sobre os espalhantes adesivos!

Além dos benefícios para a lavoura, a adubação foliar também traz vantagens em relação à gestão da propriedade rural. É muito mais fácil transportar e armazenar os fertilizantes foliares, o que torna a sua aquisição mais fácil e otimiza a organização do estoque na propriedade. O custo-benefício dessa estratégia de aplicação também é outra vantagem.

Apesar de o custo dos produtos ser, geralmente, mais alto se comparado ao dos adubos sólidos, esse tipo de produto pode trazer resultados que tornam o seu uso muito mais vantajoso, principalmente em culturas com grande necessidade de micronutrientes. Outra vantagem é que, em alguns casos, os produtos podem ser aplicados junto com defensivos agrícolas, o que reduz o custo de mão de obra.

Como vimos, a adubação foliar possui vários benefícios e sempre vale a pena considerá-la! Antes de utilizar esse método, porém, é importante consultar um profissional especializado para que ele possa analisar as necessidades do seu cultivo e indicar um produto eficiente para o seu caso. E vale lembrar que a fertilização foliar é uma técnica complementar e corretiva. Por isso, mesmo aplicando os fertilizantes por meio das folhas, não descarte a adubação via solo, que é indispensável para a absorção dos macronutrientes, principalmente em plantas mais jovens.

Além disso, aproveite para acessar o site da Bel Agro e conhecer a nossa linha de fertilizantes foliares e para aplicação no solo! E se você ficou com alguma dúvida sobre este assunto, deixe seu comentário aqui embaixo ou entre em contato com a nossa equipe! Nós estamos à disposição para ajudar você e a sua lavoura!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Edilson

    1 fev 2021
    Com qts dias a gente vê a melhora dos legumes ou pastos
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Olá, Edilson! Depende muito do produto, mas a adubação foliar é bem rápida! Costumamos dizer por aqui que é "nutriente na veia".
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido