Fertilizantes para frutíferas: saiba qual produto utilizar em cada estágio da planta

fertilizantes para frutíferas

A adubação correta é essencial para garantir o crescimento saudável e a produtividade de qualquer planta. E quando tratamos das árvores frutíferas não é diferente: essas espécies precisam de adubo em todas as etapas do desenvolvimento. Mas você sabia que os fertilizantes para frutíferas podem ser diferentes em cada fase do crescimento delas?

Isso ocorre porque essas plantas têm a necessidade de absorver nutrientes distintos em cada estágio, do enraizamento ao crescimento, da floração à frutificação. E para atender essas necessidades, você deve utilizar fertilizantes diferentes, como já falamos aqui no blog, em nosso artigo sobre NPK. Pensando nisso, veja qual é o fertilizante mais indicado para cada fase das plantas frutíferas:

Fase de enraizamento

Depois de transplantar a muda da árvore frutífera para o solo, é importante adubá-la com um fertilizante que estimule o enraizamento. Neste caso, são indicados os produtos que contenham mais fósforo, um nutriente fundamental para desenvolver o sistema radicular da planta, além de dar maior resistência ao caule. As fórmulas de NPK apropriadas para essa fase são a 05-20-10 e 04-14-08, por exemplo, que contêm mais fósforo e têm uma boa quantidade de potássio, outro elemento importante para fortalecer as raízes. Esses fertilizantes também podem ser utilizados para alporquia e estaquia ou qualquer outro processo em que o estímulo do enraizamento seja necessário.

Fase de crescimento 

Nesta fase é essencial adubar as plantas com um fertilizante para frutíferas que combine o nitrogênio, o fósforo e o potássio de forma equilibrada. Isso porque os três nutrientes são essenciais para esta fase e quando a árvore não tem algum deles acaba tendo o seu crescimento prejudicado, o que também atrapalha as etapas seguintes do desenvolvimento. Aqui, vale usar um NPK com a fórmula 10-10-10, por exemplo, que traz os três macronutrientes em proporções iguais.

Fase de floração e frutificação

Neste estágio de desenvolvimento da árvore frutífera, o fósforo e o potássio são nutrientes essenciais. O fósforo é o responsável por estimular o crescimento de flores e frutas, enquanto o potássio é fundamental para dar qualidade ao fruto, já que tem influência sobre o tamanho, a cor, o sabor e outros aspectos importantes. Nesta fase, é indicado utilizar fertilizantes para frutíferas que tenham maiores quantidades desses elementos, como as fórmulas 05-20-10 e  04-14-08.

Como vimos, as plantas têm necessidades diferentes em cada estágio de desenvolvimento e, por isso, é importante escolher o fertilizante correto para cada uma dessas fases. No entanto, além de conhecer os nutrientes mais indicados, também é essencial analisar as características do solo e ter atenção aos sinais que a planta demonstra.

Imagine, por exemplo, que a sua árvore frutífera está na fase de crescimento. Nesta etapa, o ideal é utilizar um fertilizante que combine os três macronutrientes, porém, se ela estiver apresentando sintomas como folhas amareladas, pode ser um sinal de deficiência de nitrogênio. E, nessa situação, é necessário reforçar a adubação com esse nutriente específico.

Da mesma forma, ao analisar o solo, você pode descobrir que ele é rico em algum elemento ou, ao contrário, que possui deficiência grave de algum nutriente. Nesse caso, também é importante fazer a adubação, conforme as características da sua área, para corrigir o solo.

Vale lembrar que além dos fertilizantes químicos, é possível ainda utilizar os adubos orgânicos, como o esterco e o húmus de minhoca, por exemplo. Nesse processo, lembre-se sempre de consultar um profissional especializado. Desse modo, você garante mais produtividade e qualidade no seu pomar!

Como utilizar os fertilizantes para frutíferas

Em geral, os fertilizantes para frutíferas podem ser usados na forma granulada ou diluídos em água. No primeiro caso, é importante espalhar o adubo ao redor da árvore, formando um círculo como o da copa da planta. Depois disso, é essencial regar para que o produto penetre na terra e atinja as raízes, o que também evita que o fertilizante acabe queimando a própria árvore.

Já na fertilização por diluição, basta regar as plantas conforme o tamanho delas, sem encharcar demais a terra. A adubação não deve ser feita nas horas mais quentes do dia. Assim, aproveite o amanhecer ou o fim da tarde, quando começa a escurecer, para fazer esse processo.

E então, pronto para adubar as suas plantas frutíferas? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco se tiver alguma dúvida e aproveite este espaço para contar as suas experiências! Vamos adorar saber como anda a sua plantação!

 

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Fatima Helena F Medeiros

    12 mar 2022
    Boa tarde! Comprei duas mudas de coco, o caso é.que moro em Portugal, como dar certo está plantação aqui?? Outro porém os coqueiros estão em.vasos.
    Responder
  • Solange

    6 mar 2022
    Olá, gostei muito das explicações. Mas gostaria de saber qual adubação devo fazer e em qual período, no meu cajueiro. Pois ele nasce a flor, começa o fruto e cai, sem crescer .
    Responder
  • Patricia1andrade2@gmail.com

    25 fev 2022
    Tenho um pé de acerola há 4 anos e nunca floriu...Porém está bem saudável! Me indicaram adubar com NPK 04-14-08. Já me falaram que meu pé de acerola é esteril! Será? Já quis arrancar...
    Responder
  • Roseli Mello

    23 fev 2022
    Bom dia, Comprei uma chácara que já tem vários pés de frutas ( mangas, fruta do conde, cajá-manga, jabuticaba, limão, seriguela, abacate, entre outras ) são bem antigas e altas, e as frutas de todas elas estão bichadas, mesmo as frutas ainda verdes. Gostaria de saber qual tipo de adubo utilizar e/ou seria melhor podar todas bem radicalmente. Outro coisa....algumas dessas frutas estão bem perto da fossa negra.......tem algum problema o consumo?
    Responder
  • Denis

    29 jan 2022
    Me chamo Denis Tenho mudas de limão taiti Pokan Limão galego jabuticaba goiaba Goiaba tailandesa limão rosa Lichia e graviola Manga tomy e caqui Algumas enchertadas Plantadas a mais de 6 meses Porém não crescem Estacionaram as citricas estão amareladas as folhas Posso adubar com qual npk ? Obrigado aguardo orientação E qual materia organica ?
    Responder
  • Fabrício Saldanha

    23 jan 2022
    Boa noite! Tenho uma frutíferas no meu sítio e estou notando que as frutas estão caindo do pé pequenas e ainda verdes. Não notei nenhum parasita, isso está acontecendo principalmente com as seriguelas e acerolas.
    Responder
  • Amauri Dias de Oliveira

    19 jan 2022
    Saudações! Buscava por informações sobre adubação e encontrei essas que me orientaram bem. Pretendo começar um pequeno pomar e ter as informações, dicas e orientações adequadas são um passo muito importante não só no início como tem na manutenção do plantio. Grato por tudo.
    Responder
  • Wellington

    19 jan 2022
    Boa tarde. transplantei para o solo uma muda de caja-manga, com frutos, de aproximadamente 60 cm de altura. Três dias depois as folhas cairam totalmente, permanecendo somente os frutos. O que faço? Tiro os frutos para nao impedir o enraizamento?
    Responder
  • Ademir Santos do Carmo

    17 dez 2021
    Olá, bom dia. Meu nome é Ademir, tenho um pé de laranja e um de ponkã no meu jardim. Estão com 2 anos, passei ambos do saco p/ terra à 3 meses. Só utilizei adubo de plantio. Como posso iniciar a adubação de forma correta, visto que algumas folhas estão meia amareladas e após a floração, 05 laranjinhas resistiram à queda e estão grande? Grato, Ademir
    Responder
  • Simone

    13 dez 2021
    Olá! Tenho um pé de manga na terra ele é enxertado, e tem uns 4 anos, esse ano ele chegou a dar umas manguinhas mas nenhuma vingou! Saberia me informar o porquê?
    Responder
  • Adriana Francineti Dias

    7 dez 2021
    Tenho pé de mexerica e laranja que sempre dão fumagina, já borrifei fumo com casca de alho e cebola e vinagre, óleo de Neem,mas sempre aparece pulgões colchonilhas e fumagina. Minha acerola e pé de limão thaiti tem uns 2anos nunca deram ao frutos. Como tratar?
    Responder
  • Rosana Gomes

    28 nov 2021
    Não entendo nada de plantação, quando vim morar nessa casa no quintal tem várias árvores frutíferas e não sei como adubar e cuidar do solo, as árvores de laranja estão rachando no tronco, as frutas ficam com a casca grossa e preta oq faço p resolver isso? Tbm tenho uma videira q os frutos secam mesmo verdes (parem uvas passas) oq faço? Muito obrigada ?
    Responder
  • Guilherme

    31 out 2021
    Boa noite , qual adubo utilizar na cova para plantio de abacate ?
    Responder
  • Andréa

    20 set 2021
    Bom dia. Tenho um pé de goiaba, mangueira e pêssego que dão muitos frutos mais todos com bicho!! O quê posso fazer?
    Responder
  • Emilia

    10 set 2021
    Diia... tenho pé de abacate de 7 anos...qdo chega a época de floração ...cai as folhas e sai botões de flor mas não chegam a florir todo ano é a mesma coisa só uso esterco e cama morta...... qual adulbo devo usar?
    Responder
  • Girlaide

    2 set 2021
    BOA noite, tenho 1 pé de linchia no Quintal Só que ela começa dá os frutos e qndo está grande eles caem, não segura o q fazer
    Responder
  • NICANOR MARTINS PINHEIRO

    1 set 2021
    Tenho um pé de limão siciliano no vaso está começando a produzir qual adubo devo aplicar
    Responder
  • Devair de Madureira

    17 ago 2021
    Posso aplicar forth frutas em covas de melancia(cerca de 30 covas) e qual a quantidade usar diluída em água?
    Responder
  • HELENA LEITE

    5 ago 2021
    Boa tarde . SOU DE GOIAS Tenho duas fruteiras no quintal já uns 6 anos e não produzem . mexerica e Jaboticaba como proceder pra produzirem ?
    Responder
  • Ana duarte

    13 jul 2021
    Olá li todos os comentários anotei algumas dicas mas tenho uma pergunta.comprei um pé de manga Palmer enxertado quanto tempo leva para dar fruto.obg
    Responder
  • Luiz Signorelli Filho

    4 jul 2021
    Boa tarde. Compramos uma muda de macieira para vaso. Estava desenvolvendo bem, porém agora as folhas amarelando e ficando meio torcidas. O que devemos fazer neste caso?
    Responder
  • Antonio Fernando Oliveira terra

    1 jul 2021
    Tenho um abacateiro que floresce mas não dá o fruto, o q fazer, obrigado.
    Responder
  • ADENIR JOSÉ ALVES

    1 jul 2021
    Oi bom dia tenho um pé de amora plantado em vaso, ele produzia amoras bem doce, e agora as amoras são grandes mas ficaram azedas , isso é falta de algum nutriente
    Responder
  • Marcos Dias da Silva

    13 jun 2021
    Boa noite! Tenho um pé de caju que as flores secam e não dá frutos, as folhas também apresentam ferrugem o que posso fazer?
    Responder
  • Paulo Garcia

    28 maio 2021
    Muito bom! Respostas suscintas objetivas e esclarecedoras...
    Responder
  • Lourival

    21 maio 2021
    Bom dia! Tenho uma mangueira palmer de uns 10 anos de idade, na qual fiz uma poda para diminuir a altura. Depois desta poda, as folhas e as ponteiras começaram a secar e foram caindo. Fiz então uma poda radical deixando só os troncos principais. Coloquei calcario e adubei com 10-10-10. Ela está começando a rebrotar porém as folhas nascem retorcidas e fracas. Também percebo um pó em alguns pontos deste tronco mas não encontro nenhum furo. Existe algo que eu possa fazer ainda ou é caso perdido? Obrigado
    Responder
    • Bel Agro

      5 ago 2021
      O caso ainda não está perdido, Lourival! No que diz respeito à nutrição, o caminho é bem esse que você mencionou. Mantenha a adubação de manutenção e lembre-se que matéria orgânica é sempre bem-vinda. Já em relação à queda das folhas que estão brotando, é provável que o seu pé tenha sido atacado por tripes, que são insetos bem pequenos, difíceis serem observados a olho nu. Mas teríamos que confirmar se é isso mesmo para indicar o melhor tratamento. Seguimos à disposição!
      Responder
  • Vanderlei Feitoza De Araujo

    15 maio 2021
    Por favor poderia me orientar tem um pé de jaca a uns 10 anos algumas já ficam pretas e apodrecem no pé outras até crescem um pouco mas ficam pretas e não amadurecem, nunca adubei, qual seria a orientação, obrigado.
    Responder
    • Bel Agro

      5 ago 2021
      Vanderlei, esses frutos que ficam pretos provavelmente estão sendo atacados pela doença conhecida como antracnose, causada por um fungo. Para tratá-la, você deve utilizar fungicida, calda de bordalesa e sulfocálcica. Aliás, em outro artigo do blog, falamos mais sobre a antracnose, é só clicar aqui para acessá-lo. E em relação à adubação, é muito importante fazê-la para que o seu pé de jaca cresça forte e saudável. Para isso, utilize um NPK 05.20.10 e aplique calcário.
      Responder
  • Djalma

    7 maio 2021
    Gostaria de saber sobre abacate. Tenho em minha chacara 4 arvores com mais de 12 anos e nunca deu frutas.
    Responder
    • Bel Agro

      4 ago 2021
      Djalma, é provável que os pés que você tenha sejam de um único grupo. As abacateiras, por serem hermafroditas, possuem tempos diferentes de amadurecimento, o que dificulta a polinização. Então, elas são divididas em Grupo A e Grupo B. O Grupo A é aquele em que a primeira abertura da flor ocorre no período da manhã. Na abertura, o estigma se encontra receptivo, mas as anteras não se abrem e não há liberação de pólen para fecundação do estigma. A flor se fecha ao meio-dia e somente se abrirá no período da tarde do dia seguinte, quando os estames estarão maduros. Dessa forma, o estigma não se encontra mais receptivo. Já as variedades do Grupo B se diferem do Grupo A pelo fato de que a primeira abertura da flor ocorre após o meio-dia, fechando-se ao entardecer e reabrindo no período da manhã do dia seguinte. Assim, é recomendado intercalar os pés do Grupo A e B. Para acessar mais informações, é só clicar aqui.
      Responder
  • Eurico Carlos de Souza

    2 maio 2021
    Boa tarde: Ha uns 6 anos comprei uma muda de mexerica Polkan e essa muda cresceu demais, e nunca deu nada. Eu tenho em meu sitio no interior 4 pés de mexirica Polkan e dão mexerica à vontade e os pés não são tão grandes como a que tenho em BH e esse pé tem espinhos o que não é comum em pés da Polkan. Conversei essa semana com uma pessoa e ela pediu para ver se no pé nasceu alguns galhos e notei que nasceram e estavam maiores do que o Pé de mexerica.(uns 2,5 a 3 metros). Cortei no pé esses dois galhos grande com muitos de galhos pequenos. A pergunta é: O que fazer? quais os tipos de fertilizantes devo usar e se ela vai dar frutos ou vai continuar sem dar frutos. Aguardo orientações e um abraço. Eurico
    Responder
    • Bel Agro

      4 ago 2021
      Eurico, nossa sugestão é realizar uma poda. Ela é muito importante para manter as plantas produtivas e saudáveis. Pode fazê-la no inverno ou no começo da primavera, se o clima da sua região for quente, ou do meio para o fim da primavera, se for frio, focando nos galhos compridos e desengonçados. Em relação à adubação, utilize o NPK 15.00.15 e, no período de reprodução e frutificação, entre com cálcio e boro foliar. Também é importante fazer a aplicação de calcário no solo.
      Responder
  • Fran

    30 abr 2021
    Olá Plantei um pé de laranja e observei que tem parasitas, o que devo usar?
    Responder
    • Bel Agro

      4 ago 2021
      Fran, consegue nos passar mais informações sobre esses parasitas? Assim, conseguiremos auxiliá-la melhor.
      Responder
  • Saiza

    29 abr 2021
    Boa tarde mudas enxertadas Precisa de nutrientes ne isso. Então posso ta utilizando algum fertilizante nelas para resistir ao tempo em saquinhos ??? Qual seria o ideal ? Pois iria comprar farinha de osso
    Responder
    • Bel Agro

      4 ago 2021
      Saiza, utilize o NPK 15.00.15 e a farinha de osso. Assim, as plantas ficarão bem nutridas.
      Responder
  • Darlene Paulo Barbosa

    28 abr 2021
    Tenho há uns 8 anos uma jabuticabeira enxertada em vaso. Deu jabuticaba apenas 2 vezes. Ela estava na terra e, logo depois que frutificou, foi colocada pelo pessoal de uma loja de agro a domicilio em vaso (então acredito que ele colocou todos os nutrientes necessários). As folhas estão amareladas, com as pontas secas, algumas caindo. Está bem caidinha. A terra é mantida úmida.
    Responder
    • Bel Agro

      4 ago 2021
      Darlene, é necessário analisar dois pontos bem importantes: o primeiro é se o tamanho do vaso está proporcional à parte aérea da planta; e o segundo é se a sua planta está tomando bastante sol, pois a jabuticabeira gosta de bastante luminosidade. Já em relação à nutrição, recomendamos entrar com matéria orgânica e um NPK 15.00.15.
      Responder
  • Marco Antonio

    26 abr 2021
    Bom Dia, nasceu dois pés de mamão formosa um do lado do outro no começo se desenvolveram bem, nasceram frutos e logo apos um dos pés parou de crescer e os frutos tambem. O que devo fazer ?
    Responder
    • Bel Agro

      4 ago 2021
      O ideal é eliminar um dos pés, Marco. Só tome bastante cuidado com o sistema radicular para não afetar a planta.
      Responder
  • Andréa telles

    21 abr 2021
    Olá, plantei em meu quintal 3 árvores frutíferas, laranjas e poncã, já fazem 4 anos , nesse meio tempo aparecem na folhas umas tipo borboletinhas minúsculas BRANCAS, ele até floriu mas os frutos caíram todos, o poncã mal chegou a florir, será falta de vitaminas? O pé tem um aspecto feio , sem vida, os brotos vem bonitos, mas logo enchem dessa praga, ajuda por favor
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      Pode ser falta de vitaminas, sim, Andréa! Você está realizando a adubação de manutenção? A adubação de manutenção ou de cobertura pode ser realizada com o NPK 15.00.15. Matéria orgânica e calcário também são importantes. Já no período de floração e frutificação, pode utilizar o cálcio e boro de forma foliar. Em relação aos insetos, é necessário identificar quais são para saber como resolver o problema. Tem um artigo da Embrapa que pode ajudá-la nessa questão, é só clicar aqui para ler.
      Responder
  • José Luiz Ribeiro

    20 abr 2021
    Plantei: 2 pesos de Mabolo, 2 pés de Abiu roxo, 1 pés de fruta do milagre, 2 pés de Blue Berry, 2 pés de limão caviar , 5 pés de jaboticaba, 1 pé de carambola, 1 pé de umbú, 1 pé de acerola, 4 pés de pitanga, 1 pé de ibaia, 2 pés de goiaba roxa , 1 pé de goiaba tailandesa, 7 pés de Coco anão verde, 3 pés de Coco anão amarelo, 2 pés de limão siciliano, 2 pés de limão Taiti, 1 pé de laranja baianinha, 1 pé de laranja melancia, 1 pé de ponham, 1 pé de laranja sanguínea, 2 pés de maçã Ana, 1 pé de ameixa azul, 1 pé de ameixa vermelha, 1 pé de caqui rama forte, 2 pés de Cambuci, 2 pés de graviola, 2 pés de atemoia, 2 pés de mangostão amarelo, 2 pés de achachairu boliviano, 2 pés de bacupari, 1 pé de manga Corumbá, 1 pé de canela, 4 pés de lichia, 2 pés de longan, 1 pé de camu camu, 2 pés de cabeludinha Jaboticaba amarela, 1 pé de mexerica carioca, 1 pé de araçá boi amarelo, 1 pé de laranja pera, 1 pé de laranja champanhe, 2 pés de buchoza, 2 pés de Campari, 1 pé de manga coquinho, 3 pés de manga que não sei o nome , 1 pé de abacate e 6 pés de jaca... Que tipo de adubo, posso aplicar e em que quantidade meio que de forma geral? Tipo por atacado?
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      José, para adubar frutíferas, de forma generalizada, você precisa do NPK 05.20.10 no plantio e do NPK 15.00.14 na cobertura. Já a dosagem varia de acordo com a idade da planta. Nesse quesito, é sempre bom seguir as orientações do fabricante.
      Responder
  • Odivaldo Tunin

    17 abr 2021
    Boas matérias. São colocadas , apesar de sucintas, bem explicadas , esclarecedoras , e por isso de fácil aplicação. Especialmente os comentários. Obrigado
    Responder
  • Douglas

    12 abr 2021
    Olá tenho um pé de limão ele esta bonito mas não floresce para a produza ? O que faço?
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      Douglas, é provável que ele esteja com deficiência nutricional. A adição de calcário e fertilizante no solo (NPK 05.20.10), além de uma adubação foliar no período reprodutivo à base de cálcio e boro, devem resolver o problema.
      Responder
  • Claudete Peixoto

    12 mar 2021
    Minha bergamoteira está carregada de frutos, mas estão rachando e caindo. Gostaria de saber o que devo fazer. Obrigada!
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Claudete, suas bergamotas estão com deficiência de cálcio. Utilize calcário calcítico no solo ou fertilizantes foliares à base de cálcio ou ainda cálcio e boro para nutrir seu pé.
      Responder
  • Lucas Felipe Soares Aguiar da Rosa

    9 mar 2021
    Uau... Uma das melhores explicações que já li! Sou novo na paternidade de planta e, paguei até meio caro numa muda de 2/3 anos de Miraculina. Transplantei ela há umas 3 semanas em terra mista de areia, adubo em pó de esterco de galinha, pó de osso e algumas palhas secas... No começo algumas folhas ficaram amareladas e cheias de buracos mas agora tem umas 6 folhinhas novas. Estou com medo de usar o NPK 10-10-10 que tenho e ela não vingar. Tecnicamente ela ainda esta na fase de enraizamento ou já está no crescimento? Valew! Show de bola a explicação! ????
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Que bacana saber que nossas publicações estão sendo úteis pra você, Lucas! Vamos lá: as folhas novas são um ótimo sinal. É bem normal que neste período de transplante haja uma queda de folhas, pois é o momento de criar novas raízes para fixar no solo. Tenha bastante cuidado com a nutrição nesta fase, porque em excesso ela pode queimar as raízes. Em relação ao NPK 10.10.10, como a planta já foi adubada no transplante, faça uso desse composto apenas alguns dias depois.
      Responder
  • Valdemar Almeida

    3 mar 2021
    Qual o intervalo de aplicação do 4-14-8 (100a150 gr) em plantas de pequeno porte (maracugina). E si é diretamente no pé ou o coroamente de distância de 20 cm? Si já antecipo meus agradecimentos . Valdemar Candido Sales - BA.
    Responder
    • Bel Agro

      2 jun 2021
      Valdemar, pode fazer a adubação de 3 em 3 meses, mantendo a distância mencionada.
      Responder
  • Nathalya silva

    22 fev 2021
    Você já observou que sobre as árvores frutíferas não nascem outras da mesma espécie? Normalmente elas nascem próximo, mas não sobre a sua copa. Por quê em baixo de uma mangueira, por exemplo, não nasce outra muda de mangueira?
    Responder
    • Bel Agro

      9 abr 2021
      Ótima questão, Nathalya! Isso acontece porque há bastante competição por luminosidade, água e nutrientes.
      Responder
  • Valdemar Ferreira de Almeida

    20 fev 2021
    Tenho uns pés de maracugina em ptodução . começa florir e algumas flores caem. Que fertilizante devo usar. Um leigo mim sugeriu utilizar Nitrato de Cálcio, pesquisando vi 04 -14 - 08. O que faço ..
    Responder
    • Bel Agro

      9 abr 2021
      Valdemar, a adubação de base com NPK 04.14.08 é bastante utilizada! No entanto, as flores caindo indicam uma deficiência de cálcio e boro. Então, pode fazer a aplicação desses nutrientes de forma foliar.
      Responder
  • Ubiracy

    19 fev 2021
    Boa noite amigão, tenhos 15 coqueiros, trasplantei agora, qual NPK usar?
    Responder
    • Bel Agro

      9 abr 2021
      Oi, Ubiracy! Você pode utilizar o NPK 20.05.20 para o plantio e o 15.00.14 para a cobertura.
      Responder
  • FRANCISCO CARLOS

    18 fev 2021
    Boa noite....tenho um pé de manga coração de boi....devido as moscas da fruta ensaquei os frutos e não deu resultado, pois os frutos racham até mesmo dentro do saco. A goiaba mesmo ensacando tá com bicho. As bananeiras dão cachos pequenos e muitas folhas secas. O que fazer?
    Responder
    • Bel Agro

      9 abr 2021
      Oi, Francisco! Para controle das moscas das frutas, faça iscas. Se tiver alguma dúvida sobre como prepará-las, é só acessar este material aqui: http://colla.bo/4wnRq. E em relação às bananeiras, essas folhas secas provavelmente são ataques de sigatoka. A aplicação de fungicida deve resolver esse problema. Porém, fique atento também à adubação, pois ela é extremamente importante para um bom desenvolvimento dos cachos.
      Responder
  • Sílvio moscar filho

    17 fev 2021
    Boas e praticas dicas.
    Responder
  • Sidnei

    17 fev 2021
    Boa tarde tenho uma plantação de goiaba tailandesa faço a adubação com adubo orgânico, cloreto de potássio e sulfato de amônia uma vezes por ano só o sulfato de amônia e o potássio que eu repito a cada três meses mais minha goiaba tem vez que está sem gosto o que devo acrescentar para que colho sempre goiaba mais doce.
    Responder
    • Bel Agro

      9 abr 2021
      Utilize bioestimulantes, Sidnei. Eles auxiliam no aumento da concentração dos açúcares nos frutos (Grau Brix) e também são ricos em potássio.
      Responder
  • Aline Alves

    10 fev 2021
    Olá, Tenho um pé de araça no vaso que já veio com flores e logo deu frutos. E agora quero trocar de vaso, qual a melhor época e o melhor nutriente. Obrigada
    Responder
    • Bel Agro

      9 abr 2021
      Oi, Aline! A melhor época para fazer essa troca é a de períodos mais quentes. E em relação aos nutrientes, sugerimos o NPK 05.20.10.
      Responder
  • Denise

    10 fev 2021
    Olá. Eu tenho um pé de graviola. Ela floresce, mas O fruto não vinga devido a falta de polinização. O que fazer?
    Responder
    • Bel Agro

      9 abr 2021
      Oi, Denise! Utilize um fertilizante foliar à base de cálcio e boro. Vai ajudar bastante nessa questão.
      Responder
  • Brasiliano Brasil Borges

    9 fev 2021
    Olá! Estou me preparando para o meu êxodo urbano. Comprei um sítio com algumas frutíferas como, coco, manga, cajú, abacate, laranja, limão e ponçã. Realizei poda no mês de outubro/novembro (cítricas) e adubei com 10-10-10 naquela ocasião. Percebi que alguns começaram a produzir pequenos frutos(fase de desenvolvimento) e outras ainda não. Qual a periodicidade da adubação. devo repetir e qual a melhor formulação? Observei no quiz que indicam muito o boro. Onde encontro parfa comprar e se devo aplicar? Algunsa pés de apresentam um tronco enegrecido e outros com manhas brancas. Pode ser algunma praga e/ou doença ou estão velhimos?
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Olá, Brasiliano! Você pode fazer a adubação de 3 em 3 meses e uma das formulações muito utilizada para frutíferas é o NPK 05.20.10. Em relação ao boro, ele realmente é muito importante para as suas plantas, assim como o cálcio — esses produtos foliares podem ser encontrados em agropecuárias. Quanto às observações relacionadas aos troncos, provavelmente devem ser líquens, que são associações mutualísticas entre fungos e algas. Geralmente, eles se desenvolvem em locais sombreados e/ou úmidos e não causam doença para a planta hospedeira. Contudo, recomenda-se a sua retirada, pois podem favorecer o crescimento de organismos patogênicos com capacidade de levar a planta à morte.
      Responder
  • José Raimundo Costa da Silva

    24 jan 2021
    Tenho um pe de nim na calçada desde ha 3 meses foi poldado e nao floresce mais fica poucas folhas e nao aumenta mais a folhagem i que fazer a casca ta caindo muito e os galhos estao secos e escuros o que fazer?
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Oi, José! Enviamos um e-mail a você solicitando algumas fotos. Assim, poderemos avaliar melhor essa questão. Aguardamos seu retorno.
      Responder
  • Antônio santos

    20 jan 2021
    Ola, estou fazendo a segunda adubação do meu limão com 100 dias de plantado, esse segunda adubação irei por 300 gramas de mamona ao redor da planta. É uma quantidade razoável? Lembrando que ja fiz a primeira poda.
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      É, sim, Antônio: 300 gramas por planta é a dosagem correta!
      Responder
  • João Batista

    10 jan 2021
    Bom dia amigo, estou com três pés de pitaya no quinal de casa, já esta produzindo frutos só não está atigindo o tamanho normal que seria um peso de 400 a 500 gramas, colhemos alguns frutos não passou de 70 gramas, o fertilizante 20 00 20 seria ideal ou melhor outra fomula?
    Responder
  • Maria Eunice de Faria

    5 jan 2021
    Olá tenho uma plantação de pitaya produz frutos mas não cresce... gostaria de saber qual adubo que eu preciso usar pra crescer os frutos?
    Responder
  • Maria Eunice de Faria

    5 jan 2021
    Olá tenho uma plantação de pitaya vermelha mas as pitayas nao cresce... Que adubação devo usar para crescer os frutos?
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      Olá, Maria! Utilize a adubação de cobertura: 600 kg de nitrogênio/hectare e 300 kg de cloreto de potássio/hectare. Lembre-se sempre de seguir as orientações de aplicação conforme indicação na embalagem.
      Responder
  • José Antonio

    8 dez 2020
    Boa noite, queria saver se o adubo 06.24.12 seria apropriado para a flor da manga quando está figando?
    Responder
    • Bel Agro

      29 mar 2021
      É, sim, José! Trata-se de uma formulação com bastante fósforo, ideal para esta etapa.
      Responder
  • Alessandro

    27 nov 2020
    Tenho pé de limão Taiti Florindo e outras frutas como goiaba , acerola,uva . Etc... Posso usar o adubo 15-05-20 ou 20-05-15
    Responder
    • Bel Agro

      13 jan 2021
      Até pode, Alessandro, porém, não será tão eficiente. É necessário um produto que contenha mais fósforo (P), pois ele é importantíssimo nesse estágio — e nessas formulações que você indicou há pouca concentração deste item.
      Responder
  • Gian Porto

    21 nov 2020
    Gostaria de saber se pode colocar o fertilizantes no momento que já está frutificando, como exemplo goiaba, maracujá, araçá..
    Responder
    • Bel Agro

      13 jan 2021
      O melhor momento para aplicação é na floração, Gian. Atualmente, o mercado oferece fertilizantes foliares à base de cálcio e boro, que são importantes nutrientes para este estágio da planta.
      Responder
  • Michele

    5 nov 2020
    Olá , tenho laranja limão e mixirica as folhas enrolam e amarela o que devo fazer ?
    Responder
    • Bel Agro

      13 jan 2021
      Oi, Michele! Pelo que você descreveu, parece ser ataque de pulgões ou larva minadora. Para poder tratar corretamente, é preciso fazer uma análise mais detalhada para identificar qual procedimento deve ser adotado no combate a essas pragas. Pedimos, por gentileza, que observe os seguintes sintomas: no caso de pulgões, eles atacam as plantas em todos os estágios, principalmente brotos e folhas jovens para sugar a seiva, o que causa distorções nos galhos, inflorescências e enrolamento das folhas. É necessário verificar ainda se as folhas estão ficando pretas. Já no caso da larva minadora, o contágio acontece em todos os estágios, no entanto, é mais visível nas folhas novas, podendo causar folhas deformadas, enroladas ou torcidas, mas sem alterar a coloração da planta. Analise essas duas situações e veja o que se encaixa no que está acontecendo com os seus pés de frutas, depois nos informe para que possamos auxiliá-la melhor! ;)
      Responder
  • Umberto Guarnieri

    4 nov 2020
    Tenho várias árvores frutíferas, e gostaria de saber qual é o melhor fertilizante
    Responder
    • Bel Agro

      13 jan 2021
      Oi, Umberto! O melhor fertilizante para frutíferas é o NPK 04.14.08. E a dosagem varia de acordo com a fase em que a planta está. Veja: Pequeno porte - de 100 a 150 gramas por planta; em produção ou de grande porte - de 200 a 250 gramas por planta. Abraço.
      Responder
  • Sandro

    1 nov 2020
    Quero conhecer os tipos de produtos
    Responder
  • Paulo Silva

    30 out 2020
    Olá, boa noite. Compramos um fertilizante vitaplan 10x10x10, e queria saber qual a melhor dosagem para usar no pezinho (ainda está creacendo) de café, amora e mangá? Obrigado.
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Paulo, como elas ainda são pequenas, pode utilizar 100 gramas por pé! :)
      Responder
  • José Maciel Cianca

    25 out 2020
    bom dia. Qual a gramatura de adubo químico por pé de laranja.
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Oi, José! Utilize o NPK 04.14.08. Agora, quanto à dosagem, depende da fase do pé de laranjeira. Veja: Pequeno porte - de 100 a 150 gramas | Em produção ou de grande porte - de 200 a 250 gramas. Qualquer outra dúvida, permanecemos à disposição!
      Responder
  • Antonio Carlos de Alcantara

    12 out 2020
    plantei uma filhote de arvore Nim e minha porta tem muita ´pedra .é morro o que fazer ?
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Oi, Antonio! O ideal é realizar o plantio em local livre de pedras. O sistema radicular pode ficar comprometido e prejudicar o desenvolvimento. Já em relação à declividade por causa do morro, não vemos problemas. Esperamos ter esclarecido sua dúvida! :)
      Responder
  • Cida

    4 out 2020
    O que usar para floração da jabuticaba. E qual a quantidade e quantas vezes ao ano. PÉ já tem 15 anos e não produz.
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Oi, Cida! O cálcio e o boro vão te ajudar nessa questão. Só é preciso ficar atento às recomendações da bula do produto para fazer as dosagens corretas ;)
      Responder
  • Luciana

    3 out 2020
    Estou iniciando a plantação de tangerina, já passou pela germinação e passei elas para o vaso. Devo colocar fertilizante líquido 04-14-08 nas mudinhas? Se a resposta for sim, qual a quantidade e de quanto em quanto tempo se deve fertilizar?
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Oi, Luciana. Deve fazer a adubação, sim. O NPK 04.14.08 é um adubo recomendado, mas no que diz respeito à quantidade, é necessário seguir as orientações de dosagem e intervalo de aplicação conforme a recomendação do fabricante do fertilizante que será usado. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Responder
  • Gustavo Rangel Pereira

    26 set 2020
    Boa tarde, recuperei uma pitangueira que era do meu pai, ela nunca teve uma vida boa, ficava sem cuidado algum, foi valente e hoje com algo em torno de 8 anos de vida nunca floriu. Faz um ano que to cuidando, está num vaso com uma boa terra, coloquei esterco no outono, tem mais ou menos 1,5m de altura, fora o vaso. O que posso utilizar para fazer com que cresça e frutifique?
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Gustavo! O caminho é a nutrição! Adubação periódica e matéria orgânica. O cálcio e o boro vão ajudar bastante para o florescimento e a frutificação ;)
      Responder
  • José

    8 set 2020
    Olá, tudo bem? Plantei mudas de pitayas e gostaria de saber, que tipo de adubo devo usar para o crescimento e a frutificação. Desde já agradeço.
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, José. Depende. Precisaríamos saber se em algum momento já foi realizado algum tipo de adubação. Pode detalhar para nós um pouquinho mais dos processos que você já fez? Assim, conseguiremos auxiliá-lo melhor :)
      Responder
  • Rute

    4 set 2020
    Olá! Tenho um pequeno espaço de terra no quintal e já plantei várias mudas/pé de jaboticaba, porém da flores e não vinga para fruto. Utilizo adubo forth fruit, 10 10, Misturo no solo terra vegetal e faço irrigação diariamente, não sei mais o que fazer para meu pé de jaboticaba dar fruto. Alguma sugestão? Obrigada. Obs. Tem bastante minhoca na terra
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Oi, Rute! Complemente a sua adubação com cálcio e boro. Pode ser tanto de forma foliar quanto no solo ;)
      Responder
  • Cláudio

    29 ago 2020
    Posso fazer aplicação de adubo foliar com potássio e enxofre e cálcio em árvores frutíferas com flores e frutos?
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Cláudio! Depende. Teríamos que saber a qualidade foliar para auxiliá-lo melhor. É sempre muito importante tomar cuidado com enxofre em misturas. Por isso, procure verificar as orientações na bula ;)
      Responder
  • Rogério

    27 ago 2020
    Tenho uns pés de graviola , acabei de replantar em outro lugar, qual adubo devo usar nesse período?
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Rogério! É recomendado fazer uma mistura de terra com adubo na hora de replantar a graviola. Para isso, é só seguir esses passos: considerando uma cova de, no mínimo, 40 x 40 x 40, é necessário misturar a terra retirada dessa cova com cerca de 250 gramas de calcário, 250 gramas de adubo super fosfato simples, 10 litros de esterco curtido ou outro tipo de material orgânico. Depois, é só plantar a sua graviola bem no meio da cova. Feito isso, molhe bem a plantação, pelo menos umas 3 vezes na semana, e assim que passar 30 dias, aplique no solo e em torno da gravioleira 50 gramas da fórmula NPK 10-10-10 ou 12-06-12. Repita esse processo a cada 60 dias. Esperamos ter ajudado! :)
      Responder
  • Waldemar carl

    26 ago 2020
    Gostaria de saber qual adubo pra minha plantação de pupunhas adultas
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Waldemar! Para plantação de pupunhas adultas, você pode utilizar o NPK 20.05.20 com sulfato de amônio.
      Responder
  • Maria Silva

    22 ago 2020
    Meus cítricos não se desenvolvem pois ficam o tempo todo infestados de larvas minadora já usei a calda de fumo e detergente, folhas de neem e não deu jeito também tenho uma árvore brasileirinho infestada de cochonilhas ela está morrendo não sei mais o que fazer já botei até fogo nela mas as cochonilha sempre estão lá nas frestas. Vocês tem alguma solução por favor
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Oi, Maria! Esses produtos mais eficientes para o controle de cochonilhas e minadoras são de venda controlada. É necessário emitir receituário e atender a diversas exigências para a compra. Esse link pode ajudar você nessa questão: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/140105/1/Cartilha-DoencaCITROS-047-15-Hermes-Ainfo.pdf
      Responder
  • Takayuki Matsumoto

    22 ago 2020
    Excelente orientação sobre a cada fase das frutíferas. Tenho laranjas, limão taiti, atemoia, manga, uva, pitanga, jaboticaba e pitayas. Vou seguir as suas orientações. Mas tenho dúvidas com relação a adubação de videiras. Já fiz a poda de inverno e que tipo de adubo eu devo usar nesta fase de dormência ? Obrigado.
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Takayuki! Você pode utilizar o NPK 20.05.20 nesta fase de dormência. Qualquer outra dúvida, é só entrar em contato com a gente!
      Responder
  • Vânia Lúcia da Silva Nogueira

    15 ago 2020
    Minha graviola empretece os frutos ainda pequenos,geralmente, e eles caem. O q fazer? Só tem 1 pé.
    Responder
    • Bel Agro

      13 out 2020
      Oi, Vânia! Utilize um fertilizante foliar à base de cálcio e boro para ajudar você nessa questão ;)
      Responder
  • Edvaldo Antônio de Jesus

    7 ago 2020
    Olá amigos! Estou plantando mangueiras em canteiros público, há quatro meses plantei 5 pés de manga, só sobrou 1, as formigas destruíram os outros. Plantei mais 4 pés, no mesmo canteiro. Vou melhorar a nutrição do terreno aplicando o fertilizante e veneno pra formiga. Tem alguma dica pra esse caso?
    Responder
    • Bel Agro

      13 out 2020
      Oi, Edvaldo! Para o plantio, indicamos que utilize um fertilizante com NPK 05-20-10. E em relação às formigas, você pode utilizar um formicida para formigas cortadeiras, encontrado facilmente em agropecuárias. Esperamos que essas dicas ajudem no seu plantio ;)
      Responder
  • Robson m desiderio

    3 ago 2020
    Comprei um adubo foliar para minhas laranjeiras .qual a dosagem para vinte litros de água.o adubo foliar chama se fitofos k plus
    Responder
    • Bel Agro

      13 out 2020
      Olá, Robson. Para esta quantidade de água você pode utilizar 40 ml de adubo.
      Responder
  • Roni Pontes

    26 jul 2020
    Olá, acabei empilhando um monte de madeiras de baixo de um pé de caju e outro de temoia, depois disso as árvores cresceram muito mas pararam de dar frutos, até aponta os frutos mas logo secam e caem, depois de 5 anos retirei essas madeiras pois desconfiei que estavam prejudicando o solo. O que posso fazer para ambas, pois fora desse lugar as árvores dão frutos normalmente?
    Responder
    • Bel Agro

      13 out 2020
      Oi, Roni. Não vemos relação das madeiras com o crescimento das árvores. Já no que diz respeito aos frutos, pode ter alguma ligação com a deficiência do cálcio e boro. Permanecemos à disposição!
      Responder
  • Adri

    16 jul 2020
    Oque bom por no pé da manga quando o tronco começa a partir rachar todo
    Responder
    • Bel Agro

      13 out 2020
      Oi, Adriano. Depende muito. Temos que analisar melhor a situação do seu pé de manga para orientá-lo melhor. Envie-nos seu e-mail ou WhatsApp para que possamos entrar em contato com você ;)
      Responder
  • Maria Helena de Araujo Petilo

    16 jul 2020
    Gostaria de saber como se faz a análise do solo, e se o solo são iguais para todo tipo de plantas? E Tb o que preciso fazer se tenho frutíferas em vasos?
    Responder
    • Bel Agro

      13 out 2020
      Oi, Maria Helena! Para entender melhor sobre a análise de solo, indicamos o site do Instituto Agronômico, que mostra de forma bem clara como coletar as amostras. Você pode acessá-lo aqui - http://colla.bo/pOMAJ. Já em relação ao solo X planta, cada espécie de planta se adapta melhor em determinado tipo de solo. Por isso, é importante conhecer muito bem o solo para saber se sua plantação irá prosperar nele. E quanto ao plantio de frutíferas em vasos, você irá plantar ou fazer manutenção? Precisamos dessa informação para poder orientá-la melhor. Estamos à disposição!
      Responder
  • Edna de sousa

    10 jul 2020
    oi gostaria de saber qto de farinha de osso devo colocar no pe de limao tayti que ja esta florindo e soltando limaozinhos esta plantado no chao
    Responder
    • Bel Agro

      7 out 2020
      Olá, Edna! Você pode utilizar no plantio 600 gramas por cova e, na cobertura, 300 gramas por planta. Se tiver mais alguma dúvida, permanecemos à disposição! :)
      Responder
  • Regina

    26 jun 2020
    Por favor, como devo usar esses adubos, já que para a floração e frutificação vc indica 05-20-10 e 04-14-08. Seria 5.20.10 colocar quando começar as flores e 04.24.08 quando começar os frutos. Não é pouco espaço de tempo?
    Responder
    • Bel Agro

      11 ago 2020
      Olá, Regina. Você pode usar apenas o 05.20.10 no solo, na projeção da copa. Já no início da floração, utilize cálcio e boro de maneira foliar. Esperamos ter ajudado! Qualquer nova dúvida, estamos à disposição!
      Responder
  • Liana dill

    24 jun 2020
    Tenho uma plantação de limão Taiti de 6 anos e que fertilizante devo usar para segurar a floração?
    Responder
    • Bel Agro

      11 ago 2020
      Olá, Liana! Você pode utilizar o NPK 05.20.10 no solo e também fazer aplicação foliar de cálcio e boro. Permanecemos à disposição ;)
      Responder
  • Josué Souza Silva

    17 jun 2020
    Tenho um pé de limão cravo na minha casa ele já tem uns dez anos,ele no último ano ele deu muitos frutos e agora ele está com as folhas amarelas e não está florindo o que usar para adubação?
    Responder
  • Marcus Teixeira

    15 jun 2020
    Prezados, Desde já agradeço se puderem ajudar. Plantei em meu sítio uma grande variedade de mudas de frutiferas há cerca de 4 anos. Jabuticaba, maçã, acerola, nêspera, amora, tangerina, laranja pera, limão siciliano, graviola, uvaia, siriguela, fruta do conde, lichia, carambola, tamarindo, cambuca, pitanga, etc. A maioria é não enxertada. Estou achando que o desenvolvimento das plantas está lento. O crescimento das plantas nesses 4 anos foi pequeno. A única que desenvolveu bastante foi a Siriguela. Gostaria que me orientassem qual melhor adubo para melhorar o crescimento das plantas e qual a periodicidade a ser aplicada? Obs: fiz um círculo de 1mt de diâmetro em volta de cada pé deixando a terra exposta e nesses círculos coloco folhas de eucalipto, pois no meu sitio há muitos eucaliptos e, portanto, muitas folhas que deles caem. Aproveito essas folhas para fazer essa forração ao redor das plantas e para servir também de adubo ao se decomporem. Alterno a cada 15 dias aplicação foliar de enxofre com fertilizante fert-fish (dia 01 do mês) e calda bordalesa (dia 15 do mês). E a cada 30 dias adubo o solo com um "chorume" preparado com esterco de cavalo, galinha, cinza de lenha, torta de mamona e farinha de osso. Misturo um pouco de cada um e diluo em 200 lts de água. Pego esse "chorume" e rego as raízes. Obrigado
    Responder
    • Bel Agro

      11 ago 2020
      Olá, Marcus. Pelo que você nos descreveu, acreditamos ser necessário realizar uma adubação à base de NPK no seu pomar. A incorporação da matéria orgânica citada é muito importante, mas é preciso também acrescentar nitrogênio, fósforo e potássio. Já no período de floração e frutificação, é ideal complementar com adubação foliar de cálcio e boro. Esperamos ter ajudado a esclarecer a sua dúvida! :)
      Responder
  • José de Salve

    25 maio 2020
    Ola boa tarde gostaria de saber porque os frutos do meu pé de Jaca esão dando fungos e não se vigam
    Responder
    • Bel Agro

      11 ago 2020
      Olá, José! As altas temperaturas e a umidade elevada são os principais fatores para o aparecimento de fungos nas espécies vegetais. No entanto, uma adubação incorreta também pode ocasionar este problema. Fazer a aplicação de fungicida de forma preventiva é a melhor maneira de resolver essa questão. Além disso, indicamos a aplicação de cálcio e boro de forma foliar para dar mais força ao seu pé de jaca. Esperamos ter ajudado e permanecemos à disposição.
      Responder
  • Rafael

    22 maio 2020
    Tenho 10 pés de mamão que começaram a florar, qual NPK uso e que quantidade para cada planta? É a primeira vez que planto na minha vida toda kkkk. Grato desde já.
    Responder
    • Bel Agro

      11 ago 2020
      Oi, Rafael! Você pode utilizar o fertilizante NPK 20.05.20 para os seus pés de mamão. Sugerimos ainda utilizar o boro e o cálcio foliar para que se mantenham fortes, saudáveis e com os nutrientes na medida certa para o crescimento. Quanto à quantidade dos produtos a serem aplicados, pode nos informar o tamanho das plantas? Dessa forma, conseguimos definir a dosagem correta para os mamoeiros.
      Responder
  • ADAS CALAZANS

    18 maio 2020
    Olá! Tenho alguns pés de laranja e lima, identifiquei através de vídeos no YouTube que estão com deficiência de cálcio por causa da coloração amarela e formatos das folhas... Pergunta; qual a quantidade e periodicidade que devo aplicar o cálcio - são pés com mais de 5 anos.
    Responder
    • Bel Agro

      11 ago 2020
      Olá, Adas! A aplicação do cálcio pode ser feita de duas maneiras: pelo solo ou de forma foliar. Você tem familiaridade com uma dessas práticas? Assim, poderemos orientar melhor em relação aos procedimentos que deverão ser adotados.
      Responder
  • Patricia Biglia Ramos

    17 maio 2020
    olá tenho um pé de limão rosa as folhas começaram a amarelar, fiz a poda, mas está passando para o restante tenho que sacrificar ou tem algum remedio para passar.
    Responder
    • Bel Agro

      11 ago 2020
      Oi, Patricia! Depende. Qual adubação você realiza e com que intervalo de tempo ela é feita? Isso pode influenciar bastante. Aguardamos sua resposta para podermos orientá-la melhor ;)
      Responder
  • jafia silva de oliveira

    15 maio 2020
    bom dia eu tenho um pe de sapoti, que vive com pulgao. o que faço pois ja usei oleo de nem, pulveriso com detergente. ja usei varios prudutos.mais os brotinhos ja nascem com aquele pulgao que parece uma bolinnha verde. o que faço.
    Responder
    • Bel Agro

      11 ago 2020
      Olá, Jafia! De modo geral, todos os procedimentos que você fez estão corretos e deveriam ter resolvido o problema. Existem mais plantas (citros) próximas ao sapoti? Precisamos dessa informação para tentar entender melhor o que pode estar acontecendo para ajudar você ;)
      Responder
  • Pedro

    8 maio 2020
    Bom dia!! Estou com alguns pé de abacate irrigados, e estão com a metade das folhas queimada e consequentemente secas! Obs: creio que não seja o sol, pois estamos aqui em um período chuvoso. Poderia me dar alguma instrução?! Obrigado.
    Responder
  • Dany

    6 maio 2020
    Olá Meu pé de azeitona roxa nao esta dando mais frutos oque posso fazer
    Responder
  • Jacqueline Guimarães Ramos

    29 abr 2020
    olá sou Jacqueline tenho um pé de limão taiti. Só que as folhas caíram todas e parece que está dando limão o que devo fazer.
    Responder
  • Renato

    24 mar 2020
    Olá Tatiana seu pé de limão pode estar com deficiência em calcio, pois a falta desse nutriente faz com que sua frutifera aborte os frutos, o ideal seria vc adubar com adubos ricos em calcio, exemplo: farinha de osso.
    Responder
  • Solange lamiz

    16 mar 2020
    Ola eu sou a solange. Posso apos de um mes que eu colocar calcario, colocar fertilizante e adubo foliar ao mesmo tempo?
    Responder
    • Bel Agro

      17 mar 2020
      Olá, Solange! A adubação no solo fornece os principais macronutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio (NPK). Entretanto, durante o ciclo da cultura, pode haver deficiência de certos micronutrientes como boro, cálcio, zinco, manganês, cobalto ou selênio, que podem ser complementados com o nutriente específico. Os fertilizantes aplicados sobre as folhas são mais rapidamente assimilados pela planta do que via solo. Porém, seu aproveitamento é de curto prazo. Portanto, os nutrientes podem e, preferencialmente devem, ser utilizados em fases fenológicas em que a planta tem capacidade de responder e aumentar a produtividade. É importante que você saiba que a adubação foliar é utilizada de forma associada à aplicação via solo, não para substituir, mas para complementar a demanda de nutrientes.
      Responder
  • Valdemuza

    8 fev 2020
    Gostei das orientações. Gostaria de saber qual o melhor nutrientes para o cultivo de pitaya .
    Responder
    • Bel Agro

      12 fev 2020
      Que bom, Valdemuza! Ainda há poucos estudos sobre a pitaya, mas temos notado que uma boa alternativa é usar esterco e uma fonte de cálcio diretamente no solo.
      Responder
  • Marluce Alves da Silva

    10 dez 2019
    comprei um sitio que tem jaca que não da fruto, jabuticabeira que raramente também. e uns pé de laranja que também não dão fruto. Enfim.. o que faço?
    Responder
    • Bel Agro

      11 dez 2019
      Olá, Marluce! Você sabe se a jaca e a jabuticaba são de enxerto? Se não forem, é natural que demorem vários anos para produzir mesmo. Já sobre as laranjas, você pode aplicar 100 g de adubo 04.14.08 duas vezes por ano, uma após a colheita e outra na saída do inverno, entre agosto e setembro. Junto com o adubo, você também pode usar matéria orgânica na dose de 3 kg por planta de uma só vez. Além disso, também é indicado realizar a correção do pH do solo com calcário de conchas ou calcário dolomítico usando 500 g por planta de uma só vez. Você pode repetir a aplicação a cada dois anos, sempre um mês antes da adubação, após a colheita dos frutos e na saída do inverno. Todos esses processos você também pode fazer com os pés de jaca e de jabuticaba. Se tiver mais alguma dúvida, estamos à disposição :)
      Responder
  • Claudia

    2 dez 2019
    Boa tarde! Tenho um pé de tangerina pokan, a árvore frutífera já é adulta, posso adubar tbm? Se sim! Qual adubo e quantas vezes no ano tenho q adubar?
    Responder
    • Bel Agro

      3 dez 2019
      Olá, Claudia! Deve adubar sim! Você pode fazer a adubação com o fertilizante 04.14.08 duas vezes por ano, uma após a colheita da tangerina e outra no fim do inverno, entre agosto e setembro, utilizando 150 g em cada aplicação. Além disso, você pode usar adubo orgânico junto com o fertilizante químico, na proporção de 3 kg por planta de uma só vez. Também recomendamos que você corrija o pH do solo a cada dois anos com calcário de conchas ou calcário dolomítico, usando 500 g por planta, sempre um mês antes da adubação. Se restou alguma dúvida, estamos à disposição! :)
      Responder
  • Tatiana

    22 jul 2019
    Tenho uns pés de limão Taiti e eles são irrigados só que não segura muito limãozinho no pé começa abortar,tem alguma coisa pla fazer para que segure mais limão no pé? Muito obrigada ✌️
    Responder
    • Bel Agro

      25 jul 2019
      Oi, Tatiana! O ideal é fazer uma análise de solo para verificar se os nutrientes estão presentes em boa quantidade. De qualquer forma, você pode utilizar calcário de concha e os NPKs 16-16-16, 13-13-28 ou 17-1713, além de fazer a adubação foliar para que a planta absorva micronutrientes. Também é possível que o problema esteja relacionado a pragas, como as moscas que depositam ovos dentro do fruto na fase de crescimento. Nesse caso, é importante utilizar inseticidas logo após a floração e repetir em 20 dias. Para ter certeza da causa, porém, indicamos que você procure um profissional especializado :)
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido