Bicos de pulverização: saiba quais são os tipos e o que analisar para escolher o melhor

bicos de pulverização

Os bicos de pulverização são peças quase invisíveis diante dos enormes pulverizadores utilizados na aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes foliares nas lavouras. Contudo, apesar de pequenos, a escolha adequada desses itens é estratégica para que o produto seja aplicado de forma eficiente e os resultados em produtividade e qualidade sejam positivos.

Agora, se você já pesquisou ou mesmo já utilizou os bicos de pulverização, sabe bem que existe uma grande diversidade de modelos disponíveis no mercado. Diante de tantas opções, como saber qual é a melhor para o seu caso? Bom, para responder essa dúvida, neste artigo, nós vamos apresentar as características e funcionalidades de cada bico. Acompanhe!

Materiais de fabricação dos bicos de pulverização

Antes de falar sobre os modelos de bicos de pulverização, vamos abordar os materiais com os quais eles são produzidos, o que também é uma escolha importante para os produtores. Os bicos plásticos e os de cerâmica são os mais utilizados, embora haja peças em inox e em latão. Vale lembrar que é fundamental utilizar o mesmo tipo de bico em toda a barra para uma aplicação uniforme.

Os bicos de plástico têm boa resistência a desgastes e, como seu processo de fabricação não é muito complexo e a matéria-prima tem um custo inferior a de outros tipos de material, esse modelo acaba tendo um preço mais acessível. Os bicos plásticos duram até seis vezes mais que os de latão, porém, têm vida útil menor do que os de cerâmica.

Isso porque os bicos de cerâmica são os que têm maior durabilidade e resistência, já que são feitos a partir de compostos resistentes à abrasão e que conferem dureza às peças. Os bicos cerâmicos são mais caros do que os demais, no entanto, costumam ter vida útil muito maior do que a de outros tipos de bicos. Esse modelo pode durar até 50 vezes mais do que os feitos de latão, por exemplo.

A escolha pelo melhor material depende da frequência de uso e da pressão de trabalho, já que esses fatores impactam diretamente na durabilidade. Se você não faz muitas aplicações, os bicos plásticos podem ser o suficiente. Contudo, caso você faça pulverizações com mais frequência e com alta pressão de trabalho, os bicos cerâmicos são mais indicados, principalmente em caso de produtos abrasivos.

Modelos de bicos de pulverização

Existem diversos tipos de bicos para pulverização, mas os principais são o leque ― cuja distribuição do líquido, conforme o nome sugere, se dá como um leque ― e o cônico, que tem padrão circular. Os dois são subdivididos em outros modelos que apresentam características diferentes e que impactam na trajetória e no tamanho das gotas. Por isso, é importante conhecer suas funcionalidades. Veja:

  • Leque plano padrão: esse tipo de bico costuma ser utilizado em pulverizadores de barra. Por isso, é importante considerar o espaçamento entre cada bico para que os jatos se cruzem e propiciem uma cobertura perfeita das plantas;
  • Leque plano uniforme: esse modelo é mais usado em pulverizadores costais, já que faz a distribuição da calda de maneira uniforme, sem necessidade de cruzamento, como no caso do leque padrão. Com isso, ele é ideal para a aplicação em toda a faixa;
  • Cone cheio: esse tipo de bico cônico faz a distribuição de gotas em forma circular cheia e possui uma variedade de ângulos que podem ser ajustados no momento da aplicação. Como a distribuição é concentrada no centro, o modelo é indicado para áreas com grande quantidade de folhas;
  • Cone vazio: também possibilita o ajuste de ângulos e tem sua distribuição de maneira circular, porém, em forma de anel. Desse modo, poucas gotas são distribuídas no centro do cone. Esse tipo de bico produz gotas mais finas e, por isso, é necessário ter cuidado com a deriva.

Além desses modelos, que são os mais utilizados, ainda há outros tipos de bicos de pulverização. Um exemplo são as peças com indução de ar, que ajudam a reduzir a deriva, os bicos de impacto, que têm maior pressão, e os leques duplos, que possuem dois jatos em direções diferentes.

O que analisar ao escolher os bicos de pulverização

Diversos fatores devem ser analisados para a escolha dos bicos de pulverização. O tipo de defensivo agrícola a ser utilizado, assim como a mistura de adjuvantes que possam impactar nas características da calda, são exemplos disso. Também é necessário observar a altura da barra, o espaçamento entre os bicos e a faixa de pressão, além de optar por um modelo que reduza a deriva, se possível.

Todos esses aspectos precisam ser analisados em conjunto para escolher o bico de pulverização ideal para a aplicação. Por esse motivo, não há como indicar um ou outro modelo de forma geral e é mais recomendado consultar um profissional especializado. Vale lembrar que, depois de comprar os bicos, é essencial cuidar com a limpeza e verificar as condições deles para evitar problemas na pulverização.

E então, ficou mais fácil entender as características de cada tipo de bico para pulverização? Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. E não esqueça que a Bel Agro tem produtos de qualidade para ajudar você a colher bons resultados na lavoura. Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe

Comentários

Questões comerciais ou técnicas relacionadas aos produtos Bel Agro serão respondidas diretamente pela nossa equipe. Demais questões serão tratadas pela própria comunidade usuária do blog.

  • Danillo alves de Paula

    25 ago 2021
    Gostaria de saber qual melhor bico para fazer inseticida na cana Qual nome do bico e numeração
    Responder
  • LUIZ FERNANDO DE SOUSA DE SOUSA

    7 abr 2021
    Gostaria de saber qual melhor bico para bater herbicida com pulverizador costal
    Responder
    • Bel Agro

      17 jun 2021
      Pode utilizar o bico leque 8004, Luiz.
      Responder
  • Célio Almeida

    1 out 2020
    Boa matéria, esclarecedora.
    Responder
  • marco a mello

    15 set 2020
    boa tarde, preciso da ajuda de vcs, preciso de um bico para polinizar umas plantas. este bico tem q passar agua +polen. qual vcs me indicam? obrigado
    Responder
    • Bel Agro

      12 jan 2021
      Olá, Marco! Qual é a vazão que você precisa ou quantos litros por minuto? Com essa informação, poderemos indicar qual o melhor bico para polinizar de acordo com a sua necessidade. Ficamos no aguardo!
      Responder

Deixe seu comentário

Este campo é obrigatório

Este campo é obrigatório

O endereço de e-mail é inválido