Plantar couve é um trabalho simples e recompensador. O vegetal tem ampla aceitação entre os consumidores e é utilizado em diversos tipos de preparos, podendo servir como ingrediente para sucos detox, ser apreciado como salada, ser refogado ou incrementar a feijoada. Tudo isso por conta de seu sabor marcante e da sua riqueza de nutrientes.
Cálcio, ferro, vitaminas A, C, K e B5, além das propriedades medicinais que auxiliam na prevenção e tratamento da anemia e do bócio são apenas alguns dos elementos que fazem a couve ser tão buscada por seus benefícios para a saúde. Portanto, se você pretende plantar couve para vender, saiba que a decisão é um ótimo negócio!
Os 4 passos para plantar couve
Abaixo, você vai saber em detalhes como plantar couve e ter sucesso nessa empreitada. Vamos lá?
1 – Faça as escolhas certas para começar bem
Toda lavoura começa com a preparação do melhor ambiente para que a produção seja positiva. Por isso, analise os seguintes itens antes de pôr a mão na terra:
- Época do ano: Felizmente, plantar couve é trabalho para o ano todo. Você só precisa cuidar com a temperatura, que tem de ser amena ou fria. É que a planta suporta bem variações entre 7 °C e 22 °C, inclusive com algumas geadas leves. Mas muito calor não é positivo para a produção. Então, verifique o clima da sua região para saber quando cultivar.
- Solo: Se você tiver condições, é interessante fazer uma análise do solo, que precisa ter pH entre 6 e 7,5. Caso esteja fora desta margem, será preciso corrigi-lo. Além disso, ele precisa ser úmido, mas ao mesmo tempo bem drenado e rico em matéria orgânica.
- Local: Escolha um local bem iluminado, que tenha boa incidência de luz solar, mas não para o dia inteiro. Nos períodos mais quentes, é interessante que haja sombras para não queimar as folhas. Uma segunda recomendação pode ajudar nisso: é que a couve é sensível a ventos fortes. Assim, é interessante plantar bananeiras ou palmiteiros ao redor do canteiro para ele não ser castigado por rajadas de vento. Além de servir como faixa de proteção, esses cultivares podem ajudar a garantir a sombra necessária.
2 – Atente-se às etapas de plantio
Para plantar couve, é possível usar as sementes ou brotos retirados das axilas das plantas. Seja qual for a forma que você preferir, o primeiro passo é colocar a semente ou o broto em sementeiras com substratos à base de casca de pinus, de fibra de coco ou com solo rico em matéria orgânica.
Se for viável, uma solução é utilizar recipientes reaproveitados, como garrafas pet ou caixinhas de leite. Caso contrário, sementeiras de plástico com pelo menos 128 células são uma boa alternativa. Em cada uma delas, coloque duas ou três sementes por recipiente ou célula a uma profundidade de 0,5 centímetro. Ao plantar utilizando brotos, basta acomodá-lo no substrato e regar.
Essa rega, aliás, é indispensável em qualquer modelo de plantio, já que plantar couve exige um cuidado especial com a umidade do solo. No mesmo dia, é importante molhar o substrato várias vezes, sem encharcar. Adotar uma estratégia de fertirrigação diária pode ser bem relevante, especialmente se considerarmos que isso ajuda nas primeiras fases de desenvolvimento da couve.
3 – Leve a couve para a terra
Quando as plantas tiverem de 4 a 6 pares, com 10 a 15 centímetros de altura, é hora de fazer o transplantio. Aqui precisamos dizer que você pode, sim, plantar couve da forma direta, mas desse jeito é preciso ter mais atenção à fase inicial de desenvolvimento da planta, já que na terra o controle de situações adversas é menor.
Voltando ao transplante, basta fazer pequenos sulcos com distância de 80 centímetros a 1 metro entre linhas e de 50 centímetros entre as plantas. Esta etapa precisa ser feita preferencialmente em momentos de temperatura mais amena, como nos fins de tarde, em dias nublados ou chuvosos. Depois de transplantar, regue. Utilizar fertilizantes tipo NPK é recomendado.
4 – Cuide do desenvolvimento da planta para produzir mais
Vencidas essas etapas, é só cuidar para a couve crescer saudável, sempre de olho em eventuais pragas, na umidade do solo, no bom escoamento dele e na vitalidade das plantas. E por falar em vitalidade, para aproveitar melhor os nutrientes do solo, uma orientação é cortar a ponta do caule principal para manter a altura e tamanho adequados da couve, facilitando a colheita e contribuindo para o desenvolvimento de brotos laterais.
Folhas descoloridas, murchas ou atacadas por pragas devem ser removidas. Pulgões, lagartas, besouros e a mosca branca são os principais problemas encontrados por quem resolve plantar couve. As ervas daninhas, outra visitante indesejada de uma lavoura de couve, também precisam ser removidas. Regue de 3 em 3 dias e se prepare para colher!
Agora é hora da colheita
Se o plantio foi feito com mudas, depois de 50 dias você já deve ter couves prontas para colher. Caso tenha optado por cultivar a partir de sementes, este momento vai chegar após 90 dias da primeira rega. Escolha as folhas que tenham entre 20 e 30 centímetros de comprimento, que é o tamanho comercialmente viável. Para destacá-las, puxe os talos rente ao caule para baixo.
Os maços podem variar de 8 a 12 unidades, conservados em água até a comercialização. Caso você esteja plantando para consumo próprio, logo que tirar do pé, as folhas estarão prontas para os mais nutritivos e deliciosos preparos!
Agora é com você! Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo ou escreva para a gente! E não deixe de visitar o nosso site e conhecer os produtos da Bel Agro que podem ajudar você a plantar couve com ainda mais sucesso.
Deixe seu comentário