Como ter sucesso no plantio do trigo? Fazer esta pergunta, certamente, é o primeiro passo para quem quer aproveitar todo o potencial econômico deste produto. Trata-se de um dos principais produtos agropecuários consumidos no Brasil. A farinha, por exemplo, é matéria-prima básica para massas e pães. O gérmen e o farelo de trigo são populares por suas características nutricionais e funcionais.
Porém, parte dos grãos ainda são importados, o que pode gerar a curiosidade sobre como ter sucesso no plantio do trigo. Afinal, se a demanda é tão alta, por que importamos tanto em vez de produzir? A resposta para isso não é simples, mas tenha certeza de que não é por falta de mercado. A maior responsável por isso é a sensibilidade da planta. Porém, com o manejo certo, é possível fazer uma ótima colheita!
Como ter sucesso no plantio de trigo
É natural que algumas culturas sejam mais favoráveis que outras. Também há aquelas que são perfeitamente adaptáveis a quase todas as regiões. Com relação ao trigo, existem algumas recomendações fundamentais, já que ele não se desenvolve muito bem em alguns locais. E ao contrário do que você imagina, isso tem mais a ver com a umidade do que com o frio.
Se fosse tão complicado assim produzir trigo, o Brasil não estaria entre os maiores produtores do planeta, colhendo em torno de 5 milhões de toneladas de mais de 130 mil propriedades rurais. Acontece que nosso consumo chega a 12 milhões de toneladas e os desafios logísticos produzem algumas discrepâncias, como o nordeste importando ao mesmo tempo em que o Sul exporta o produto.
5 dicas para garantir produtividade na sua lavoura de trigo
Então, para ajudar os produtores que querem saber como ter sucesso no plantio de trigo, preparamos uma lista com 5 passos para trabalhar com esta cultura e conquistar resultados incríveis. Confira!
1 – Consulte o Zoneamento Agrícola de Risco Climático
Sendo o trigo uma cultura tão sensível a fatores externos, é imprescindível que o plantio ocorra na época certa e dentro do zoneamento adequado. Um clima impróprio é capaz de inviabilizar a produção.
Portanto, para quem quer saber como ter sucesso no plantio do trigo, saiba que o primeiro passo antes de investir nesta cultura é consultar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Lá, é possível verificar, por cidade, quando e onde é possível plantar trigo. E as informações podem lhe surpreender!
Por exemplo, o senso comum nos traz a ideia de que a planta só se desenvolve em regiões frias, mas o documento do MAPA mostra que no Centro-Oeste do país, ainda que o calor seja constante, é possível cultivar o grão com auxílio da irrigação mecânica e evitando o excesso de exposição ao sol.
2 – Cuide do solo
O preparo do solo é uma etapa fundamental no plantio do trigo. É necessário fazer uma análise do substrato, proceder com a correção (se for o caso), fazer um tratamento contra as plantas daninhas e remover qualquer resto de cultura anterior que possa haver no terreno. Esses cuidados devem acontecer com pelo menos um mês de antecedência antes de lançar as sementes.
Outro aspecto importante é a descompactação, pois isso auxilia o desenvolvimento da planta. A aplicação de adubos, especialmente os orgânicos, e outros produtos capazes de enriquecer o solo, é igualmente importante. Assim, a cultura ganha um reforço importante para ter saúde e assegurar a produtividade.
3 – Escolha sementes de qualidade
A seleção de sementes de boa qualidade contribui para ter menos problemas no cultivo. Assim, comprar em viveiros de plantas ou com outros produtores que já tiveram sucesso na safra é o mais indicado. Atente-se para o uso de variedades tolerantes, que oferecem maior proteção a pragas e doenças, como os nematoides. Como consequência, o potencial produtivo também aumenta.
Em geral, são duas espécies principais de grãos que dão muito certo no Brasil: o comum e o duro. Ambos são bem aproveitados na produção de alimentos e são adequados ao clima brasileiro. Ah, e uma dica valiosa é fazer um teste de emergência em algum canteiro da fazenda. Isso ajuda a dar mais segurança para o plantio.
4 – Plante seguindo as melhores práticas
As principais etapas de cultivo do trigo demandam o uso de maquinários. Então, para início dos trabalhos, é essencial que eles estejam regulados e com a manutenção em dia. Trata-se de um cuidado que contribui para a produtividade, claro, mas também com a agilidade nos trabalhos.
Em seguida, observe o espaçamento recomendado: de 17 a 20 centímetros entre linhas, a densidade média de 200 a 400 sementes viáveis por metro quadrado e profundidade de semeadura de 2 a 5 centímetros.
Após isso, acompanhe o desenvolvimento da planta, que acontece em cinco estágios: plântula, perfilhamento, alongamento, espigamento e maturação. A atenção redobrada deve se concentrar no período inicial de crescimento, que é quando o cultivar estará mais fragilizado. Cuide sempre com a irrigação e monitore a lavoura em busca de pragas para que o tratamento ocorra o mais cedo possível!
5 – Faça a colheita
Com suas máquinas reguladas ― aspecto sobre o qual já falamos ― planeje a colheita para 110 a 120 dias depois do plantio. Você vai reconhecer que chegou o momento de colher quando a planta estiver com coloração amarelada (típica de palha), com a espiga dobrando e os grãos duros. Vale ressaltar que o uso de maquinário para colheita é inevitável, já que ele coleta e já descasca os grãos.
Uma recomendação importante é realizar esta etapa em dias não chuvosos para evitar perda na qualidade do produto final.
Conte com a melhor parceria para a melhor colheita
E aí, conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre como ter sucesso no plantio do trigo? Saiba que, além de todos esses cuidados que apresentamos aqui, ter o auxílio dos melhores produtos para proteção e nutrição da sua lavoura é essencial. E a Bel Agro tem o que você precisa! Conheça nosso portfólio e veja como podemos ajudá-lo!
Caso tenha restado alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a gente. Se preferir, deixe seu comentário logo abaixo. E continue acompanhando o nosso blog para conferir mais dicas para o sucesso da sua lavoura!
Deixe seu comentário