Nós já falamos aqui no blog sobre como o atendimento personalizado ao produtor rural é uma ótima estratégia para conquistar clientes. Nesse mesmo sentido, outra prática que contribui muito para que os agricultores confiem e voltem a comprar com a sua loja é a venda externa na agropecuária, uma alternativa que traz benefícios tanto para quem vende quanto para quem compra.
Como funciona a venda externa na agropecuária
Uma loja agropecuária comercializa diversos tipos de produtos para vários públicos diferentes, desde quem tem apenas um cachorro ou cuida de uma pequena horta em casa até quem tem um rebanho enorme ou exporta sua produção agrícola. Essa peculiaridade exige que os gestores desses comércios pensem em como trabalhar de forma estratégica em relação à segmentação do seu público.
E uma das formas de fazer isso é justamente a venda externa na agropecuária. Como o próprio nome sugere, esse tipo de venda ocorre fora do estabelecimento comercial, isto é, os vendedores da loja é que vão até as propriedades rurais. Dessa forma, eles podem conhecer melhor as necessidades dos produtores e, a partir daí, oferecer as soluções mais adequadas para ajudá-los.
Essa alternativa traz ótimos resultados principalmente no atendimento a grandes produtores, para os quais o uso do insumo agrícola adequado na hora correta é essencial para o sucesso da produção. No entanto, a venda externa na agropecuária também pode abranger os demais públicos do comércio, como clientes que compram em pequena quantidade, mas que não estão habituados a ir até a loja.
A prática é a mesma, mas o serviço e as vantagens para o cliente mudam: quando se trata da venda externa para produtores que precisam de mais orientação em relação aos insumos que utilizam, o principal benefício para eles é receber a visita de alguém que conhece as necessidades da produção e que pode oferecer as melhores soluções para atendê-las.
Já quando se trata das vendas recorrentes, como no caso de quem compra em menor quantidade, mas de forma periódica, apenas para fazer a manutenção da propriedade, a principal vantagem é a comodidade de receber os produtos em casa, o que é importante levando em consideração que, na área rural, muitos sítios e residências ficam distantes do comércio.
Nesse caso, é possível estabelecer dias fixos para a comercialização dos produtos em cada local. Desse modo, os consumidores já sabem que as sextas, por exemplo, são os dias em que os vendedores da sua loja passam pela propriedade. O ideal é que você analise e entenda quais são os públicos do seu comércio para definir a melhor estratégia para venda na externa na agropecuária.
Os benefícios da venda externa na agropecuária
Para os produtores rurais e demais clientes, como vimos, os principais benefícios da venda externa na agropecuária são a comodidade de receber os produtos em casa e o diferencial de contar com a orientação de alguém que conhece as necessidades da produção e acompanha a propriedade de forma constante, característica que promove mais segurança ao produtor.
Já para o próprio comércio, a venda externa apresenta vários benefícios, principalmente porque aproxima a marca e os clientes. Quando esse contato é mais estreito, a sua loja pode entender melhor as necessidades dos produtores, de que forma eles trabalham, como são atendidos pela concorrência e que tipo de soluções buscam para a propriedade.
Tudo isso ajuda você a oferecer o melhor para o seu consumidor, não apenas em se tratando dos produtos, mas também no que diz respeito às formas de pagamento e entrega, por exemplo. E isso, é claro, é fundamental para a fidelização dos compradores e para que eles indiquem a sua marca para outras pessoas, já que passam a vê-la com ainda mais confiança e credibilidade.
O desenvolvimento da marca, aliás, é uma grande vantagem da venda externa na agropecuária. Isso porque ao receber visitas dos vendedores, o cliente sabe que pode contar com a sua loja a qualquer momento. Além disso, caminhões ou carros plotados passando até mesmo por comunidades mais distantes fixam a sua marca na cabeça do público em geral.
As vendas externas também permitem retomar o contato com clientes que não compram há algum tempo e entender o que motivou o distanciamento para oferecer soluções que possibilitem o seu retorno. Por último, o acompanhamento pós-venda é outro grande diferencial desse tipo de prática, já que você pode acompanhar e orientar o produtor mesmo depois da compra feita por ele.
E então, que tal implementar as vendas externas na sua agropecuária? Como vimos, essa prática tem potencial para conquistar os seus consumidores e aumentar o seu faturamento! Se você ficou com alguma dúvida em relação a esse assunto ou já tem uma experiência com vendas externas, deixe seu comentário aqui embaixo. Nós queremos ouvir a sua opinião!
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