Aumentar a produtividade e colher bons frutos é o objetivo de todas as pessoas que plantam, seja um grande produtor, seja quem cultiva apenas para o consumo próprio, não é verdade? E nesse sentido, existem várias medidas que podem contribuir para melhorar a performance na horta e no jardim. Um exemplo disso é o uso da cobertura morta.
Este método traz mais proteção e produtividade para as plantas e não precisa de muita manutenção e investimento para oferecer bons resultados!
O que é cobertura morta
A cobertura morta é uma camada de material colocada sobre a terra, a fim de contribuir para melhorar o solo, a produtividade e a qualidade do cultivo. Ela pode ser inorgânica ou orgânica. Veja a diferença entre os dois tipos:
Cobertura morta orgânica
A cobertura morta orgânica é formada por materiais como folhas de árvores, lascas de madeira, serragem, casca de arroz, capim seco, entre outros. Este tipo de cobertura se decompõe com mais facilidade, mesmo que em diversas velocidades. Por isso, a reaplicação deve ser feita com frequência. A cobertura orgânica oferece nutrientes tanto para a planta quanto para o solo.
Cobertura morta inorgânica
A cobertura morta inorgânica é formada por elementos como pedras, argila expandida, tecidos e borrachas. Este tipo de material não se decompõe tão rapidamente quanto a cobertura orgânica, por isso, o trabalho de manutenção com a reaplicação é menor. Apesar dessa vantagem, materiais como esses não oferecem nutrientes para a planta e nem melhoram a estrutura do solo.
A maioria dos produtores prefere a cobertura orgânica, já que, além dos benefícios comuns aos dois tipos de cobertura, ela também tem a capacidade de melhorar o solo e de promover nutrientes para as plantas. No entanto, esta escolha deve levar em conta a análise do solo, o tipo de cultura, além de outras características. Por isso, consulte um especialista antes de utilizar esta técnica.
Os benefícios da cobertura morta
O uso da cobertura morta na horta e no jardim pode trazer diversos benefícios tanto para o solo como para as plantas cultivadas. A principal vantagem é que com a cobertura, seja inorgânica, seja orgânica, o solo se mantém úmido por mais tempo, já que os materiais utilizados retêm o líquido. Essa característica é importante principalmente no verão, quando o solo seca mais rapidamente.
Dessa forma, as regas podem ser feitas com menos frequência, pois a cobertura mantém o terreno úmido por mais tempo. Já no inverno, essa camada protetora também ajuda a reduzir os efeitos das baixas temperaturas. Outro benefício é a proteção contra as pragas e as plantas invasoras. A cobertura morta ajuda a inibir a infestação por fungos e insetos e também controla a germinação e o crescimento de ervas daninhas, fazendo com que a planta cresça de forma mais saudável.
Além disso, o solo também pode ganhar mais fertilidade, já que recebe nutrientes à medida que o material orgânico se decompõe. Por último, a cobertura proporciona até mesmo um ganho estético para a horta ou o jardim, já que a aparência do espaço se torna uniforme e com aspecto de bem cuidada.
Cuidados ao utilizar a cobertura morta
Como vimos, a cobertura morta oferece benefícios à plantação, mas ela deve ser utilizada com cuidado para não acabar promovendo o efeito contrário.
Em relação às árvores e outras plantas maiores, a camada deve ter entre cinco e dez centímetros de espessura. Porém, é necessário ter atenção a cada espécie, para não acabar sufocando a planta com a cobertura. Quando se trata de uma área recém-semeada, por exemplo, é mais recomendado utilizar um material leve, como a serragem, e com uma espessura bem fina, para não impedir o crescimento das plantas.
No caso das árvores, é importante não exagerar na espessura da camada, já que essa condição pode atrair roedores para o local. Além disso, é preciso tomar cuidado com materiais que podem passar pela fermentação acética, como as silagens. Quando isso ocorre, a cobertura pode liberar odores e ainda fazer mal às plantas mais jovens.
Ainda sobre as árvores, é preciso manter uma pequena distância entre a camada e o caule para evitar doenças a partir da umidade excessiva na base do tronco. Também é fundamental aplicar a cobertura conforme a sombra da copa da árvore para alcançar as raízes que, em várias espécies, crescem bem além da área perto do caule.
Como a cobertura morta ajuda a manter a umidade da terra, em locais em que o solo já é úmido esse método não é recomendado, pois pode deixar o terreno encharcado. Neste caso, há risco de apodrecimento das raízes e também de infestação por fungos.
Vale lembrar que é fundamental reaplicar a cobertura à medida que os materiais vão se decompondo. Assim, você garante bons resultados para a sua horta ou jardim de forma contínua!
E então, que tal utilizar a cobertura morta aí na sua casa? Se você ficou com alguma dúvida sobre este assunto, escreva um comentário ou entre em contato! A nossa equipe está à disposição para ajudar a sua plantação a ter mais produtividade e qualidade!
Antonia
3 abr 2022Garret Bragança Quintanilha
16 mar 2022Angria de Oliveira
18 jan 2022adelgicio paes barreto
29 dez 2021Paulo Roberto Gomes
7 nov 2021Ozélia
25 set 2021Davina Bozina Armando
25 set 2021Henrique Figueiredo
26 ago 2021María raica
11 jun 2021Eduardo Santos
28 maio 2021Bel Agro
5 ago 2021Flavia
18 maio 2021Bel Agro
5 ago 2021Fabio
12 maio 2021Bel Agro
5 ago 2021Senno Inácio Dewes
2 maio 2021Bel Agro
4 ago 2021Rogério Inácio Cruvinel
2 maio 2021Bel Agro
4 ago 2021Célia Soares de Oliveira
25 abr 2021Bel Agro
4 ago 2021Antonio Martins
20 abr 2021Bel Agro
17 jun 2021Vanda
20 abr 2021Bel Agro
17 jun 2021Lucas Baptista
15 abr 2021Bel Agro
17 jun 2021maria
14 abr 2021Bel Agro
17 jun 2021Eugenia Martins
9 fev 2021Bel Agro
29 mar 2021isabel
4 jan 2021Bel Agro
29 mar 2021Ariane
15 out 2020Bel Agro
12 jan 2021Adonis
16 ago 2020Bel Agro
13 out 2020Lourenço Amâncio Soares
2 jul 2020Maria da Graça Lopes Fontoura
4 fev 2020Deixe seu comentário