Plantar cebola pode ser mais agradável, simples e tranquilo do que você imagina! Essa hortaliça exige pouco do solo, não é conhecida por ter muitos problemas com pragas, demanda cuidados simples e é bastante tolerante a oscilações de temperatura. É claro que, para cada uma dessas características, há alguns poréns, mas nada impossível de administrar. Continue lendo este artigo para entender!
Passo a passo para plantar cebola
Como as etapas para plantar cebola são bastante simples, vamos começar por elas e só depois falar sobre os cuidados necessários com o cultivo e a terra. Isso porque, em geral, é muito fácil plantar cebola, então, os detalhes têm mais a função de contribuir para uma produtividade maior. O único cuidado básico é: faça tudo debaixo do sol.
1 – Faça o plantio
Ao plantar a cebola, você pode optar pela semeadura direta, distribuindo as sementes definitivamente no solo; em sementeiras, plantando em um recipiente à parte e transferindo quando a muda tiver com duas ou três folhas; ou por meio dos bulbos. Esta última técnica é mais trabalhosa e consiste no plantio dos bulbos produzidos em condições de temperatura e iluminação crescentes.
2 – Observe o espaçamento entre mudas
O espaçamento recomendado varia de acordo com a espécie de cebola escolhida para plantio. Entretanto, uma média de 35 centímetros entre as linhas e 15 centímetros entre as plantas é o ideal.
3 – Atente-se à frequência de regas
O solo ideal para plantar cebola deve ser úmido, então, o cuidado com a rega deve iniciar mesmo antes de lançar a semente na terra. Durante o crescimento da planta, essa umidade deve se manter, por isso, a rega deve ser tão constante quanto necessário para que não falte essa característica importante ao desenvolvimento da cebola.
Quando os bulbos estiverem crescendo, diminua a frequência dessa atividade e interrompa ela completamente perto da época da colheita.
4 – Colha a cebola
O tempo de colheita da cebola varia muito: de 85 a quase 300 dias. O mais comum, entretanto, é que essa fase aconteça entre 100 e 180 dias após o cultivo. Tanta diferença ocorre por conta das características regionais em que o plantio é feito, da estação do ano em que se plantou, da intensidade solar no período de desenvolvimento da planta e da espécie que se escolheu.
Em geral, você pode confirmar se dá pra colher percebendo o pseudocaule ou pescoço da cebola: quando ela estiver amolecida, indica que a hortaliça está no ponto. As folhas amareladas ou já secas também indicam o tempo certo de colher e favorecem a produtividade. Mas lembre-se: quanto mais secas as folhas, menor é o prazo útil até o consumo.
Cuidados adicionais para o plantio de cebola
O único fato que pode verdadeiramente inviabilizar a produção é a ausência de sol direto, como já observamos. Assim, localidades em que os dias são mais longos, como nas regiões Norte e Nordeste, costumam apresentar condições melhores de cultivo. Ainda assim, é possível plantar cebola em qualquer região do país.
Inclusive, por conta dessa necessidade de mais tempo de luminosidade, não é interessante plantar cebola no inverno, quando os dias são mais curtos. Os produtores, aliás, classificam os métodos de plantio em duas modalidades: as de dias curtos, em que as plantas recebem pelo menos 12 horas de luz, e as de dias intermediários, com 13 horas ou mais de luz.
Contudo, plantar no alto verão também não é indicado. Lembra que falamos que a cebola quase não sofre com pragas? Então, isso é verdade, mas também mencionamos alguns poréns. E um deles, neste caso, é a possibilidade do surgimento de fungos, causados pelo excesso de umidade na fase final de formação da hortaliça.
Assim, a melhor época para o plantio é entre os meses de maio e junho. E por falar em estações, também é bom mencionar a temperatura. Por regra, a cebola é bastante tolerante, ainda assim, é bom que o clima da região não seja menor que 13°C, nem maior que 28°C.
Por fim, mas não menos importante, o solo. Plantar cebola não exige um solo muito específico ou com reforço de determinados nutrientes. Logicamente, pelo bem da produtividade, é interessante que ele seja fértil e rico em matéria orgânica, ainda que o nitrogênio não seja muito exigido.
Também é fundamental que seja bem drenado. É verdade que dissemos há pouco que a cebola gosta de um substrato úmido, mas isso não significa encharcado, até por conta dos fungos que, como também já dissemos, podem ocorrer. Neste caso, se necessário, a aplicação de um fungicida pode ser útil.
E aí, ficou animado para iniciar sua plantação de cebola? Esperamos que este artigo ajude com o sucesso da sua produção. Se restou qualquer dúvida ou se quiser compartilhar alguma experiência que já tenha com este cultivar, utilize à vontade nosso espaço para comentários. E, claro, entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar na produtividade da sua lavoura!
Regina
1 abr 2022Deixe seu comentário