O setor financeiro da loja agropecuária exige muita atenção. Afinal, dele dependem todas as outras áreas do negócio e a satisfação do consumidor final. Por isso, quando as finanças vão bem, é muito mais fácil que todas as operações ocorram com eficiência. Já quando a área financeira vai mal, as chances de toda a empresa sair no prejuízo são altas.
É por esse motivo que todo gestor de loja agropecuária deve ter um controle cuidadoso de tudo que envolve as finanças do comércio. E para ajudar você nessa empreitada, nós reunimos três dicas valiosas que vão contribuir para que a gestão financeira do seu estabelecimento seja ainda melhor. Confira e coloque as instruções em prática!
1 – Não misture finanças pessoais e da empresa
Como muitas lojas agropecuárias são pequenos negócios, com um proprietário que também é gestor, é comum que as finanças dele e da empresa se misturem. Porém, esse é um erro grave e que pode comprometer toda a área financeira do comércio. Afinal, essa prática não oferece um controle exato de tudo o que é gasto ou recebido pela pessoa e pela empresa.
Se o gestor usa dinheiro próprio para pagar um fornecedor ou recursos da loja para custear a conta de energia da sua casa, o resultado é uma confusão difícil de resolver. Por isso, nunca misture as suas contas pessoais com as da agropecuária. Inclusive, mantenha contas bancárias diferentes para cada necessidade e controle tudo em planilhas separadas também.
Procure definir um salário próprio para você, o que chamamos de pró-labore. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o salário do proprietário não é todo o lucro do empreendimento, já que ele precisa de capital de giro para continuar operando e isso demanda recursos. Assim, você garante dinheiro para as despesas pessoais sem desorganizar o controle financeiro do comércio.
2 – Faça o controle do fluxo de caixa
O controle do fluxo de caixa é o documento em que são registradas as saídas e entradas de dinheiro que ocorrem na empresa. O ideal é que esse apontamento seja feito de forma automatizada, mas se não houver essa possibilidade, faça-o mesmo que de forma manual, de preferência, uma vez por dia, embora também seja possível registrar as movimentações semanalmente.
Registre sempre a data em que houve a entrada ou a saída de recursos, a origem ou destino de cada transação e o valor dela para que você tenha uma organização rigorosa de todas as operações financeiras. Você também pode anotar a forma de pagamento das saídas para facilitar a rotina do seu controle financeiro.
Todos esses registros são importantes porque mostram exatamente qual é o saldo disponível em caixa no momento da consulta. Assim, você sempre saberá quanto tem para gastar e se pode ou não fazer uma compra ou um novo investimento para o comércio. Desse modo, você não gasta mais do que pode, evita o prejuízo e sabe quando pode investir em algo com tranquilidade.
3 – Gerencie os seus custos
A gestão de custos é um atributo fundamental para ter sucesso em qualquer negócio, o que também vale para o financeiro da loja agropecuária. É preciso saber quais são os gastos envolvidos em cada produto e operação dentro da loja, desde o custo para vender uma muda até as despesas gerais com energia, telefone e internet.
Ter um sistema de gestão empresarial ajuda muito nesse sentido, pois promove mais eficiência no controle dos custos. Você consegue ver, por exemplo, quanto gastou na última compra de defensivos agrícolas, qual era o valor de determinado fertilizante, de que fornecedor comprou os últimos sacos de ração e assim por diante.
Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil identificar oportunidades de reduzir custos. Se você notar que no mês passado determinado produto estava mais em conta, pode pedir um desconto ao fornecedor ou mesmo procurar esse item com outro parceiro. Além disso, é possível conscientizar a equipe para reduzir gastos internos, como energia.
Ganhe eficiência no setor financeiro da loja agropecuária
Essas três dicas são os passos iniciais para que você ganhe eficiência no controle financeiro da loja agropecuária. Além delas, existem outros instrumentos que você pode utilizar, como indicadores, demonstrativos de resultado do exercício (DRE) e relatórios. Todos eles são diferenciais para que a sua empresa siga cada vez mais assertiva na organização das finanças.
Restou alguma dúvida sobre o controle financeiro da loja agropecuária? Deixe seu comentário aqui embaixo para conversarmos melhor! Aproveite e conte também com a ferramenta de cotação da Bel Agro, mais uma maneira de você ter controle sobre os custos da sua empresa!
Deixe seu comentário