O crescimento do agronegócio brasileiro, responsável por 23,5% do Produto Interno Bruto nacional em 2017, impulsionou a abertura de novos negócios deste ramo. As agropecuárias são um exemplo disso: atentas às antigas e novas necessidades dos agricultores, as empresas desse segmento buscam inovar e melhorar o atendimento ao produtor rural para ganharem espaço no mercado.
Afinal, sejam pequenos produtores da agricultura familiar, sejam proprietários de grandes fazendas, é nas agropecuárias que os diversos perfis de agricultores encontram soluções para manter a produtividade e a qualidade da produção. E para garantir a satisfação de todos esses clientes é fundamental que as agropecuárias prestem um bom suporte e atendam às necessidades deles.
Mas você sabe como melhorar o atendimento rural no seu comércio? Para ajudar você nesta tarefa, separamos algumas dicas para a sua empresa conquistar cada vez mais clientes e garantir a confiança do produtor rural nos seus serviços. Confira!
1 – Conheça o mercado da sua região
Não há como oferecer um bom atendimento ao produtor rural, e nem mesmo ter sucesso nos negócios, sem conhecer o mercado da região em que a sua agropecuária está localizada. Isso é imprescindível para que você tenha as soluções certas para cada necessidade dos produtores.
Se a sua loja está em uma área em que a pecuária não é forte, talvez não faça sentido vender muitos produtos direcionados a esse segmento, afinal, é muito provável que eles fiquem parados no estoque e gerem prejuízo. Já se a sua região é conhecida pela produção de alevinos, por exemplo, oferecer mercadorias voltadas à alevinagem é uma boa opção para conquistar os consumidores.
Para entender o mercado da sua localidade, pesquise a concorrência e faça visitas aos produtores rurais. Esse também é um bom passo para você começar a colocar a próxima dica em prática!
2 – Saiba quem é o produtor rural
Mais do que conhecer o mercado, é importante saber quem é o seu potencial cliente, ou seja, o produtor rural aí da sua região. Esse conhecimento vai ajudar você a entender qual é a rotina do seu consumidor, de que forma ele trabalha, quem são os clientes dele, quais são as necessidades e até mesmo o que ele espera do seu negócio.
Para isso, nada melhor do que visitar algumas propriedades e conversar com os produtores. Além de buscar entender com o que e como eles trabalham, tente montar um perfil desses clientes, considerando sua idade, gênero, renda e outras características. Isso vai ajudar você a encontrar as melhores soluções para agradar o seu público.
3 – Tenha pró-atividade
Conhecendo o mercado e o seu cliente, outra tarefa se torna muito fácil: ter pró-atividade. Aqui, estamos falando de se antecipar a problemas comuns e buscar novos produtos que possam ajudar o seu consumidor, mesmo que ele ainda não os conheça.
Você pode pesquisar sementes que aumentem a produtividade, rações equilibradas que promovem mais saúde aos animais, defensivos agrícolas que combatem as pragas com eficiência, entre outros itens que podem tornar mais fácil e produtiva a rotina do produtor.
É claro, é possível que o cliente nem sempre aceite as suas sugestões, mas com certeza ele ficará satisfeito em saber que você tem pensado nas necessidades dele — e isso traz pontos positivos no atendimento ao produtor rural do seu negócio!
4 – Invista em capacitação
Não tem nada pior para qualquer cliente do que ser atendido por alguém que não entende o seu problema. E no caso dos produtores rurais isso é ainda pior, já que o que está em jogo é a produção de todo um período e é fundamental diagnosticar e solucionar rapidamente as adversidades que surgem na lavoura ou na criação.
Pensando nisso, é indispensável investir na capacitação dos funcionários da sua agropecuária. É claro que nem todos eles precisam ser formados em Agronomia ou Medicina Veterinária, mas se você quer oferecer um atendimento especializado, é importante contar com, pelo menos, um profissional de cada uma dessas áreas.
Os demais colaboradores também precisam de treinamento, mesmo que não tenham formação. A intenção não é que eles atendam no lugar dos profissionais especializados, mas que sejam capazes de oferecer outras soluções para o produtor de maneira educada e pró-ativa.
Estamos falando tanto de treinamentos sobre como vender e atender quanto das capacitações sobre máquinas agrícolas, EPIs, defensivos, rações, fertilizantes, sementes e todos os insumos oferecidos pela sua agropecuária. Não é necessário que seus funcionários entendam tudo sobre determinado produto, mas é importante que saibam que ele existe e que tenham o apoio dos profissionais especializados para completar a venda.
5 – Ofereça atendimento personalizado
Estar próximo ao seu cliente é uma boa forma de conquistá-lo. Nesse sentido, oferecer atendimento personalizado ao produtor rural é uma prática muito eficiente, que mostra que a sua agropecuária está realmente preocupada em atendê-lo bem.
Um exemplo disso são as visitas técnicas às propriedades rurais. Elas podem ser marcadas quando há algum problema com o gado ou no plantio de alguma cultura, por exemplo, mas também podem ser espontâneas, feitas apenas para acompanhar o cliente e verificar se há alguma possibilidade de melhoria na sua produção.
Além disso, oferecer um canal de comunicação direto com os profissionais especializados também é uma boca dica, pois torna mais rápido o atendimento em caso de alguma urgência. Por fim, disponibilizar materiais técnicos relevantes é outra forma de ajudar o produtor e garantir a confiança dele nos seus serviços.
Melhore o atendimento ao produtor rural e ganhe a confiança dos seus clientes!
Conquistar a confiança do produtor rural é essencial para manter a competitividade da sua agropecuária. Quando se sente acolhido e importante por meio de um atendimento eficiente e personalizado, as chances de o cliente voltar a comprar no seu negócio e ainda indicá-lo para outras pessoas são muito maiores. Por isso, coloque essas dicas em prática para melhorar o atendimento ao produtor rural aí no seu comércio!
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